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Qualidade no atendimento ao cliente em 8 dicas matadoras

Qualidade no atendimento ao cliente

Para sobreviver ao mercado, uma empresa precisa zelar pela qualidade no atendimento ao cliente. Você como microempresário tem que entender que é necessário valorizar a relação com seus clientes, da mesma forma como você valoriza qualquer outra relação.

É preciso entender, ainda, que não importa o canal que você usa para o atendimento ao cliente, seja pessoalmente ou não, é necessário que sua empresa atenda os desejos dos seus consumidores, seja para ouvir sobre algum elogio do produto ou reclamar.

Seu foco como empreendedor deve ser ouvir a todos. Para isso, separamos no post de hoje 8 dicas matadoras para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente.

Quer aprender cada uma delas? Então, preste atenção em nosso artigo!
 

1. Deixe o cliente falar e OUÇA com atenção

A maneira como você se comunica com os clientes determina como conseguirá ou não concretizar suas vendas. Neste processo, deixar o cliente falar e saber ouvi-lo com atenção é essencial.

Portanto, concentre-se no que os consumidores estão dizendo para que você descubra e entenda quais são suas reais necessidades. Demonstre interesse em relação ao produto ou serviço que eles estão procurando. Agindo dessa maneira, você poderá apresentar várias opções de compras e sugestões que poderão ser aceitas com mais facilidade.
 

2. Aja com empatia

Se colocar no lugar do consumidor. Essa é a segunda dica para você melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. Já parou para pensar que não dá para você corresponder às expectativas se não souber de fato o que os consumidores pensam e o que sentem em relação ao seu produto?

Quando você sente empatia pelo cliente, você tem mais propriedade para resolver o problema da maneira mais agradável possível, conseguindo se identificar com esta pessoa, saber o que ela está sentindo e como gostaria de ser atendida.

Infelizmente, vemos atualmente no mercado poucos profissionais que possuem o diferencial da empatia. Muitas empresas não inovam e ficam ainda presas a uma forma de marketing antiga, onde o fato de ter um bom produto já basta.

No entanto, se você e sua empresa desejam melhorar a qualidade no atendimento ao cliente e fidelizá-lo, demonstre sempre interesse por ele e ofereça mais do que produtos e serviços, ofereça soluções e inovações, utilizando sempre a empatia. Não julgue e se coloque no lugar do cliente.
 

3. Inicie um relacionamento de longo prazo

Todo negócio tem que querer o cliente para toda a vida. Por isso, inicie um relacionamento de longo prazo. Dessa maneira você terá frutos excelentes para sua empresa. Entretanto, para que você construa algo duradouro, é necessário despertar a confiança do seu cliente.

Desperte a confiança produzindo conteúdos relevantes nas redes sociais ou em seu blog. Invista no marketing da sua empresa!
 

4. Simplifique as respostas. Seja objetivo

Uma das melhores maneiras de manter a qualidade no atendimento ao cliente é você ser objetivo quando for procurado pelos consumidores. Não faça rodeios, exemplifique as respostas e vá direto ao ponto.

Também não se esqueça de demonstrar ao seu cliente que ele é importante. Portanto, é preciso trabalhar duro para que o consumidor se apaixone por você todos os dias como se fosse a primeira vez.
 

5. Seja profissional, mas seja simpático

Não adianta nada você entender do produto e do serviço que vende se na hora de falar sobre ele você não demonstra um sorriso e não é simpático para com seus clientes. Consumidores gostam de pessoas que são alegres e agradáveis e não de quem atende um balcão ou mostra um produto de cara “feia”.

A simpatia é muito importante nessas horas e diz tudo sobre sua empresa. Por isso, seja profissional, mas ao mesmo tempo muito agradável. Com certeza, dessa maneira, você conquistará mais clientes para sua empresa.
 

6. Responsabilize-se em resolver a questão do cliente

Já imaginou chegar a uma loja ou empresa, buscar por um produto e não ter ninguém para lhe atender ou precisar de trocar uma mercadoria e não ter assistência? Aposto que você sairia muito magoado da empresa, não é mesmo?

Não se importar com as questões do cliente é demonstrar que você não liga para o que ele precisa. Entretanto, para desfazer esse mal entendido, tenha responsabilidade em resolver as questões do consumidor. Busque informações sobre o assunto, peça prazos e tente dar uma solução para que seu cliente fique satisfeito.
 

7. Cliente adora mimos. Não economize nos brindes

Aposto que você também adora ganhar brindes de algumas empresas, não é verdade? Então, que tal fazer sua empresa ser lembrada e melhorar ainda mais a qualidade no atendimento ao cliente?

Para isso, faça chaveiros, camisas ou até canecas personalizadas e dê de brinde ao seu cliente. Outra estratégia que funciona é escrever cartas à mão. O consumidor gosta de ser lembrado e sente uma enorme satisfação em pegar uma carta direcionada a ele. Portanto, mime seu cliente e tenha sua empresa sempre lembrada!
 

8. Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas de satisfação também é importante para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. Isso porque as pesquisas mostram claramente onde seu trabalho precisa melhorar.

Há três opções de pesquisa de satisfação dos clientes. Você precisa escolher qual é a melhor a ser aplicada no seu negócio e para isso é necessário você avaliar o porte da sua empresa e seu ramo. As opções de pesquisa de satisfação são:

# Faça você mesmo

Essa é a maneira mais simples de descobrir o que os clientes pensam sobre sua empresa, e claro, a maneira mais barata, se você deseja economizar. Você pode preparar um pequeno formulário com perguntas sobre o atendimento, a qualidade dos produtos ou serviços, e outros itens que você achar relevante.

Não faça um questionário muito extenso. Aqui o segredo é focar nos pontos críticos que você acha que merecem melhorar. Use no máximo 5 perguntas com escalas de notas de 0 a 5 e termine com uma pergunta aberta.

# Pesquisas online gratuitas

Essas pesquisas online gratuitas são ideais para quem tem e-commerce, mas que não possui apenas uma atividade. As vantagens dessa pesquisa é que elas possuem ferramentas ágeis e interativas, tem um design agradável e intuitivo e ferramentas de apoio para análise estatística, além de modelos de questionários prontos.

Essas pesquisas de satisfação do cliente podem ser gratuitas, ou seja, uma boa alternativa para você que deseja ter esses dados com mais agilidade, não é verdade?

# Consultorias especializadas

As consultorias especializadas têm como vantagens a metodologia correta e científica, questionários adequados e certeiros, além de sugestões de ações com base nos resultados da pesquisa. Entretanto, elas têm uma grande desvantagem que é o preço. Portanto, esse não é o modelo ideal para quem deseja economizar.

Agora que você já sabe como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente poderá aplicar essas dicas na sua empresa, não é verdade? Além disso, invista em serviços como o 0800, pois dessa maneira você poderá atender melhor os consumidores.


Gostou das nossas dicas? A FaleMais Voip tem soluções para você que deseja atender melhor seu cliente. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Post publicado por Equipe FaleMais em 17/10/2017 | Atendimento e SAC

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