Descubra os benefícios do VoIP para empresas no Brasil

Foto do Brasil com a frase "O VoIP no Brasil".

Não é de agora que temos o casamento entre a telefonia e a internet, que resultou na telefonia Voip no Brasil. Uma união que confere ao usuário mobilidade e principalmente economia.

 

Mas nem sempre o Voip funcionou corretamente. No início de sua implementação, ainda sofríamos com instabilidades de conexão e baixa qualidade de áudio. Mas à medida em que a internet banda larga avançava, o Voip também foi se aperfeiçoando.

 

Hoje, podemos dizer que o Voip no Brasil funciona corretamente – mas é preciso escolher o plano certo, uma operadora de credibilidade e os equipamentos certos. 

 

Dito isso, se você também fazer a portabilidade do seu número empresarial para um número Voip, confira tudo o que precisa para que o sistema funcione corretamente!

1. Acerte na escolha da internet banda larga

Como dissemos, a telefonia Voip no Brasil já foi muito criticada por ter ligações de baixa qualidade e delay. 

 

Esse mau desempenho, no entanto, não se relaciona a tecnologia em si, mas ao suporte que ela precisa para funcionar da melhor forma. 

 

Por isso, se você pensa em implantar a telefonia Voip em sua empresa, precisa se certificar junto a sua operadora que ela lhe forneça a velocidade de internet necessária para que você tenha a melhor qualidade em telefonia possível.

 

A telefonia voip no Brasil geralmente necessita de 30 a 80 kbps (quilobytes por segundo) dedicados de velocidade por ligação. 

 

Essa velocidade dedicada garante que os dados sejam transmitidos sem interrupções ou atrasos, proporcionando uma qualidade de conversa muito boa ou até melhor do que a telefonia tradicional.

 

Os planos de internet vendidos pelas operadoras geralmente possuem uma porcentagem de garantia de velocidade em contrato. Se essa velocidade mínima garantida ficar dentro dos padrões de velocidade que falamos acima (30 a 80 kbps) significa que você poderá usar Voip sem problemas.

 

Mas o que significa exatamente 30 a 80 kbps dedicados por ligação?

 

Vamos supor que a sua empresa tenha 20 colaboradores que precisam ligar e receber chamadas via Voip ao mesmo tempo. Cada uma dessas ligações precisará de 30 a 80kbps para que funcionem corretamente.

 

Então, 20 ligações simultâneas x 80 kbps = 1.600 kbps de velocidade da internet sendo utilizadas no total.

 

Saiba que 1 MB (megabyte) de internet é igual a 1.024 Kb (quilobytes). Então, no fim das contas, ao fazer uma simples conta de regra de 3, chegamos ao resultado de 1,56 MB. 

 

Ou seja: para que você consiga realizar 20 ligações Voip simultaneamente, precisará de 2MB de internet dedicados a elas. Nada difícil, não é mesmo?

 

Portanto, atenção na escolha da banda larga para o uso da tecnologia Voip no Brasil.

2. Utilize telefones IPs, ATAs com QoS ou outros dispositivos para as ligações 

Além de uma banda larga de qualidade, o Voip no Brasil funciona corretamente com os dispositivos certos para as ligações. Existem algumas opções:

 

  • Telefones IPs;
  • Telefones comuns com adaptadores ATAs com QoS;
  • Dispositivos de acesso à internet (computadores, tablets e smartphones).

 

Os telefones IPs são aparelhos com recursos de conexão à internet que permitem o funcionamento da tecnologia Voip no Brasil. 

 

Seu diferencial é que sua aparência é muito semelhante a um telefone convencional e eles se conectam diretamente na internet, sem necessidade de um computador ficar ligado.

 

Já os telefones convencionais necessitam do ATA (Adaptador Telefônico Analógico), que é um aparelho semelhante a um modem que digitaliza os dados das ligações, transformando-as em ligações Voip.

 

Além do ATA, o recurso de QoS faz um gerenciamento otimizado da internet, separando uma parte dela para ser usada apenas pelo Voip – e não por outros serviços e aplicações. Dessa forma a qualidade tende a ser muito melhor.

 

Entre todas essas opções, empresas que acabaram de investir em modernização de equipamentos acham mais viável o uso de adaptadores ATA, pois reduz impactos de adaptação e especialmente, custos.

 

No entanto, todas as três opções garantem o funcionamento correto do Voip no Brasil. 

3. Priorize o uso do codec G729 para melhor performance

O codec G729 é um algoritmo que ajuda a descompactar o sinal de áudio digital. Quando ele é aplicado ao Voip, comprime os dados do áudio, reduzindo a banda larga. 

 

Por exemplo: se antes você precisava de 70 kbps dedicados, pode passar a utilizar 30 kbps sem perder a qualidade das ligações. 

 

O algoritmo também possui recursos de detecção de atividade de voz e conversas, além de uma tecnologia que opera durante a comunicação para melhorar os sons de fundo e ausência de som.

 

Resumindo: o Codec G729 é ideal para o Voip no Brasil, pois une qualidade de áudio com uma banda larga não muito rápida. Assim, a qualidade da comunicação não é perdida mesmo se a internet não estiver muito rápida. 

 

Esse codec é essencial para o bom funcionamento do Voip em conexões wireless, wi-fi, 4G ou satélite.

4. Escolha uma operadora Voip no Brasil com qualidade de áudio HD

Acerte na escolha! Uma operadora Voip bem equipada vai lhe proporcionar uma telefonia com áudio em alta definição (HD), garantindo que você tenha a melhor qualidade de voz possível. Você nem vai perceber a diferença entre o telefone convencional e o Voip – exceto pela grande economia que o Voip vai te oferecer!

 

Além disso, telefonia Voip é um recurso sensível onde qualquer falha de performance pode ser percebida. Portanto, é essencial escolher uma operadora Voip que tenha toda a sua estrutura no Brasil. Assim, é possível ter certeza de melhor qualidade, estabilidade e performance.

5. Teste a qualidade do Voip antes de contratar

Por todos os quesitos citados aqui, é fundamental que você teste o Voip na sua empresa antes de contratar. 

 

Isso vai lhe possibilitar testar sua conexão de internet, sua estrutura de rede e verificar que plano e uso melhor se enquadram para a realidade do seu negócio. 

É possível realizar testes gratuitos, sem compromissos em seu smartphone, computador ou equipamento.

 

Nesse caso, a FaleMais te convida a testar gratuitamente a qualidade do Voip por 7 dias, sem compromisso. Neste link aqui você confere todos os detalhes e testa agora mesmo!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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