Este é o nosso blog...

Aqui nós compartilhamos estratégias e dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Telefonia: o que é e como funciona?

Telefonia: o que é, como funciona e história.

A telefonia é a área do conhecimento que trata da transmissão de voz e outros sons por meio de uma rede de telecomunicações. Com o objetivo de ajudar as pessoas que estão a distância a se comunicarem, os sistemas telefônicos se difundiram pelos países, totalizando mais de 1 bilhão de linhas espalhadas pelo mundo inteiro.

Entretanto, você já parou para pensar como surgiu a telefonia e como ela funciona? No artigo de hoje vamos contar um pouco da história dessa forma de se comunicar. Você perceberá que ela surgiu quase que por acaso. Ela nasceu da iniciativa de um homem que esteve muito a frente do seu tempo.

Ficou curioso em aprender um pouco sobre a telefonia? Então, acompanhe a leitura do nosso post!
 

Como surgiu a telefonia?

A telefonia é uma invenção do imigrante escocês Alexander Graham Bell. Essa forma de se comunicar surgiu na noite de 2 de junho de 1875.

Graham Bell morava nos Estados Unidos e era professor de surdos-mudos. Mas como ele descobriu a telefonia? Bem, ele fazia uma experiência com um telégrafo harmônico com o apoio do seu ajudante, Thomas Watson, quando percebeu um som diferente do outro lado da linha.

Parece até brincadeira de criança, não é mesmo? Mas foi dessa maneira que a telefonia foi inventada: por meio de um simples experimento. A invenção foi patenteada em 7 de março de 1876, mas foi em 10 de março daquele ano que a telefonia realmente entrou para a história da humanidade.

Nesse dia, uma transmissão elétrica da primeira mensagem do aparelho recém-inventado, o telefone, foi feita. Pense que emoção foi para Graham Bell transmitir a mensagem. Ele estava no último andar de uma hospedaria em Boston, nos Estados Unidos, enquanto Watson estava no térreo quando atendeu o telefone.

Foi aí que começou a história das telecomunicações que hoje fascina as pessoas e que revolucionou o mundo.
 

Quais os tipos de telefonia existentes?

Fixa

A telefonia fixa é transmitida por meio de um aparelho que fica ligado a outro telefone ou a uma central de condutores metálicos. O equipamento é composto por circuitos de conversação que se encarregam da voz e também por um circuito de marcação que é associado às chamadas telefônicas.

Os sinais que partem do telefone até a central são transmitidos por uma linha de apenas dois fios. Uma bobina híbrida ou um transformador híbrido é o dispositivo que combina e separa ambos os sinais e que funciona como uma espécie de acoplador de potência.

Móvel

O celular que hoje nós utilizamos é o nome dado para os sistemas de comunicações móveis e que têm uma arquitetura celular e uma conexão com a rede telefônica fixa.

A telefonia celular foi criada para facilitar a vida das pessoas e teve como alternativa um pequeno aparelho portátil que é capaz de receber ou fazer chamadas em movimento e em qualquer lugar onde você esteja que tenha um sinal.

Esta mobilidade só é possível graças a comunicação wireless (sem fio) entre o terminal e uma Estação Rádio Base (ERB) que é conectada a uma Central de Controle e que tem uma interconexão com o serviço telefônico fixo comutado e outras centrais. É por causa disso que são possíveis as chamadas entre os terminais celulares e os telefones fixos.

E por que você consegue falar quando está em movimento? O terminal móvel se comunica com uma Estação de Rádio Base mais próxima e se você se locomover, esse terminal muda de célula e transfere a comunicação de uma estação para outra.

O assinante do aparelho também tem um plano de serviço onde a área de mobilidade é definida. Neste plano é possível verificar a área de cobertura e as estações de rádio base. Quando o terminal está fora da sua área de mobilidade, o assinante vira um visitante no sistema celular daquela região.

Satélite

A telefonia via satélite veio para mudar a forma com que vemos as telecomunicações. Imagine você ser capaz de conectar-se com as pessoas através da voz e de dados? E o que é melhor, nas horas em que os meios de comunicação tradicionais nem sempre funcionam. Isso é ótimo, não é mesmo?

Acontece que tudo isso é possível graças ao telefone por satélite. O aparelho possui uma interface de usuário redesenhada e intuitiva. Ele torna a comunicação mais eficiente e confiável e o seu modo de usar é simples. O telefone via satélite funciona em qualquer área externa e o aparelho é portátil.

Por tantos benefícios, a telefonia via satélite é a preferida de quem vive ou passa por regiões remotas. Quer um exemplo? Hoje, muitas empresas que fazem entregas disponibilizam para seus caminhoneiros o telefone via satélite. Com o aparelho, é possível localizar uma pessoa que está perdida na estrada ou que sofreu um acidente.

Voip

Já a telefonia VoIP possibilita vários ganhos e economias para as empresas. O termo voz sobre IP (VoIP) significa “voz sobre protocolo de Internet”. A tecnologia permite que a voz transmitida pela rede de telefonia seja transportada via Internet.

Essa tecnologia pode ser usada pela empresa em qualquer lugar do mundo onde houver acesso a rede mundial de computadores. Outra vantagem dessa tecnologia é que ela está em aprimoramento constante, ou seja, a ligação via Internet tem cada vez mais qualidade.

Além disso, esse tipo de telefonia reduz os custos nas ligações internacionais e interurbanas, pois possibilita a comunicação a custo zero quando ela é feita totalmente por meio do VoIP.

Outra vantagem é com relação a acessibilidade. Você amplia as opções de comunicação de voz da empresa, fora da capacidade já existente em PABx’s, e o computador e o telefone se tornam um só equipamento, pois hoje existem aplicativos que permitem ao usuário operar um telefone IP a partir da tela de seu computador.

Esse tipo de telefonia veio para revolucionar as empresas, pois ela integra as estações de trabalho, voz e dados e torna a infraestrutura de comunicação ainda mais convergente, compartilhando equipamentos e recursos para diferentes tarefas. As aplicações e a integração entre voz e dados é, portanto, um dos grandes benefícios da telefonia VoIP.
 

Quando a telefonia surgiu no Brasil?

A primeira vez que o telefone apareceu para o público do Brasil foi em 4 de julho de 1876, na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos. Imagine o que a telefonia significou para a época?  D. Pedro II era o imperador do Brasil e era uma das pessoas presentes no evento.

Logo, ele se encantou pela novidade que chegou para marcar a história do povo brasileiro. O interesse do imperador foi tão grande que atraiu a atenção de muitas pessoas. Além disso, a invenção já era um sucesso junto ao público da época.

Assim, D. Pedro II decidiu trazer a telefonia para o solo brasileiro e isso aconteceu em 1877, quando foram instaladas as primeiras linhas telefônicas do país. Essas linhas ligavam o Palácio da Quinta da Boa Vista à residência dos ministros do imperador. Foi aí que se inaugurou a telefonia no Brasil.
 

Quando surgiram as centrais telefônicas brasileiras?

A cidade do Rio de Janeiro foi a segunda cidade do mundo a ter uma linha telefônica. A primeira foi a de Chicago, nos Estados Unidos. O aparelho se popularizou tanto que aumentou rapidamente o número de linhas, gerando assim a necessidade da implantação de centrais telefônicas.

Essas centrais eram operadas por telefonistas que se conectavam manualmente aos telefones dos usuários, e assim eram feitas as ligações. Depois do Rio de Janeiro, foi a vez dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul receberem essas centrais.
 

As principais empresas de telefonia no Brasil

Vivo

A Vivo é a marca comercial do Grupo Telefônica no Brasil. É uma concessionária de telefonia móvel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura.  A empresa é formada pela fusão das companhias de celular, as ex-estatais existentes no Brasil, fundada por uma parceria entre a Portugal Telecom e a espanhola Telefónica.

Em uma pesquisa realizada em 2017, a Anatel divulgou que a Vivo possui atualmente mais de 73 milhões de clientes, sendo a primeira operadora de telefonia móvel do Brasil com mais clientes.

TIM

De acordo com o relatório da Anatel, a TIM é a segunda operadora com mais de 63 milhões de clientes no Brasil. Ela sempre buscou evoluir com seus clientes individuais e corporativos.

A empresa oferece serviços de telefonia móvel, fixa e internet de última geração. Ela possui a mais ampla cobertura 4G do Brasil. Atualmente, a TIM liberou chamadas para qualquer operadora, facilitando assim a vida dos seus clientes.

Oi

A Oi é a antiga Telemar. Hoje ela conta com mais de 42 milhões de clientes no Brasil. Segundo a Anatel, a operadora está em quarto lugar entre as mais preferidas entre os brasileiros.

A empresa oferece telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, transmissão de voz local e de longa distância, e tem, atualmente, a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a que mais promove a inclusão digital da população chegando às áreas mais remotas do país. 

Claro

A Claro é a terceira operadora com mais clientes. São mais de 60 milhões em todo o país. A empresa chegou ao Brasil em 2003. Em 2005, a operadora já contava com mais de 18 milhões de usuários. Já em 2007 ela lançou a tecnologia 3G e tornou-se pioneira no assunto.

Em 2012 a empresa foi a pioneira no Brasil em trazer a tecnologia 4G, considerada a Internet mais rápida do mundo.

Sercomtel

A Sercomtel está no 8º lugar da Anatel em relação ao número de clientes. Atualmente ela conta com um pouco mais de 71 mil usuários. A empresa é do Paraná, com sede em Londrina.

A operadora foi criada após a ditadura militar, em 1965, quando a Prefeitura local fundou o Departamento de Serviços Telefônicos. No ano seguinte, o departamento foi transformado em autarquia e recebeu o nome de Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina (Sercomtel).

A empresa oferece serviços de telefonia fixa e celular, internet banda larga, TV por assinatura e provedor internet.
 

Quando a telefonia foi privatizada?

A telefonia no Brasil foi privatizada em 29 de julho de 1998 em doze leilões consecutivos na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Na época, a Telebrás foi desmembrada em oito operadoras de telefonia móvel, três de telefonia fixa e uma de longa distância.

Atualmente, o país conta com mais de 6 milhões de celulares 3G e mais de 170 milhões de usuários de telefonia móvel. O setor das telecomunicações aumentou a produtividade da economia e sua participação é tão expressiva que a iniciativa privada investe no Brasil mais de R$ 15 bilhões em banda larga e tecnologia de terceira geração.

Entretanto, no meio de tanta evolução, vieram também os problemas. As companhias telefônicas lideram o ranking de reclamações nos Procons Municipais. Hoje, as telefonias fixa e móvel passam por algumas situações que mostraremos a seguir:

Telefonia Fixa

 A telefonia fixa perdeu mais de 75 mil linhas em maio deste ano. De acordo com a Anatel, as empresas autorizadas perderam 2.277 linhas, registrando uma queda de 0,01% de linhas nas concessionárias, 73 mil (menos 0,3%) de abril para maior deste ano de 2017. Nos últimos 12 meses, houve uma redução de 1,5 milhão de linhas de telefonia fixa.

Telefonia Móvel

O número de linhas em operação aumentou no mês de agosto. De acordo com a Anatel, mais de 242 mil linhas estão em operação. Em relação ao mês de julho, o serviço móvel pessoal apresentou um aumento de mais de 156 mil linhas.  Entretanto, nos últimos 12 meses, houve uma redução de mais de 9 milhões de linhas.


Como será o futuro da telefonia no mundo?

A tecnologia não para de nos surpreender, não é verdade? E com a telefonia é a mesma coisa. O futuro da telefonia no mundo nos reserva grandes surpresas. Veja:

1. Você poderá conversar com seu smartphone

Com o avanço da tecnologia, em breve você poderá conversar com o seu celular de maneira comum, como se fosse um pequeno ser humano com todo o conhecimento da internet no cérebro. Quer ter uma ideia de como será isso? Lembre-se dos robôs de filmes de ficção científica, por exemplo.

2. Você terá uma tecnologia VoLTE mais abrangente

Em julho deste ano, a TIM deu início as operações com a tecnologia VoLTE. Um sistema que realiza chamadas através da rede 4G. Essa tecnologia permite melhor cobertura do sinal telefônico dentro de edifícios e áreas cobertas.

Além disso, as imagens exibidas no telefone e a voz do usuário são de alta qualidade. A cobertura do VoLTE é mais contínua e oferece uma qualidade diferenciada aos usuários.

Além disso, empresas como a Telefônica Brasil pretendem ampliar a oferta do VoLTE internacionalmente em parceria com a Movistar, operadora argentina que também pertence ao grupo. As empresas darão início aos testes para ligações internacionais de clientes brasileiros que estejam na Argentina e vice-versa.

Além da melhoria na qualidade dos serviços, o VoLTE está sendo associado ao lançamento da rede de 700 MHz, em que há uma melhor cobertura na 2G, 3G e 4G de outras frequências.

3. Você terá uma telefonia VoIP ainda mais econômica e atrativa

Muitas empresas já migraram para a telefonia VoIP por permitir acesso e benefícios com menores custos. No futuro, ambientes como seu local de trabalho, terão um sistema de telefonia VoIP hospedado, chamado sistema de telefonia na nuvem. O serviço terá custo baixo de manutenção.

Se você ainda não considerou o potencial de virtualização do seu local de trabalho, considere-o. Esse será o futuro!

Além disso, aplicativos como Skype e WhatsApp que hoje oferecem uma função de chamada pela Internet, no futuro, talvez terão um serviço chamado “chatbot” (robô virtual) que poderá transcender o uso pessoal diário.

Você poderá programar um chatbot para atrair clientes interessados através do Facebook, por exemplo. A integração VoIP-CRM poderá facilmente lidar com isso e deixar você ainda mais perto das pessoas que forem do seu interesse.

Agora que você conhece a história da telefonia e como ela funciona, sabe o quanto ela ainda pode evoluir, não é mesmo?


E por falar em modernidade, quer conhecer um pouco mais sobre a telefonia VoIP? Acesse o site da FaleMais VoIP e conheça os nossos planos!

Post publicado por Equipe FaleMais em 10/10/2017 | Telecomunicações

Não deixe de ler também...

Por que o Brasil tem as maiores tarifas de telefone?

Por que o Brasil tem uma das maiores tarifas de telefone no mundo?

O Telefone é uma ferramenta essencial para os negócios. Entretanto o us...

Ligação interurbana: Como economizar usando voip?

Você tem ideia de quanto custa atualmente o minuto de uma ligação...

Importância do telefone para empresas

O telefone não morreu: entenda porque ele ainda é importante para sua empresa

Muitos empreendedores acreditam que por causa do uso da internet para a comunica&cced...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis