O que é TTS e por que é importante para o call center?

TTS

O TTS é uma tecnologia que converte texto em fala sintética. Em outras palavras, é uma ferramenta que permite que um computador “leia” um texto em voz alta, imitando uma voz humana. Apenas essa explicação já nos ajuda a entender que essa ferramenta já vem sendo utilizada em sites, redes sociais e outros aplicativos, não é mesmo? 

Embora a tecnologia TTS tenha existido há décadas, recentemente ela tem sido cada vez mais usada em call centers para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.  

Por isso, neste post vamos explorar o que é o TTS, como ele funciona e por que é importante para o call center.

O que é TTS?

O TTS é a sigla de Text to Speech, traduzido como “texto para fala“. Trata-se de uma tecnologia que transforma texto em fala sintética. 

Ele é usado em sistemas de voz automatizados, como assistentes virtuais, dispositivos de navegação por voz e até mesmo em videogames. O TTS é capaz de imitar uma voz humana, o que torna a interação com o computador mais natural e agradável.

Com o TTS, basta digitar o texto para que ele seja convertido em fala. Sabe o Google Tradutor, onde você digita uma frase e ele converte em voz? É a mesma tecnologia por trás. 

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Como funciona o TTS?

O TTS funciona através de uma série de algoritmos e sistemas de processamento de linguagem natural. 

A sequência de funcionamento é a seguinte:

  1. Primeiro, o texto é inserido em um software de TTS, que processa o texto e o divide em palavras e frases.
  2. Em seguida, o software utiliza um motor de síntese de fala para converter cada palavra em som. Esse processo envolve a seleção da pronúncia correta para cada palavra, bem como a entonação e a inflexão corretas para cada frase.
  3. O som é gerado por meio de um modelo acústico que transforma o texto em um sinal de áudio. Isso pode ser feito usando uma variedade de técnicas, como síntese concatenativa ou síntese de formantes.
  4. O sinal de áudio é então reproduzido por meio de alto-falantes ou fones de ouvido para que possa ser ouvido pelo usuário.

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Por que o TTS é importante para o call center?

O TTS é importante para o call center por vários motivos. Na rotina de trabalho, ele pode reduzir os custos operacionais, eliminando a necessidade de ter agentes de atendimento ao cliente para responder a chamadas simples e rotineiras. Em vez disso, o TTS pode fornecer informações e respostas automatizadas aos clientes, o que pode economizar tempo e dinheiro.

Além disso, o TTS pode melhorar a experiência do cliente. Ele pode fornecer informações precisas e consistentes aos clientes, independentemente do colaborador que está respondendo à chamada. Isso pode reduzir a frustração do cliente e aumentar a satisfação.

O TTS também pode aumentar a eficiência do call center. Com o TTS, as chamadas podem ser respondidas mais rapidamente, o que pode reduzir o tempo de espera dos clientes. Além disso, o TTS pode lidar com várias chamadas simultaneamente, o que pode melhorar a produtividade do call center.

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URA com TTS: novidade no PABX da FaleMais

Uma das funcionalidades do PABX da FaleMais é a tradicional URA: Unidade de Resposta Audível.

Nada mais é do que o consumidor realizar um autoatendimento telefônico ouvindo os comandos de uma gravação de voz (por exemplo: “Digite 3 para falar com um atendente“). 

Dependendo do negócio, nem é necessário conversar com um colaborador humano, pois o consumidor consegue resolver suas demandas com a própria URA.

Agora, a FaleMais tem mais uma novidade que vai tornar a rotina de telefonia da empresa ainda mais produtiva: a função TTS.  

Na prática, em vez de regravar os áudios da URA sempre que for necessário – para mudar um comando, apresentar uma novidade, uma propaganda, etc. – não é mais necessário fazer a gravação da voz.

O TTS permite criar URAs ainda mais personalizadas, com várias frases diferentes e permite mudanças sempre que for necessário – de modo simples e rápido. Além do aumento da produtividade, a empresa ainda economiza custos, pois não precisa mais contratar locutores especializados para as novas gravações. 

E então, gostou da novidade e de todas as possibilidades que as chamadas Voip proporcionam aos negócios? Então confira todos os nossos planos Voip e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas! 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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