O que fazer para vender bem mesmo sendo tímido

Foto de um vendedor tímido com a frase "Como Vender Bem Sendo Tímido".

Uma obsessiva preocupação com as reações, atitudes e pensamentos das pessoas que estão ao redor. Vender bem sendo tímido realmente pode ser um desafio diário para muita gente que sofre com um certo desconforto na interação pessoal. 

 

Mas queremos te dar uma boa notícia: sim, é possível vender bem, mesmo sendo tímido. 

 

Aliás, saiba que muitos profissionais de destaque no mercado – incluindo até mesmo artistas consagrados – se consideram tímidos, mas são totalmente profissionais quando estão em campo.

 

A ideia é que você trabalhe tanto o autoconhecimento quanto se aprimore em sua profissão, a tal ponto de virar um especialista nas vendas do seu produto. 

 

Esse é um primeiro e importante passo para você trabalhar bem, mesmo sofrendo de timidez, e até mesmo, tornando-se mais autoconfiante nas relações sociais.

Qual é o perfil de uma pessoa tímida?

A timidez não é essencialmente negativa.

 

Apesar de, em alguns casos, ser acompanhada de reações fisiológicas como palpitações e excesso de suor, a pessoa tímida não pode ser considerada como doente ou com diminuição da capacidade individual.

 

Geralmente no campo profissional, pessoas tímidas são os funcionários que rendem muito trabalhando. Possuem maior desenvoltura para área de números e contas em geral, porém, podem ocupar cargos ligados ao público através de aprimoramento e determinação, incluindo aqui o ato de vender bem.

 

Mas existe uma outra face da timidez que talvez a gente não pare para refletir.

 

A timidez também pode ser reflexo de uma pessoa autocentrada, que acredita que precisa ter gestos e atitudes perfeitas para receber a aprovação alheia e ser o centro das atenções. 

 

Já parou para pensar que isso diz mais respeito a nós do que aos outros? Geralmente os outros nem estão prestando atenção na gente, mas achamos que todos os olhares estão voltados para nós.

 

Então, vale a pena fazer esse autoexame e refletir em qual quadro você se encaixa, combinado?

A importância do autoconhecimento 

Antes de darmos dicas de como vender bem mesmo sendo tímido, continuemos falando sobre o tema timidez.

 

Estudiosos chegaram à conclusão de que o ser humano pode ser enquadrado em um dos três grupos de perfis preestabelecidos: perfil visual, auditivo e cinestésico.

Perfil visual

Pessoa rápida, ansiosa, agitada e, por vezes, impulsiva. Geralmente é aquele funcionário que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo; é autoritário e gosta de prazos apertados para demonstrar sua capacidade de resolução de problemas. 

 

Esse perfil é dominante em cargos e vagas de alto escalão e liderança.

Perfil auditivo

Como o nome deixa explícito, é uma pessoa que ouve. Sendo assim, é calma, introspectiva e tranquila. 

 

Os elementos desse grupo são conhecidos por sua perfeição, detalhismo e organização. Preferem trabalhar com sistemas, cálculos e tabelas. É alguém que sempre está aberto para o que é de rotina, deixando de lado o contato e convívio com os colegas.

Perfil cinestésico

Oferece muita criatividade para a empresa! As pessoas que estão no terceiro grupo de perfis são socialmente bem orientadas e felizes, afinal, vivem em eventos e sempre criam novas oportunidades para manterem a comunicação. É o tipo de pessoa que precisa trabalhar em equipe.

 

Viu só? Você não é melhor ou pior do que ninguém tendo o perfil mais introspectivo. Aliás, o ideal é que as empresas trabalhem com pessoas que fazem parte desses três grupos para uma maior harmonia. 

 

Se a empresa direcionar seu funcionário para determinada vaga a partir de uma análise individual de seu perfil, as chances de obter sucesso na escolha são, expressivamente, maiores.

 

E então: em qual desses perfis você se encaixa?

Dicas para vender bem mesmo sendo tímido

Bom, depois de falarmos especificamente sobre timidez e os três diferentes tipos de perfis profissionais, vamos às dicas práticas para você vender bem, mesmo fazendo parte de um perfil mais introspectivo.

 

Vamos lá? 

1. Foque na eficiência e não force a simpatia

Vendedores tímidos devem dar espaço para que a eficiência supra a falta de simpatia, comum em quem não consegue se relacionar com as outras pessoas.

 

O cliente ficará bem mais satisfeito se receber um serviço de qualidade focado em dados técnicos e objetivos, do que se tiver que passar por um atendimento de simpatia extremamente forçada e que não traz resultados.

 

Por isso, para vender bem, mesmo possuindo as características da timidez, é importante balancear a falta de simpatia com informações especializadas sobre a empresa e suas mercadorias.

 

Aliás, temos um post que dá dicas para você exercitar a empatia (que é diferente de simpatia), uma característica muito importante para vender bem.

2. Conhecer bem o que está oferecendo é a principal dica para vender bem

Qualquer bom profissional deve conhecer, a fundo, o produto ou serviço que oferece e vende.

 

Tratando-se de um vendedor tímido, essa informação passa a ser uma dica valiosa já que os dados técnicos garantem sucesso para o funcionário que precisa ter um foco exato durante uma conversa.

 

Ao se comunicar com o cliente, o vendedor direciona, então, o foco da venda para um campo seguro, que garanta que ele possa vender bem.

 

Além de garantir sua própria segurança e tranquilidade, o vendedor consegue passar isso para o consumidor, que compra o produto baseado na certeza que foi sentida durante sua apresentação.

 

Ambos saem satisfeitos.

3. Construa uma autoridade no que fala

Em concordância com o item anterior, quanto mais informações o vendedor tiver sobre seu produto, conhecendo cada parte de sua fabricação, instalação, utilização e desenvoltura, maior será o tom de autoridade dele ao falar sobre o porquê de ser algo indispensável para a vida do consumidor.

 

Até mesmo um vendedor tímido sentirá a diferença na aceitação dos clientes ao utilizar desta técnica, que é facilmente adquirida através de estudo e dedicação.

 

A autoridade demonstra o conhecimento da pessoa sobre a mercadoria e, ainda, transmite segurança e transparência para o cliente. Você se torna referência na área e o cliente vai te procurar sempre que precisar. 

 

Mas, e a timidez? Nestes casos, fica bem escondida já que não combina com autoridade. Você passa a vender bem e com confiança. 

4. Conte com materiais de apoio para vender bem

Direcionar a atenção do consumidor para determinado objeto também é uma das melhores técnicas para se suavizar a timidez e vender bem.

 

Por exemplo, impressos, flyers e catálogos atraem a curiosidade do cliente, que acaba por deixar o vendedor mais livre e tranquilo durante o atendimento. Enquanto o cliente analisa o material, você vai falando, apontando as características descritas ali e tirando as dúvidas dele. 

 

Esse novo foco favorecerá o vendedor tímido, deixando-o mais desinibido para ir dando as informações necessárias para a finalização da venda do produto.

5. Mostre casos de sucesso ao cliente durante a negociação

Sempre que possível, demonstre para o cliente o tamanho do sucesso que seu produto ou serviço pode proporcionar para a vida dele. Para isso, utilize casos reais de sua empresa para motivá-los a fazer igual.

 

Lembre-se que as pessoas se sentem mais seguras ao comprar sabendo que outras pessoas colheram os resultados esperados com o produto ou serviço. Então, para vender bem, a prova social é fundamental. 

 

Bom, depois de todas essas dicas, o que mais dizer? Para vender bem, mesmo sendo tímido, treine diariamente. Com o tempo, a prática e a persistência, aumentam as chances de você se destacar no mercado, independentemente da sua introspecção. 

 

Agora, que tal partirmos para o treino? Já que estamos falando disso, separamos 8 técnicas de abordagem de vendas por telefone. Boas vendas!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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