Voip na hotelaria: invista nesta tecnologia e economize!

voip

Você sabia que pode investir em Voip para toda a estrutura da sua pousada e hotel? Tanto a comunicação interna quanto a externa podem ser aperfeiçoadas com o uso dessa tecnologia, sem que para isso você precise desfalcar o orçamento financeiro.

Portanto, no post de hoje vamos entender como é possível utilizar Voip na hotelaria, e, ao mesmo tempo, economizar com as chamadas telefônicas!

O que é Voip

O Voip uma sigla de abreviação para “Voz sobre IP” e quer dizer na prática o ato de fazer e receber ligações telefônicas através da internet.

Para conhecer todas as características de funcionamento do Voip e como ele se difere da telefonia convencional, leia esse post aqui.

Os recursos necessários para o Voip funcionar no setor de hotelaria

– Conexão de internet (rede pública ou rede corporativa);

– Um pacote Voip contratado em uma operadora;

– Computadores e/ou dispositivos móveis para a equipe;

– Software ou aplicativo que será instalado nos dispositivos para que o sistema funcione;

– Opcionais: adaptadores ATA para os telefones analógicos que o hotel já possui (caso não queira investir em novos equipamentos) e telefones IP (aparelhos de telefones mais modernos e com uma série de funções que já vêm adaptados para a telefonia Voip).

Na prática, portanto, a quantidade de equipamentos (dispositivos móveis e telefones) dependerá do tamanho do hotel e da estrutura que ele já possui.

E isso é uma grande vantagem, já que deu para perceber que não será preciso substituir completamente a estrutura telefônica da empresa – a menos que se queira. Dá para utilizar Voip com adaptadores e também com os notebooks e smartphones que o hotel já possui.

As vantagens do Voip na hotelaria

 

Para o hotel

– Tarifas mais baratas: o minuto das ligações de Voip pode ser até 70% menor em comparação à telefonia convencional. Aqui na FaleMais, por exemplo, as ligações custam apenas R$ 0,08 o minuto para fixo e R$ 0,28 o minuto para telefone móvel (verifique alterações no valor no momento em que você está lendo este post).

– Planos personalizados: aqui na FaleMais customizamos planos e pacotes para redes hoteleiras que têm um alto tráfego de ligações e precisa reduzir ainda mais as tarifas.

– Recursos profissionais: com a integração de um PABX virtual, a telefonia Voip do seu hotel passa a contar com vários recursos, tais como: gravação de chamadas, secretária eletrônica, menu automático, fila de espera com áudio personalizado, encaminhamento de chamadas e videochamadas.

– Ligação gratuita entre os ramais: imagine os ramais dos quartos e dos setores se comunicando gratuitamente (incluindo entre os ramais de outras filiais)? Economia na certa!

– Integração para melhorar a gestão de clientes: dá para integrar o PABX Virtual com softwares de gestão, como CRM e ERP, para otimizar ainda mais o atendimento aos hóspedes.

– Acompanhamento do histórico de chamadas em tempo real: o painel de controle do Voip é bem intuitivo e nele você tem acesso aos dados gerados em tempo real, para acompanhar o quanto está sendo gasto e o tempo das chamadas para aparar as arestas e melhorar o atendimento, gerando relatórios para a gestão.

– Comunicação externa: com o Voip, a comunicação externa com os hóspedes e potenciais hóspedes é otimizada por conta da automatização de vários processos. Quando o cliente liga para o hotel, por exemplo, ele o menu automático o encaminha direto ao ramal que ele precisa, sem falar que é possível configurar a confirmação de reservas de modo automático, sem precisar esperar por atendimento.

– Número 0800 Virtual: com o Voip, as empresas também podem investir em um número 0800 Virtual para aperfeiçoar o SAC do hotel, gerando mais uma vantagem competitiva no mercado.

Para os clientes do hotel

– Atendimento personalizado: com o Voip integrado ao software contendo o histórico do cliente, o hotel pode oferecer um atendimento personalizado de acordo com suas preferências, bem como oferecer pacotes e promoções que vão de encontro às suas necessidades.

– Ligação telefônica mais rápida: ao ligar para o hotel, o hóspede pode ter acesso a um menu automático com as opções numéricas para ele escolher em qual ramal deseja falar – além de ter a opção de confirmar sua reserva de forma automática, diminuindo o tempo de atendimento e aumentando sua experiência de compra.

– Espera personalizada: ao optar por falar com um atendente do hotel, o cliente pode aguardar na fila de atendimento, e, nesse tempo (que precisa ser curto, é claro), receber ofertas e promoções especiais de estadia, aumentando o interesse dele.

– Realização de conferências: com o Voip, é possível fazer várias ligações telefônicas ao mesmo tempo, proporcionando aos seus hóspedes a opção de incrementar os serviços de sala de conferência, já que será possível até realizar videochamadas simultâneas durante reuniões e eventos. No final das contas, isso eleva o ticket médio do faturamento do hotel.

Viu como o Voip pode elevar a qualidade do atendimento telefônico do seu hotel, e, ao mesmo tempo, fazer a empresa economizar?

Então confira aqui todos os pacotes e planos Voip que a FaleMais oferece. Todos sem burocracia e sem multa por cancelamento. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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