Vale a pena ter telefone fixo na empresa? Veja aqui!

telefone-fixo-na-empresa

Em plena era da revolução tecnológica, eis a questão: será que vale a pena manter um telefone fixo na empresa? Não estamos falando do aparelho fixo, mas sim do número de telefone fixo.

Afinal, nos dias de hoje, a comunicação empresarial está mais diversificada do que nunca. Com opções que incluem telefones celulares, e-mails, mensagens instantâneas e videochamadas, muitas empresas se perguntam se ainda vale a pena ter essa opção mais tradicional. 

Por isso, chegou a hora de falarmos sobre este assunto. Neste post, vamos analisar as vantagens e desvantagens de ter um telefone fixo na empresa, os fatores a serem considerados ao tomar essa decisão e por que um número de telefone fixo Voip pode ser uma escolha interessante. 

Vantagens de ter telefone fixo na empresa

Para tomar a decisão entre ter ou não telefone fixo na empresa, começaremos analisando as vantagens e desvantagens.

As vantagens que podem justificar a escolha por manter o número são: 

Credibilidade

Ter um telefone fixo dá à empresa uma sensação de estabilidade e credibilidade. Os clientes costumam confiar mais em empresas que têm um número de telefone fixo registrado em seu nome.

Atendimento ao cliente

Um telefone fixo é uma ferramenta valiosa para o atendimento ao cliente. Permite que os clientes entrem em contato facilmente com a empresa, o que é fundamental para esclarecer dúvidas e resolver problemas.

Controle de custos

Os telefones fixos geralmente têm custos mais previsíveis em comparação com os telefones celulares. Isso facilita o controle do orçamento de comunicação da empresa.

Leia também | Como fazer campanhas de marketing pelo telefone e WhatsApp?

Desvantagens de ter telefone fixo na empresa

Embora haja vantagens em manter um telefone fixo na empresa, também existem desvantagens a considerar:

Custo inicial

A instalação de uma linha telefônica fixa pode ser cara, envolvendo custos de equipamentos e taxas de configuração.

Manutenção

Aparelhos de telefones fixos exigem manutenção regular, o que também pode representar custos adicionais.

Mobilidade limitada

Os telefones fixos são restritos a uma localização física. Isso pode ser um inconveniente se a empresa precisar de mobilidade em suas comunicações.

Declínio nas chamadas

Com a ascensão das comunicações móveis e da internet, o uso de linhas telefônicas fixas tradicionais está diminuindo. Isso pode resultar em uma redução no volume de chamadas recebidas nesse canal.

Porém, atenção: com a transformação digital, é possível manter um telefone fixo na empresa, mas sem todas essas desvantagens. Continue lendo para entender!

Leia também | Nova Lei do SAC: entenda o que mudou no atendimento

Qual é o melhor tipo de telefone fixo para empresa? 

E então? Ter ou não ter telefone fixo na empresa? A resposta é sim: ter um telefone fixo na empresa – mas não estamos falando de uma linha tradicional (analógica).

Estamos falando em ter um número de telefone fixo Voip – essa é a melhor opção para empresas que desejam oferecer um telefone fixo a seus clientes e manter a credibilidade. 

O que é um número de telefone fixo Voip?

Um número de telefone fixo Voip é um serviço de telefonia que utiliza a tecnologia Voice over Internet Protocol (Voip) para transmitir chamadas telefônicas pela Internet, em vez das linhas telefônicas tradicionais. 

Isso permite que as empresas tenham um número de telefone fixo associado a uma localização física – mas com a flexibilidade de fazer e receber chamadas em qualquer lugar com uma conexão à Internet. 

Aliás, nem é preciso ter um aparelho de telefone fixo para usar o número fixo Voip: basta um dispositivo com conexão à internet para a realização das ligações, tais como:

  • smartphones;
  • tablets;
  • celulares;
  • desktops;
  • notebooks;
  • telefones IP;
  • telefones analógicos com adaptadores ATA

Os números de telefone fixo Voip oferecem muitas vantagens, como veremos a seguir.

Leia também | Número virtual para empresas: o que é e quais as vantagens?

Vantagens de ter um número de telefone fixo Voip

Ao decidir por manter um telefone fixo na empresa – mas modernizá-lo transformando-o em Voip, eis as vantagens:

Economia

Os serviços de telefone fixo Voip geralmente são mais econômicos do que as linhas telefônicas tradicionais. Eles não exigem investimentos significativos em infraestrutura e têm taxas mensais mais acessíveis.

Mobilidade

Os telefones Voip permitem que você faça e receba chamadas em qualquer lugar com uma conexão à Internet. Isso é ideal para empresas com equipes em movimento e em home office.

Funcionalidades avançadas

Os serviços Voip geralmente oferecem uma ampla gama de funcionalidades, como encaminhamento de chamadas, correio de voz digital, videochamadas e muito mais – sem contar o funcionamento do PABX em nuvem, que gera ainda mais recursos profissionais.

Escalabilidade

É fácil expandir ou reduzir o número de linhas Voip conforme as necessidades da empresa mudam.

Integração com outras ferramentas

Os sistemas Voip podem ser facilmente integrados a outras ferramentas de comunicação e software empresarial (como um CRM, por exemplo), aumentando a eficiência.

Flexibilidade

Com um telefone fixo Voip, você pode escolher entre números locais, nacionais e internacionais, o que é útil para empresas com uma presença global.

Qualidade de chamada

Com uma conexão de Internet estável, a qualidade das chamadas Voip pode ser tão boa quanto ou até melhor do que as chamadas tradicionais.

Portabilidade

A portabilidade permite que você transfira seu número de telefone fixo analógico existente para um serviço Voip, mantendo a continuidade nas comunicações.

E então? Qual é a sua decisão? 

Se você está considerando adotar um telefone fixo na sua empresa ou atualizar o sistema existente, os números de telefone fixo Voip oferecidos pela FaleMais podem ser a escolha ideal. 
Conheça agora mesmo todos os planos Voip da FaleMais disponíveis para todas as necessidades de comunicação empresarial!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!