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7 dicas para melhorar seu serviço de atendimento ao cliente (SAC)

O serviço de atendimento ao cliente é um dos canais que mais aproxima e estreita os relacionamentos existentes entre o consumidor e a empresa.

Apesar de ser de fundamental importância não são poucas as reclamações voltadas a este serviço, que acaba por prejudicar a imagem da organização. Afinal, quem nunca passou alguns bons minutos de estresse na linha ao entrar em contato a fim de sanar algum tipo de problema ou até mesmo de tirar uma dúvida?

Os clientes odeiam erros cabais no atendimento telefônico e quanto mais a sua empresa puder oferecer e investir em um atendimento infalível e de qualidade, melhores serão os resultados!

Veja neste artigo qual a importância do SAC na rotina de um negócio e obtenha dicas sobre como melhorar o serviço de atendimento ao cliente, sem estourar seus investimentos!

 

A importância do Serviço de Atendimento ao Cliente

O século XXI está marcado como o século da mudança tratando-se do que o cliente quer ao contratar uma empresa ou comprar os seus produtos.

Diferente do que se via antigamente, hoje o valor final não é o único determinante para o consumidor que passa a querer qualidade, atenção e comprometimento desde o seu atendimento até o pós-venda, sendo que ambos podem ocorrer por canais como o SAC.

Entender essa mudança no perfil do consumidor é a peça-chave para se manter ativo no mercado! Deixar de priorizar um atendimento de qualidade é o mesmo que se retirar da disputa por clientes e espaço.

 

7 Dicas para ter um SAC nota 10

A fim de fugir dos mais comuns e drásticos erros, é essencial planejar e estruturar bem os canais de comunicação, para que deles surjam apenas frutos positivos. Atentar-se a algumas das dicas de maior relevância dentro do assunto é o primeiro passo para não pecar com o cliente.

 

1.   Automatize processos

A primeira dica para oferecer um serviço de atendimento ao cliente verdadeiramente de qualidade é investir na automatização dos processos, que são comuns a estes call centers.

Lembrando que o SAC é um canal de comunicação que recebe muitas ligações diárias e que, na maioria das vezes, usa de dados e informações diversas para se manter ativo e ágil. É essencial implantar o uso de um software potencialmente capaz para administrar tudo isso.

Alguns dos pontos que devem ser observados pelo sistema pretendido de se fazer uso para o SAC: Interatividade, a partir do menu principal; capacidade de armazenamento de dados e recursos para a identificação do cliente.

 

2.   Treine pessoas

Após fazer a automatização de todo o processo é imprescindível conscientizar-se de que os consumidores não ligam para falar com robôs. Por mais incrível que seja o sistema utilizado dentro da empresa, se por trás dele não estiverem profissionais capacitados, nada adiantará.

O treinamento dos colaboradores é uma das dicas, e também das etapas, mais importantes tratando-se do serviço de atendimento ao cliente! Seja qual for o ramo, ter profissionais que entregam soluções é o melhor tipo de parceria a se fechar.

Portanto, invista na capacitação que orienta os funcionários sobre como ser gentis através do telefone e também sobre como usar corretamente o tom de voz na linha.

 

3.   Priorize pela agilidade no atendimento

Quantas vezes você já entrou em contato com um SAC e se aborreceu pela demora até conseguir ser atendido? Provavelmente não foram uma ou duas, mas sim muitas. Esse tipo de situação é extremamente comum e faz com que a empresa perca muitos pontos com o cliente que passa a evitar ao máximo esse tipo de contato.

Em tempos de vida conectada e que nunca para, agilidade é um dos critérios mínimos que o consumidor procura, seja na entrega de uma mercadoria ou na resposta para suas perguntas, dúvidas e problemas.

Priorizar um serviço de atendimento ao cliente bastante ágil e também profissional, evidentemente com respostas, é um dos caminhos que levam para o sucesso nessa área.

 

4.   Defina metas de atendimento

Um setor direcionado especificamente para atender ao consumidor deve ter seus objetivos e metas bem definidos para que o trabalho funcione segundo aquilo que foi planejado.

Assim como vendedores possuem metas mensais, semanais e até mesmo diárias para compor sua pasta de vendas, o atendente de um SAC deve ter suas responsabilidades bem definidas a fim de contribuir de modo geral com os resultados da empresa.

Algumas das metas que podem ser utilizadas nesse serviço de atendimento são:

  • Taxa de abandono, quantos clientes desistiram de esperar pelo atendente após certo período;
  • Tempo de espera que o cliente aguarda na linha, ressaltando-se que quanto menor melhor para a empresa;
  • Tempo aproximado de cada atendimento.

 

5.   Mantenha o foco na solução

Independente do que a sua empresa fabrica ou comercializa, sejam canetas ou armas bélicas, é essencial entender que o cliente entra em contato pelo SAC em poucos casos. Um deles, que é também o mais recorrente e comum, é justamente para encontrar soluções aos seus problemas que, é claro, podem ser de diferentes escalas e ordens.

O gestor responsável por controlar o call center deve antever quais serão esses possíveis problemas do cliente a fim de que, ao ser procurado, ofereça rapidamente uma solução.

Quanto mais focado o SAC estiver na resolução dos problemas do cliente mais ele poderá contribuir com o encantamento do consumidor com a sua marca já que foco na solução significa, entre outras coisas, redução do tempo de atendimento sem menosprezar a sua qualidade.

 

6.   Monitore o serviço de atendimento ao cliente

Outra dica para um atendimento telefônico de sucesso é trabalhar constantemente na melhoria do SAC observando o que precisa ser reajustado, a partir do monitoramento dos atendimentos feitos pelo call center.

Como o consumidor está sendo tratado pelos atendentes? Qual o tipo de informação prestada a partir dessas chamadas? Há perda de tempo ou os contatos têm um tempo de atendimento médio bom para resolver os problemas?

Essas e muitas outras respostas podem ser descobertas, portanto, com o monitoramento das chamadas que deve ter sempre como principal objetivo profissionalizar ainda mais a empresa garantindo que o consumidor sempre fique satisfeito com o serviço de atendimento ao cliente.

 

7.   Invista na estruturação do SAC

E é claro que entre essas dicas não poderia faltar uma em específico falando sobre os investimentos na estruturação do SAC, afinal de nada vale uma equipe altamente treinada e profissional se a aparelhagem e linha não forem suficientemente de qualidade.

Nesse contexto é importante entender, por exemplo, por que investir em um serviço de telefonia diferenciada, como o voip, pode ser a solução para o empreendimento.

Com redução de custos e alta qualidade, além de serviços personalizados, o voip com certeza é gerador de valor para um serviço de atendimento ao cliente valendo a pena para a empresa conferir de perto!

O número 0800 e o serviço com PABX Virtual são diferenciados e extremamente vantajosos para o contratante e funcionam como aproximadores da empresa com seu público, proporcionando maturidade perceptível no serviço de atendimento ao cliente.

Veja como um PABX Virtual pode diferenciar sua empresa e revolucionar seu serviço de atendimento ao cliente (SAC).

Post publicado por Equipe FaleMais em 31/05/2017 | Atendimento e SAC

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