Telefonia: o que é e como funciona?

telefonia

A telefonia é a área do conhecimento que trata da transmissão de voz e outros sons por meio de uma rede de telecomunicações. 

Com o objetivo de ajudar as pessoas que estão à distância a se comunicarem, os sistemas telefônicos se difundiram pelos países, ultrapassando a casa dos bilhões de linhas  espalhadas pelo mundo inteiro.

Mas você já parou para pensar como surgiu a telefonia e como ela funciona?

E vamos além: por que a telefonia Voip – cujas ligações não são mais feitas por linhas analógicas de telefone, mas totalmente pela Internet –, têm feito tanto sucesso entre pessoas físicas e empresas? Como aderir a essa tecnologia? 

Neste conteúdo, vamos contar todos os detalhes sobre o tema. Vamos lá!

Como surgiu a telefonia?

A telefonia é uma invenção do imigrante escocês Alexander Graham Bell. Essa forma de se comunicar surgiu na noite de 2 de junho de 1875.

Graham Bell morava nos Estados Unidos e era professor de surdos. Mas como ele descobriu a telefonia? 

Bom, ele fazia uma experiência com um telégrafo harmônico com o apoio do seu ajudante, Thomas Watson, quando percebeu um som diferente do outro lado da linha.

Parece até brincadeira de criança, não é mesmo? Mas foi dessa maneira que a telefonia foi inventada: por meio de um simples experimento. 

 A invenção foi patenteada em 7 de março de 1876, mas foi em 10 de março daquele ano que a telefonia realmente entrou para a história da humanidade.

Nesse dia, uma transmissão elétrica da primeira mensagem do aparelho recém-inventado, o telefone, foi feita. 

Pense que emoção foi para Graham Bell transmitir a mensagem. Ele estava no último andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos, enquanto Watson estava no térreo quando atendeu o telefone.

Foi aí que começou a história das telecomunicações que hoje fascina as pessoas e que revolucionou o mundo.

Quando a telefonia surgiu no Brasil?

A primeira vez que o telefone apareceu para o público do Brasil foi em 4 de julho de 1876, na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos. Imagine o que a telefonia significou para a época? 

Pedro II, o então imperador do Brasil, era uma das pessoas presentes no evento e logo se encantou pela novidade que chegou para marcar a história do povo brasileiro. O interesse do imperador foi tão grande que atraiu a atenção de muitas pessoas. Além disso, a invenção já era um sucesso junto ao público da época.

Assim, D. Pedro II decidiu trazer a telefonia para o solo brasileiro e isso aconteceu em 1877, quando foram instaladas as primeiras linhas telefônicas do país. Essas linhas ligavam o Palácio da Quinta da Boa Vista à residência dos ministros do imperador. Foi aí que se inaugurou a telefonia no Brasil.

Quando surgiram as centrais telefônicas brasileiras?

A cidade do Rio de Janeiro foi a segunda cidade do mundo a ter uma linha telefônica. A primeira foi a de Chicago, nos Estados Unidos. 

O aparelho se popularizou tanto que aumentou rapidamente o número de linhas, gerando assim a necessidade da implantação de centrais telefônicas.

Essas centrais eram operadas por telefonistas que se conectavam manualmente aos telefones dos usuários, e assim eram feitas as ligações. Depois do Rio de Janeiro, foi a vez dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul receberem essas centrais.

Quando a telefonia foi privatizada no Brasil?

A telefonia no Brasil foi privatizada em 29 de julho de 1998 em doze leilões consecutivos na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. No entanto, na época, a Telebrás – como era chamada a empresa estatal – foi desmembrada em:

  • – 8 operadoras de telefonia móvel;
  • – 3 operadoras de telefonia fixa;
  • – e uma operadora de telefonia de longa distância.

Atualmente, com o avanço da tecnologia de banda larga (e a consequente popularização do Voip), as grandes empresas de telefonia vêm perdendo espaço para empresas que atuam de forma mais regional e oferecem planos mais acessíveis a empresas e pessoas físicas, mas sem deixar de lado a qualidade dos serviços. 

 Saiba mais: Por que a FaleMais tem as melhores tarifas de Voip? 

Quais os tipos de telefonia existentes?

Bom, agora que você conheceu um pouco da história da telefonia no mundo e no Brasil, vamos à parte mais prática. 

Eis os tipos de telefonia existentes atualmente: 

1. Telefonia fixa

A telefonia fixa é transmitida por meio de um aparelho que fica ligado a outro telefone ou a uma central de condutores metálicos. 

O equipamento é composto por circuitos de conversação que se encarregam da voz e também por um circuito de marcação que é associado às chamadas telefônicas.

Os sinais que partem do telefone até a central são transmitidos por uma linha de apenas dois fios. Uma bobina híbrida ou um transformador híbrido é o dispositivo que combina e separa ambos os sinais e que funciona como uma espécie de acoplador de potência.

2. Telefonia móvel

O celular que hoje nós utilizamos é o nome dado aos sistemas de comunicações móveis; esses sistemas têm uma arquitetura celular e uma conexão com a rede telefônica fixa.

 A telefonia celular foi criada para facilitar a vida das pessoas, já que se trata de um pequeno aparelho portátil que é capaz de receber ou fazer chamadas em movimento e em qualquer lugar onde você esteja que tenha um sinal.

 Esta mobilidade só é possível graças à comunicação wireless (sem fio) entre o terminal e uma Estação Rádio Base (ERB) que é conectada a uma Central de Controle e que tem uma interconexão com o serviço telefônico fixo comutado e outras centrais. É por causa disso também que são possíveis as chamadas entre os terminais celulares e os telefones fixos.

 E por que você consegue falar quando está em movimento? 

O terminal móvel se comunica com uma Estação de Rádio Base mais próxima e se você se locomover, esse terminal muda de célula e transfere a comunicação de uma estação para outra.

O assinante do aparelho também tem um plano de serviço onde a área de mobilidade é definida. Neste plano é possível verificar a área de cobertura e as estações de rádio base. Quando o terminal está fora da sua área de mobilidade, o assinante vira um visitante no sistema celular daquela região.

Saiba mais: Conheça os planos de telefonia móvel da FaleMais

3. Telefonia por satélite

Imagine você ser capaz de conectar-se com as pessoas através da voz e de dados? E o que é melhor, nas horas em que os meios de comunicação tradicionais nem sempre funcionam? 

A telefonia via satélite veio para mudar a forma com que vemos as telecomunicações. O aparelho possui uma interface de usuário redesenhada e intuitiva, tornando a comunicação mais eficiente e confiável e o seu modo de usar mais simples. 

O telefone via satélite funciona em qualquer área externa e o aparelho é portátil – sendo muito utilizado em áreas remotas, por exemplo.

Hoje, muitas empresas que fazem entregas disponibilizam para seus caminhoneiros o telefone via satélite. Com o aparelho, é possível localizar uma pessoa que está perdida na estrada ou que sofreu um acidente.

4. Telefonia Voip: a evolução digital da telefonia

Já a telefonia Voip é a evolução mais atual da telefonia. 

A sigla Voip significa “Voz sobre Protocolo de Internet”, sendo a tecnologia que permite que a voz transmitida pela rede de telefonia seja transportada via Internet.

Essa tecnologia pode ser usada por pessoas físicas e empresas em qualquer lugar do mundo onde houver acesso à internet. 

Aliás, é essa tecnologia utilizada em vários canais de comunicação online, como Skype, WhatsApp e as demais ferramentas e aplicativos que permitem a comunicação por áudio e vídeo totalmente pela internet. 

Outra vantagem é com relação à acessibilidade e mobilidade. Você amplia as opções de comunicação de voz da empresa, que pode realizar um atendimento profissional por meio de computadores, smartphones e tablets de forma simples e eficiente. 

 Esse tipo de telefonia veio para revolucionar as empresas, pois ela integra as estações de trabalho, voz e dados e torna a infraestrutura de comunicação ainda mais simples e convergente, compartilhando equipamentos e recursos para diferentes tarefas. 

As aplicações e a integração entre voz e dados é, portanto, um dos grandes benefícios da telefonia Voip.

Leia também: Sabia que é possível fazer a portabilidade de um número fixo para um número Voip?

Quais as vantagens e recursos da telefonia Voip para empresas?

A grande revolução que o Voip causou é graças à possibilidade de ter acesso a uma telefonia em nuvem, sem a necessidade de equipamentos e fios para a comunicação.

Para que o Voip funciona na empresa, é necessário:

  • – um plano Voip ativo;
  • – internet ativa;
  • – dispositivos para as ligações (podem ser: telefones analógicos com adaptadores, telefones IP, smartphones, tablets e computadores);
  • – um software ou aplicativo para ser a interface do sistema (ele pode ser baixado ou operar em nuvem).

Apenas isso já garante uma telefonia digital de qualidade e muitas vantagens. Aliás, se tem um grande benefício é o chamado PABX Virtual

Bom, vamos relembrar o objetivo de um PABX. Ele é a central telefônica das empresas, pois divide uma única linha de telefone em vários ramais, que podem ser espalhados pelos departamentos da empresa.

O PABX revolucionou a telefonia porque antes era necessário comprar várias linhas de telefone para o atendimento empresarial. 

Mas e quanto ao PABX Virtual? Ele é a revolução que veio junto ao Voip. 

Com ele, não é mais necessário comprar aparelhos físicos para fazer a divisão de ramais; ela é feita de forma virtual, por meio da nuvem. Ah, e a ligação entre os ramais é gratuita.

Outra grande vantagem do PABX Virtual é que você pode utilizar os ramais em outras localidades fora do escritório. Isso é ótimo para trabalhadores externos ou remotos, bem como para empresas que possuem filiais em outras cidades.

Além disso, a telefonia Voip também permite a integração com sistemas de gestão, como o CRM, por exemplo. Isso torna o atendimento ao cliente mais eficiente, pois os colaboradores terão acesso a todos os dados dos clientes enquanto se comunicam com eles. 

Por conta de tudo isso, o custo-benefício do Voip é indiscutivelmente melhor em relação aos outros tipos de telefonia. 

Como será o futuro da telefonia no mundo?

A tecnologia não para de nos surpreender, não é verdade? E com a telefonia é a mesma coisa. O futuro dela certamente nos reserva grandes surpresas. Veja:

1. Você poderá conversar com seu smartphone

Com o avanço da tecnologia, em breve você poderá conversar com o seu celular de maneira comum, como se fosse um pequeno ser humano com todo o conhecimento da internet no cérebro. 

Aliás, já estamos começando a viver isso por meio da Inteligência Artificial, pois, a popularização da pesquisa por voz (como o “Ok, Google”) e dos assistentes virtuais dos sistemas operacionais (como a Siri, da Apple).

2. Vem aí a internet 5G

Parece que foi ontem que a chegada da internet 3G e consequente da banda larga – revolucionou a forma como passamos a nos comunicar, não é mesmo?

Pois a internet 5G vem aí. A quinta geração da banda larga sem fio promete uma cobertura maior e mais velocidade na transferência de dados, além de proporcionar mais conexões simultâneas. 

 Segundo especialistas, a rede 5G proporcionará:

  • – um consumo de energia até 90% menor em relação ao atual 4G;
  • – tempo de conexão menor entre aparelhos móveis (estima-se que seja inferior a 5 milissegundos);
  • – maior quantidade de aparelhos conectados por área (50 a 100 vezes maior);
  • – possibilidade de aumento na duração das baterias dos rádios receptores (e dos próprios aparelhos eletrônicos). 

Quer experimentar a telefonia digital? Então teste grátis o nosso Voip!

Não poderíamos terminar este conteúdo sobre telefonia sem oferecer a você uma dica de ouro: que tal testar gratuitamente a qualidade da telefonia Voip?

Isso mesmo: aqui na FaleMais, oferecemos essa vantagem aos interessados de poderem testar por 7 dias a telefonia feita 100% pela internet. 

E se você adquirir os nossos planos Voip, não precisa assinar nenhum contrato de fidelização. Você tem total liberdade para utilizar nossos serviços e sair se quiser. 

Quer saber mais? Acesse a página da conta teste, preencha seus dados e experimente a mais moderna telefonia que existe!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!