Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Voip no Brasil: Como fazer funcionar corretamente?

Voip no Brasil: Como fazer funcionar corretamente?

Nosso país é atrasado em tudo! Garanto que você já ouviu esta afirmação antes, não é mesmo? Mas essa é uma afirmação um tanto quanto verdadeira.

Falta de incentivo na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias por parte do governo, carência de recursos, infraestrutura precária das operadoras de telefonia e internet, receios dos usuários com novas ferramentas, entre outros fatores, afetam negativamente a adoção de novas tecnologias que dependem dessas estruturas. O Voip é um exemplo disso.

Esse bombardeio de empecilhos tem causado, não raras vezes, a marginalização do uso do VoIP no Brasil, uma tecnologia cada vez mais indispensável para empresas. Assim, torna-se muito comum a descrença dos céticos no potencial da telefonia VoIP, pois a experiência de uso acaba sendo péssimo logo de início. E todos nós sabemos que a primeira impressão é a que fica.

Não é de agora que temos o casamento entre a telefonia e a internet, que resultou na Telefonia VoIP. Uma união que confere ao usuário mobilidade e principalmente economia.

Mas fazer o voip no brasil funcionar bem, não é tão simples assim. Dito isso, nós vamos te dar algumas dicas simples para lhe ajudar nessa tarefa.

 

Telefonia VoIP: é complicado começar a usar?

Milhares de empresas têm migrado para o uso dessa tecnologia que juntou telefonia com internet, criando um recurso de transmissão de voz sobre IP a partir de uma conexão de rede. Uma forma de melhorar a comunicação interna e externa nos negócios e uma excelente ferramenta de redução de custos.

Contudo, essa migração não é tão simples e os resultados podem não ser os esperados, se você não tomar alguns cuidados. Uma conexão de internet ruim e uma estrutura de TI inadequada – muito comum nas empresas - podem atrapalhar o bom desempenho da sua telefonia VoIP.

Como driblar essa situação e explorar essa ferramenta tão útil?

 

Acerte na escolha da Banda Larga

A telefonia VoIP foi muito criticada por ter ligações de baixa qualidade e delay. Esse mal desempenho, no entanto, não se relaciona a tecnologia, mas ao suporte que ela precisa para funcionar da melhor forma. Se você pensa em implantar a telefonia VoIP em sua empresa, precisa se certificar junto a sua operadora que ela lhe forneça a velocidade de internet necessária para que você tenha a melhor qualidade em telefonia possível.

A telefonia voip, geralmente necessita de 30 a 80kbps dedicados de velocidade por ligação. Essa velocidade dedicada, garante que os dados sejam transmitidos sem interrupções ou atrasos, proporcionando uma qualidade de conversa muito boa ou até melhor do que a telefonia tradicional.

Os planos de internet vendido pelas operadoras geralmente possuem uma porcentagem de garantia de velocidade em contrato. Se essa velocidade mínima garantida ficar dentro dos padrões de velocidade que falarmos acima (30 a 80kbps) significa que poderá usar voip sem problemas.

Portanto, atenção na escolha da banda larga para o uso da tecnologia voip.

 

Usar telefones IPs ou ATAs com QoS pode ser uma ótima alternativa

Por quê? Os telefones IPs são aparelhos com recursos de conexão à internet, que permitem o funcionamento de sua tecnologia VoIP. Seu diferencial é que sua aparência é muito semelhante a um telefone convencional e eles se conectam diretamente na internet, sem necessidade de um computador ficar ligado.

O recurso de QoS faz um gerenciamento otimizado da internet, separando uma parte da internet para ser usada APENAS pelo Voip e não por outros serviços e aplicações. Dessa forma a qualidade tende a ser muito melhor.

Empresas que acabaram de investir em modernização de equipamentos acham essa opção muito viável, pois reduz impactos de adaptação e especialmente, custos; além de ser muito mais conveniente na forma de usar.

 

Priorize o uso do codec G729 para melhor performance

O codec G729 confere ao usuário da telefonia VoIP melhor qualidade de voz, pois define um padrão de dados, faz menos uso da banda larga e opera com kbit/s que variam para melhorar a qualidade do som, além de possuir recursos de detecção de atividade de voz e conversas e uma tecnologia que opera durante a comunicação para melhorar os sons de fundo e ausência de som.

Resumindo, o Codec G729 é ideal pois junta qualidade de audio com uma banda larga não muito rápida. Assim a qualidade da comunicação não é perdida mesmo se a internet não estiver muito rápida. Esse codec é essencial para o bom funcionamento do voip em conexões wireless, wi-fi, 3G ou satélite.

 

Escolha uma operadora VoIP com qualidade de áudio HD

Acerte na escolha! Uma operadora bem equipada vai lhe proporcionar uma telefonia com áudio em alta definição (HD), garantindo que você tenha a melhor qualidade de voz possível. Você nem vai perceber a diferença entre o telefone convencional e o VoIP. Exceto pela economia que a Telefonia VoIP vai lhe oferecer!

Além disso, telefonia voip é um recurso sensível onde qualquer falha de performance pode ser percebida. Portanto é essencial escolher uma empresa ou operadora voip que tenha toda a sua estrutura de no Brasil. Assim é possível ter certeza de melhor qualidade, estabilidade e performance.

 

Teste antes de contratar

Por todos os quesitos citados aqui, é fundamental que você teste o VoIP na sua empresa antes de contratar. Isso vai lhe possibilitar testar sua conexão de internet, sua estrutura de rede e verificar que plano e uso melhor se enquadram para a realidade do seu negócio. É possível realizar testes gratuitos, sem compromissos no seu Smartphone, computador ou equipamento.

Portanto, em qualquer caso, é essencial fazer os testes e validar se a telefonia voip terá uma boa performance na estrutura de informática atual da sua empresa.

 

Evite conexões 3G para usar seu VoIP

A tecnologia 3G é excelente para estarmos sempre conectados, mas no Brasil seu funcionamento ainda deixa a desejar. O motivo?  O Brasil tem uma estrutura de telefonia móvel muito ruim, faltam torres, sobram chips. Esse cenário acaba acarretando uma conexão lenta e falha, que vai refletir diretamente no desempenho de seu VoIP.

É lógico que em alguns locais é possível ter sucesso completamente fazendo uma ligação via voip usando o 3g. Mas novamente, é preciso sempre testar.

E você? Será que a telefonia VoIP vai funcionar na sua empresa? Não fique com a dúvida! Faça um teste grátis, sem compromisso com a FaleMais Voip e descubra você mesmo como essa tecnologia vai trazer vantagens para sua empresa e suas finanças.

Post publicado por Equipe FaleMais em 23/02/2016 | Telefonia Voip

Não deixe de ler também...

Número virtual: o que é e quais as vantagens para empresas?

Número virtual: o que é e quais as vantagens para empresas?

Cortar custos: Essa tem sido a principal lei dentro de uma empresa. Ter um núm...

Conheça os tipos de PABX e escolha o melhor para sua empresa

Conheça os tipos de PABX e escolha o melhor para sua empresa

A comunicação é um fator fundamental para o sucesso de qualquer ...

A Terminação de Voz via Voip como estrátégia de Qualidade.

Existe uma demanda muito grande de qualidade no mercado de Voip dentro do Brasil....

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis