Sua empresa realmente possui um atendimento telefônico profissional?

atendimento telefonico

Ter um atendimento telefônico profissional é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. 

 

E é justamente nesse ponto que muitas empresas erram. Pelo fato de estarmos plenamente inseridos na era digital e com toda a diversidade de canais de atendimento ao cliente, muitas acabam deixando o atendimento telefônico de lado.

 

Mas você já notou como as empresas que mais vêm se destacando no mercado é porque também oferecem essa linha direta para o cliente falar com a marca? Quando todos os recursos se esgotam, é pelo telefone que o cliente espera que seu problema seja resolvido. 

 

Portanto, vamos descobrir neste post se o seu negócio realmente possui um atendimento telefônico profissional – e como mudar essa situação, caso precise.

Ter um roteiro é primeiro passo para o atendimento telefônico profissional

Para profissionalizar o seu atendimento via telefone, é preciso padronizar a forma como a equipe atende os clientes. E a melhor maneira de fazer isso é criando um roteiro, também chamado de script. 

 

Assim, você garante que qualquer pessoa que ligue para sua empresa será atendida da mesma forma, independentemente do funcionário que estiver do outro lado da linha. 

 

O roteiro de atendimento telefônico deve prever os mínimos detalhes, tais como:

 

  • a saudação que o atendente dá ao cliente;
  • as perguntas que devem ser feitas;
  • o tempo máximo de espera na linha;
  • e até para quem as ligações devem ser encaminhadas.

 

Neste post aqui, confira como montar o seu script de vendas (e de outros procedimentos) passo a passo!

A proatividade faz a diferença no atendimento telefônico profissional

Muitas empresas passam para o cliente a impressão de que seu atendimento telefônico não é profissional simplesmente porque seus atendentes não mostram disposição em ajudar a pessoa que está ligando. 

 

Para ter um atendimento de qualidade, é importante contar com um time que tenha boa vontade em servir o cliente e buscar solucionar suas questões da melhor forma possível. É preciso treinar a sua equipe para um atendimento telefônico profissional.

 

A pessoa com quem ele quer falar não está disponível? O recado deve ser anotado para que a ligação possa ser retornada. 

 

O atendente não sabe como resolver determinado assunto? É importante buscar a solução ou a pessoa certa para atender o cliente da melhor forma possível naquela questão. 

 

Essa simples medida e disposição certamente é um diferencial competitivo importante para os negócios. Pessoas ainda gostam de resolver suas demandas com pessoas que se importam com elas

Um bom serviço de telefonia é essencial

Ter um serviço de telefonia que atenda às demandas da empresa e dos seus clientes faz a diferença. 

 

Por isso, avalie se o sistema que você utiliza permite que sua equipe realize um bom trabalho com agilidade, eficiência e menos chance de erros. 

 

Quer um exemplo? O seu atendimento telefônico profissional oferece recursos que facilitam o trabalho dos atendentes e a experiência do cliente? 

 

Exemplos de recursos essenciais:

 

  • Ramais: para que o cliente fale com a pessoa que realmente possa orientá-la;
  • Menu de autoatendimento (URA): no qual o cliente já consegue resolver algumas demandas sozinho ou ser encaminhado para o setor responsável;
  • Gravação de chamadas: elas servem o treinamento da equipe e também para resolver demandas importantes. 
  • Integração com CRM: para que o atendente já tenha em mãos todo o histórico do cliente, agilizando o atendimento. 

 

Esses são alguns exemplos. Mas existem outros recursos que certamente ajudam no atendimento telefônico profissional.

 

E não pense que é caro investir em tudo isso! Hoje em dia, todas as empresas podem contar com a telefonia Voip.

 

Com o Voip, todas as ligações são realizadas e recebidas 100% pela internet, o que torna os custos até 60% menores em relação à telefonia móvel ou analógica.

 

Além disso, esses recursos profissionais são obtidos por meio do PABX Virtual, que funciona totalmente em nuvem, transformando a sua empresa em uma verdadeira central de atendimento otimizada, produtiva e proativa.

Quer saber mais detalhes? Então no próximo post, descubra por que as pequenas empresas precisam urgentemente de um PABX Virtual para tornarem o seu atendimento telefônico profissional.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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