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Como conquistar clientes no atendimento telefônico

Como conquistar clientes no atendimento telefônico

Conquistar novos clientes já é uma das tarefas mais difíceis para as empresas, mas, se essa conquista tiver que ser feita através de um atendimento telefônico, pode se tornar uma missão mais difícil ainda, já que requer habilidades extras e específicas.

Além de muita disposição e agilidade para lidar com as situações mais diversas do dia a dia das pessoas, é preciso atenção para que uma simples ligação garanta bons resultados para o seu negócio, atraindo e retendo clientes.

E para conquistar clientes usando no atendimento telefônico, é preciso observar alguns pontos importantes e definitivos sobre o sucesso da ligação. Vamos a eles?

 

Nenhum consumidor quer perder tempo ao telefone

Recorda-se do dia em que você acordou com uma imensa vontade de ficar pendurado ao telefone em busca da resolução de um problema com determinada empresa em que você é consumidor? Provavelmente não.

Assim também é com o seu cliente!

Quando ele entra em contato com a sua empresa está em busca de informações, quer a resolução para um problema, deseja fazer uma reclamação ou tirar alguma dúvida. O que não muda, mesmo, é o desejo de ser bem atendido, com agilidade e qualidade.

Trabalhar com ramais em todos os setores da empresa garante que o cliente não fique aguardando minutos infindáveis ao telefone.

O PABX (virtual) tem sido um dos grandes aliados na hora de agilizar nas ligações comerciais. Redirecionando, rapidamente, as ligações para os setores específicos de atendimento, é uma das melhores formas de garantir a satisfação do seu cliente através de um simples contato telefônico.

 

Simpatia e Eficiência: O equilíbrio para conquistar clientes

A simpatia é fundamental no estabelecimento da proximidade, afinal, todo mundo gosta de estar perto de pessoas simpáticas e educadas, certo?

A união da simpatia com a eficiência, que é a virtude ou a característica de alguém ser competente e produtivo no trabalho, por exemplo, é o que o cliente mais espera quando procura por atendimento.

A performance recebida no atendimento, inclusive telefônico, é, justamente, um dos fatores decisivos na construção do conceito do consumidor sobre a sua empresa, permitindo, consequentemente, uma visão positiva sobre sua marca e produto.

Por isso é de extrema importância que, em uma ligação, você e sua empresa ofereçam um atendimento baseado nestes conceitos, garantindo, assim, a satisfação de quem está do outro lado da linha.

 

Autocontrole e Inteligência emocional: Como lidar com clientes irritados?

Dificilmente sua empresa receberá ligações de clientes satisfeitos que querem lhe parabenizar pelo excelente produto, ou serviço, disponibilizado. A grande maioria entra em contato apenas em casos extremos, sendo que boa parte para fazer reclamações.

Observamos, constantemente, que o consumidor vive irritado. Quando entra em contato quer, sim, ser atendido prontamente e deseja uma rápida solução para seu problema.

Entretanto, mesmo oferecendo um serviço especializado e de eficiência, nem sempre determinados problemas podem ser solucionados rapidamente, requerendo, muitas vezes, a paciência do cliente.

Nestes casos, como agir?

Empenhe-se em ter autocontrole durante a conversa telefônica, use da inteligência para driblar a irritação e controle o tom de voz, passando, assim, tranquilidade.

Tenha uma certeza: O modo como sua empresa conduz estes atendimentos determinará a possível existência de um grande diferencial competitivo nela.

 

Não perca a oportunidade de gerar valor com conteúdo

Seja pessoalmente ou em um atendimento telefônico, cada contato com o cliente trás, em si, uma única oportunidade para se agregar valor ao negócio. Essa chance é criada a partir do seu domínio sobre tudo que envolve seu produto ou serviço.

E a forma como tudo isso é passado para que o consumidor tome conhecimento também é de extrema importância. Pode ser através de uma conversa formal ou informal, de um encaminhamento de e-mail com determinada pesquisa ou avaliação sobre sua marca, entre várias outras opções.

O importante mesmo é que essa oportunidade seja usada para que você demonstre, para o seu cliente, o quanto sua mercadoria pode impactar, positivamente, na vida dele.

Além disso, é sempre bom falar dos diferenciais da sua empresa. Por exemplo, se o cliente está falando com você através de um número 0800 demonstre o quanto isso é vantajoso para ele.

 

Tome as “rédeas” da conversa, sempre que necessário

Clientes irritados acreditam ter total razão em suas reclamações. Além disso, também, estão sempre convictos de conhecer o melhor caminho para se chegar à solução de seus problemas.

Tome as “rédeas” da conversa mostrando ser você a autoridade no assunto.

Direcione o consumidor, explicando os passos necessários para que tal problema seja solucionado e reafirme qual é o melhor caminho para que o cliente obtenha sucesso.

Não se esqueça que, para se estabelecer uma relação de respeito e amizade, é preciso trabalhar da maneira mais justa possível, sempre cumprindo aquilo que foi prometido para o cliente.

A segurança ao passar todas as informações necessárias para a resolução do problema do cliente contribuirá com o aumento da credibilidade da empresa.

 

A sua atitude após a ligação conta muito

Se o atendimento telefônico foi complicado e estressante, cobre menos de você e pare um instante para tomar uma água e respirar, afinal, você também é humano, certo?

Antes de reiniciar seu trabalho, avalie os pontos fortes e fracos do contato anterior: O que saiu errado? Foi despreparo seu ou irritação demais da parte do cliente? Como você pode melhorar numa próxima ligação parecida como esta?

De tudo podemos, e temos, que tirar um aprendizado. Melhorar o atendimento telefônico de sua empresa é estritamente necessário.

 

Problemas são oportunidades

Mas, como conquistar clientes? Através de oportunidades que, inúmeras vezes, são os problemas trazidos até você.

O livro “Problemas? Oba!” de Roberto Shinyashiki trás bons exemplos sobre a realidade de se transformar grandes problemas em excêntricas oportunidades. A ideia central é de que você, empreendedor, seja a solução num mundo em que há inúmeros problemas.

Com toda certeza, você, caro leitor, já encontrou um grande problema pelo caminho e, posteriormente, descobriu que ele era, na verdade, uma grande chance para crescer e evoluir. Por isso devemos sempre ficar de olhos abertos para identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional

Post publicado por Equipe FaleMais em 12/02/2016 | Atendimento e SAC

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