Como funciona a lista “Não Me Perturbe” e como se inscrever

Há tempos, a crescente quantidade de ligações de telemarketing tem incomodado muitos consumidores – e provocado reputações negativas por parte das empresas. Para combater esse problema, foi criada a lista “Não Me Perturbe“. 

Este serviço permite que os consumidores evitem ligações indesejadas de empresas de telemarketing das operadoras parceiras da lista. 

Por isso, vamos entender melhor o que é, como funciona, os tipos de ligações que podem ser bloqueadas, como as empresas são obrigadas a seguir essa lista e como se inscrever.

O que é a lista “Não Me Perturbe”?

O “Não Me Perturbe” é um serviço gratuito criado e administrado por operadoras de telecomunicações que permite aos consumidores cadastrarem seus números de telefone para não receberem ligações de telemarketing.

É importante dizer que o bloqueio das ligações é feito apenas de empresas e bancos que estejam cadastrados no serviço Não Me Perturbe. 

Esta iniciativa surgiu como uma medida para proteger os direitos dos consumidores, que muitas vezes são bombardeados por ligações indesejadas.

Leia também | Automação no atendimento ao cliente: vantagens e desafios

Quais empresas estão cadastradas na lista Não Me Perturbe?

Até o momento de produção deste post (agosto de 2024), as empresas que aderiram ao serviço Não Me Perturbe – e, por isso, não farão ligações de telemarketing aos usuários inscritos – são as seguintes:

Operadoras de telecomunicações

  • Algar Telecom;
  • Claro;
  • Vivo;
  • Tim;
  • Sercomtel;
  • Sky;
  • Oi.

Bancos e instituições financeiras

  • Agibank;
  • Ágil;
  • Banco Alfa;
  • Banco Arbi;
  • Sicoob;
  • Safra Financeira;
  • Banco Senff;
  • Banestes;
  • C6 Consig;
  • Carrefour Banco;
  • Banco da Amazônia;
  • Banco Digi+;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Master;
  • Banco Paulista;
  • Banco Pine;
  • Banco Pan;
  • BanPará;
  • Banrisul;
  • Financeira Becker;
  • Banco Bari;
  • Bradesco;
  • Banco BMG;
  • BRB Banco de Brasília;
  • BV;
  • Caixa Econômica Federal
  • Capital Consig;
  • CCB;
  • CDC;
  • Cetelem;
  • Crediare;
  • Crefisa;
  • Digio;
  • Banco Daycoval;
  • Del Bank;
  • Facta Financeira;
  • Alfa Financeira;
  • Gazin Financeira;
  • HS Financeira;
  • Banco Inter;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • NBC Bank;
  • Nubank;
  • Paraná Banco;
  • Parati;
  • Pefisa;
  • PicPay;
  • Pincred;
  • Safra;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Zema Financeira. 

Leia também | Robocalls: entenda a polêmica e se vale a pena utilizar no call center

Como funciona a lista “Não Me Perturbe”?

Quando um consumidor se inscreve na lista “Não Me Perturbe”, seu número de telefone é adicionado a um banco de dados acessível às empresas de telemarketing cadastradas no serviço. 

Essas empresas são legalmente obrigadas a consultar a lista antes de realizar chamadas de marketing. Se o número do consumidor estiver na lista, a empresa não pode fazer a ligação.

O funcionamento é simples:

  1. O consumidor cadastra seu número na lista.
  2. As empresas de telemarketing acessam periodicamente a lista.
  3. Antes de fazer uma ligação, a empresa deve verificar se o número está na lista.
  4. Se o número estiver na lista, a empresa não pode ligar.

Os tipos de ligações bloqueadas (e não bloqueadas) pelo Não Me Perturbe

A lista “Não Me Perturbe” bloqueia principalmente ligações de telemarketing, que são aquelas realizadas por empresas para promover produtos ou serviços

No entanto, existem alguns tipos de ligações que não são bloqueadas, como:

  • ligações de entidades filantrópicas ou sem fins lucrativos;

ligações de pesquisas de opinião pública;

  • ligações de cobrança de dívidas.

Estas exceções existem porque são consideradas de interesse público ou necessário para o cumprimento de obrigações legais e contratuais.

Leia também | Gravar ligações dos clientes é permitido? Entenda!

Passo a passo: como se inscrever na lista Não Me Perturbe

Para parar de receber ligações de telemarketing das empresas cadastradas, siga este passo a passo simples para se inscrever na lista “Não Me Perturbe”:

  1. Entre no site oficial do “Não Me Perturbe”.
  2. Clique em “Cadastrar”.
  3. Preencha seu nome, sobrenome, CPF e clique em “Prosseguir”.
  4. Preencha seu e-mail dos dois campos e clique em “Prosseguir”.
  5. Caso não tenha e-mail, basta escolher as outras opções de cadastro (telefone celular ou telefone fixo).
  6. Crie uma senha com no mínimo 8 caracteres.
  7. Marque a opção “Não sou robô” e clique em “Prosseguir”.
  8. Faça a validação do e-mail ou telefone cadastrado seguindo os passos da tela.
  9. Entre com o seu login e senha de cadastro.
  10. Clique em “Novo Bloqueio”.
  11. Preencha seu nome completo e o seu número de telefone.
  12. Marque todas as empresas que você deseja bloquear o recebimento de ligações de telemarketing.
  13. Clique em “Enviar”. 

Pronto! O bloqueio pode levar até 30 dias corridos para ser efetivado, contados da solicitação. Durante este tempo, é possível que você ainda receba ligações relativas a telemarketing. 

E então? Gostou de saber que existe esse tipo de serviço? Preparamos um post com Tudo sobre as novas medidas da Anatel que você precisa saber – sendo você uma pessoa física ou pessoa jurídica. 

FAQ: Perguntas frequentes

Quanto tempo demora para o Não Me Perturbe começar a funcionar?

Após se inscrever na lista “Não Me Perturbe”, o prazo para que as empresas de telemarketing parem de ligar é de até 30 dias. Este tempo é necessário para que todas as empresas atualizem suas bases de dados com as novas informações.

Como saber que a inscrição foi bem-sucedida?

Você receberá uma confirmação por e-mail ou SMS após completar o cadastro. Este é um indicativo de que seu número foi registrado com sucesso na lista “Não Me Perturbe”.

E se eu continuar recebendo as ligações indevidas?

Caso continue recebendo ligações de telemarketing após o prazo de 30 dias, registre uma reclamação no próprio site Não Me Perturbe (no menu “Entre em Contato”). 

Como cancelar a inscrição?

Se, por algum motivo, você desejar remover seu número da lista “Não Me Perturbe”, basta acessar o site oficial, entrar na sua conta e seguir as instruções para cancelar a inscrição. Este processo é simples e pode ser feito a qualquer momento.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!