Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Por que a telefonia voip é mais barata?

Por que a telefonia voip é mais barata?

O modo como os consumidores se relacionam com os meios de comunicação mudou e isso não é diferente para as empresas, que agora encontram novos desafios, mas também novas oportunidades de se relacionarem com o público de maneira mais eficiente e principalmente barata.

O contato telefônico ainda é o meio mais eficiente de falar com um cliente ou possível cliente, mas num contexto onde as empresas possuem clientes em todo o território nacional e até internacional, como fazer para a conta de telefone não virar uma dor de cabeça?

A boa notícia é que uma grande aliada nesse novo modo de se comunicar é a telefonia voip, que inclusive é mais barata do que a telefonia convencional, entretanto muitas empresas ainda não conhecem, ou infelizmente, desconfiam se essa tecnologia realmente funciona.

Descubra nesse artigo por que essa telefonia voip é mais barata que a convencional e como utilizá-la e ter sucesso na redução de custos da sua empresa. Afinal, é o que todos queremos :)

Como a telefonia voip funciona?

Voip é a abreviação para Voice Over Internet Protocol (ou, em tradução livre para português, voz sobre protocolo de internet). O protocolo de internet (IP) é o que identifica cada conexão e, com isso, a telefonia voip nada mais é do que utilizar a internet para transmitir informações — nesse caso, fazer ligações!

Ou seja, na telefonia voip o computador ou dispositivo móvel funciona como telefone e a própria internet funciona como a linha telefônica, permitindo que você se comunique com qualquer número do país ou internacional.

O grande potencial disso é que, todos estamos cada vez mais conectados, e daqui a pouco não fará sentido usar uma linha telefônica convencional, seja fixa ou móvel, pra fazer ligações.

A telefonia voip evolui junto com as conexões de internet, isso quer dizer que a qualidade de transmissão de voz só tende a evoluir e se tornar superior a da telefonia convencional, porém com custos infinitamente menores.

Como são cobradas as tarifas da tecnologia voip?

De maneira semelhante à telefonia convencional, as tarifas da telefonia voip são cobradas por minuto. A diferença, entretanto, é que cada minuto dessa tecnologia pode custar até 4 vezes menos do que a telefonia convencional!

Além disso, assim como outras empresas de telefonia, muitos serviços de voip também oferecem pacotes específicos e personalizados de minutos, garantindo tarifas ainda mais baixas já que são adquiridas em quantidade. Dessa forma, o método de cobrança nessa tecnologia não muda, mas o seu valor sim — e muito.

Vale lembrar que uma empresa que busca migrar para a tecnologia voip deve priorizar a simplicidade nas tarifas, pois uma das facilidades desse tipo de tecnologia é ter a tarifação ocorrendo em tempo real e isso é essencial para o empresário ter um acompanhamento do quanto está gastando, gerando mais transparência e entendimento das tarifas e dos gastos.

Por que a telefonia voip é mais barata?

A telefonia voip é mais barata basicamente porque seu único requisito é o acesso à conexão de internet, por onde todos os dados passam até chegar ao outro lado da ligação. Dessa forma, as vozes na verdade são digitalizadas e viajam através de cabos de fibra ótica onde a internet trafega e a ligação é terminada numa linha fixa ou móvel convencional.

Podemos entender que na telefonia voip, todas as ligações são como se fossem "Locais", e por isso os valores mais baixos nas tarifas.

Isso se reflete diretamente no preço das tarifas, já que precisa usar muito menos os cabos de transmissão de telefone, centrais telefônicas ou antenas de sinal — exceto quando o destinatário atende à chamada.

Ou seja, a estrutura do voip é basicamente toda via internet, muito mais enxuta, fazendo conexão com o terminal fixo ou móvel apenas no caminho final da ligação.

Por que sua empresa deveria adotar a tecnologia voip?

A vantagem de ser mais barata não é o único ponto positivo dessa tecnologia, o que faz com que ela seja uma opção bastante atrativa para empresas que querem melhorar os seus resultados. Se você ainda não está convencido, saiba que sua empresa deveria adotar a telefonia voip o mais rápido possível. Veja por que:

Melhora a comunicação interna da empresa

Antes mesmo de pensar no mundo de fora, a telefonia voip permite uma comunicação interna muito mais facilitada, já que, caso seja preciso falar com um setor ou um ramal específico, é possível utilizar essa tecnologia e gastar muito menos para isso, afinal, ligação de Voip para Voip é de graça.

Com isso, a produtividade também aumenta já que ajuda a diminuir os deslocamentos para falar com um profissional de uma área mais distante, por exemplo.

Exige apenas conexão com a internet

A telefonia voip também não exige nenhuma outra estrutura senão a conexão com a internet, através da qual as informações serão transmitidas. Por isso, muitas vezes é mais fácil contratar planos de telefonia voip do que instituir uma rede de telefonia fixa e que é muito mais custosa, complexa e demorada para ser instalada.

Além disso, a manutenção é muito mais simples, podendo ser feito tudo remotamente. Ao contratar um serviço de telefonia voip, por exemplo, não é necessário nenhuma visita técnica. Tudo pode ser feito remotamente, sem complicações.

Mais Qualidade

A Telefonia voip evolui a medida que a internet evolui, e com mais velocidade, hoje já podemos ter transmissão de voz via voip com qualidade HD, isso é, alta definição. Isso significa um profissionalismo muito grande, principalmente para empresas pequenas, afinal, qualidade na comunicação é essencial para fazer bons negócios.

Para ter qualidade de verdade nas ligações via voip é extremamente importante saber escolher corretamente uma operadora voip, principalmente as que dão a oportunidade de fazer um teste grátis e tenham planos sem contrato de fidelidade. 

Isso é essencial antes de fazer qualquer mudança drástica numa estrutura de comunicação, em qualquer tipo de empresa. Portanto saiba como escolher a melhor operadora voip para sua empresa.

Tem grande mobilidade

A telefonia voip também garante uma flexibilidade que muitas vezes não é encontrada na tecnologia convencional.

Isso porque quando um funcionário viaja para outro estado ou país, por exemplo, ele precisará contar com um pacote de roaming de dados para conseguir se comunicar pela telefonia convencional.

Com a telefonia voip isso não acontece porque tudo o que ele precisará é de acesso à internet independentemente de sua localização e um aplicativo para celular ou computador, onde ele possa fazer login em sua conta ou ramal voip e fazer ligações para outro voip ou então para qualquer número de telefone.

Conta com diversos recursos

Outra vantagem importante desse tipo de tecnologia é que ela conta com recursos que vão muito além da simples realização de chamadas oferecida pela tecnologia convencional: serviço de redirecionamento de chamadas(Siga-me), chamadas em espera, identificação de chamadas e retorno de ligações são apenas algumas das vantagens oferecidas pelo voip.

Todos esses recursos, que são avançados, e antes custavam muito caro, podem ser adquiridos atualmente por qualquer tipo de empresa que contrate um serviço de PABX Virtual.

Esse PABX Virtual é basicamente uma central telefônica completa, que através da tecnologia voip, pode ajudar empresas a profissionalizarem o seu atendimento, passando uma boa impressão e mais profissionalismo para os clientes.

Permite adaptação

A forma mais simples de usar a telefonia voip é de maneira totalmente online pelo computador, mas também é possível contar com adaptadores de telefone ATA ou Telefones IP, que fornecem a possibilidade de usar essa tecnologia de forma mais convencional e usual. 

Assim, é possível diversificar o uso e garantir que você possa usufruir dessa telefonia sem a necessidade de um computador ou dispositivo móvel.

A mobilidade que a telefonia voip proporciona é um dos fatores que mais farão sentido daqui pra frente, uma vez que as conexões móveis de internet começam a ter uma qualidade similar a banda larga fixa, usar o voip em celulares e smartphones ficará mais comum e com qualidade melhor ou similar que a telefonia convencional.

Reduz os custos

Sendo consideravelmente mais baratas do que as feitas por telefonia convencional, as chamadas voip promovem uma redução importante nos custos, garantindo que você tenha uma conta de telefone até 80% mais enxuta.

Com isso, a empresa consegue investir mais em outras áreas prioritárias, tornando-se mais competitiva, mais eficiente, produtiva e mais integrada graças às melhorias na comunicação.

A telefonia voip é mais barata devido à forma de transmissão dos seus dados, que acontece totalmente pela internet. Além da redução dos custos, essa telefonia também traz vantagens como maior estabilidade, mais versatilidade, serviços extras e um aumento na qualidade no atendimento e na comunicação interna — e, por isso, sua empresa precisa adotá-la o quanto antes!

Para ficar por dentro de tudo que envolve a tecnologia voip, assine a nossa newsletter e receba o conteúdo diretamente em seu e-mail!

Post publicado por Equipe FaleMais em 11/11/2015 | Telefonia Voip

Não deixe de ler também...

FaleMais Voip nas Redes Sociais

A FaleMais Voip começou bombando nas redes sociais. Isso é motivo de muita alegria ...

SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

A partir do ano de 1997 houve uma verdadeira revolução com o surgimento...

Torpedos de Voz e SMS em Massa: boas opções para seu negócio.

Torpedos de voz é um conjunto de ações por meio de um siste...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis