Como vender mais no televendas: 6 dicas matadoras

Como vender mais no televendas

Vamos direto ao ponto: quer aprender como vender mais no televendas? Sim, como já dissemos neste post aqui, o televendas continua vivíssimo, desde que tenha uma boa estratégia para aumentar o faturamento da empresa.

Mas, é claro: para isso, precisa de persistência e muito planejamento. A seguir, separamos algumas dicas matadoras que vão te ajudar a se preparar para esse desafio!

1- Eduque antes o seu potencial cliente

Independentemente do seu nicho de atuação, o cliente desta época quer saber realmente como o seu produto ou serviço vai resolver os problemas dele. Ou, ainda, você precisa criar um senso de urgência de compra.

Como fazer isso? Com conteúdo. Seja construindo um blog, perfil nas redes sociais ou criando uma estratégia de e-mail marketing (ou todas essas estratégias reunidas), prepare com antecedência o seu cliente.

Dessa forma, no momento da ligação ele já estará preparado, e, consequentemente você saberá como vender mais no televendas.

2- Prepare a equipe para a ligação

Não dá mais para sair ligando aleatoriamente na esperança de alguém comprar o seu produto.

A sua equipe de vendas precisa estar mais do que preparada antes da ligação com todas as informações sobre o cliente em potencial.

O momento do televendas deve ser algo valioso, a cereja do bolo da estratégia. Por isso, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o potencial cliente para saber sobre seus gostos e problemas que vão de encontro aos produtos que serão oferecidos.

É importante que a equipe seja vista como uma especialista no produto ou serviço. Somente assim os argumentos de vendas serão mais fortes e repassados de forma natural durante a ligação. Em outras palavras: só ligue se tiver o que realmente dizer e se o produto realmente for adequado a necessidade da pessoa.

Nesse sentido, também vale a pena investir em um treinamento voltado a técnicas de linguagem e conversação para que os vendedores se sintam mais seguros, inclusive na hora que precisarem sair do script e improvisar.

3- Saiba exatamente para quem ligar

Preparou o lead (potencial cliente) com muito conteúdo sobre o seu produto? A equipe de televendas está treinada e com um script assertivo?

Então a terceira dica matadora sobre como vender mais no televendas é saber exatamente para quem ligar. Ou seja, o ideal é ligar para um contato que já conheça o seu produto, que já esteja educado sobre ele.

Outra dica para vender mais no televendas: pegue a lista de clientes já consolidados e ofereça novidades, bem no estilo “Estou te ligando porque temos uma nova funcionalidade ao produto que você adquiriu e que vai te ajudar ainda mais”.

4- Não se esqueça da técnica do cross selling

A técnica do cross selling ainda é muito utilizada para atender a esse quesito de como vender mais no televendas.

Aliás, já demos até uma pista na dica anterior: trata-se de uma técnica de venda cruzada, onde o objetivo é aumentar o ticket médio da compra do cliente.

Em outras palavras, se você vendeu um smartphone ao cliente, também pode oferecer os acessórios complementares, como cases, baterias portáteis, fones de ouvido, cartões de memória, etc. Ou seja, produtos que tenham relação direta com o que foi vendido.

5- Também não se esqueça da técnica do up selling para aprender a como vender mais no televendas

Enquanto no cross selling se oferece complementos aos produto comprado, no up selling se oferece mais benefícios atrelados ao mesmo produto.

Voltando ao exemplo do smartphone, se o cliente estiver interessado em um modelo com 64 GB de armazenamento, você pode oferecer a ele um modelo de 128 GB, que custa um pouco mais, mas oferece um custo-benefício maior, já que a capacidade de armazenamento de dados é bem maior. Com isso, o cliente sai satisfeito e a empresa aumenta o faturamento.

Neste post aqui a gente fala melhor sobre essas duas técnicas. Mas lembre-se: antes de praticá-las, as dicas anteriores continuam válidas. Conheça bem o seu cliente.

6- Adote o funil de vendas

Toda essa história de conhecer o cliente, educá-lo com conteúdo, prepará-lo para a ligação, etc., tem a ver com uma estratégia bem difundida no marketing: o funil de vendas.

Trata-se da adoção de várias estratégias que vão guiando o potencial cliente até chegar o momento certo da abordagem – no caso, por telefone.

Para que essa técnica seja eficaz, é importante que o setor de marketing trabalhe junto com o setor de televendas.

Viu só como vender mais no televendas? Não existe caminho fácil, mas com essas técnicas, os resultados serão mais sólidos para o crescimento do seu negócio.

Aproveite e confira mais detalhes sobre o funil de vendas e como, afinal, saber quando é a hora certa de abordar uma pessoa por telefone. Até o próximo post!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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