Robocalls: atenda seu cliente melhor com Tecnologia VoIP

Foto de um prato de macarrão com o texto "Integração com CRM".

Neste conteúdo, vamos falar sobre um tema polêmico, mas que precisa ser discutido: os robocalls. 

Com a evolução tecnológica, certamente surgiram soluções que automatizam e otimizam o atendimento telefônico das empresas. E, dentre as inovações, as ligações feitas de forma totalmente automáticas representaram um passo importante.

No entanto, nos últimos tempos, sabemos que os clientes vêm travando guerras contra os robocalls – e com razão. Muitas empresas fazem uso indevido dessa tecnologia, tirando o sossego das pessoas e importunando-as com as chamadas automáticas o dia inteiro.

Porém, agora vamos falar com você, empreendedor: é possível utilizar os robocalls para otimizar o atendimento. Com as boas práticas de uso, o seu cliente não terá reclamações a fazer quanto a essa tecnologia.

Portanto, continue a leitura para falarmos sobre esse tema!

O que são robocalls?

Robocalls são softwares de discagem que realizam ligações automáticas para centenas de milhares de números de telefone ao mesmo tempo.

Ao atender, o usuário pode ouvir uma voz humana pré-gravada ou uma voz robotizada, com uma mensagem destinada à pessoa que atender.

Com isso, empresas conseguem otimizar o atendimento telefônico, já que os robocalls podem, por exemplo:

  • – informar dados úteis a clientes e potenciais clientes;
  • – realizar lembretes de compromissos (como uma consulta, o check-in de um voo ou hotel, etc.);
  • – lembrar sobre vencimentos de faturas. 

Até aí, tudo bem, não é mesmo? O problema é que tecnologias que facilitam a vida dos usuários também podem ser utilizadas para ações criminosas ou, ainda, podem ser feitas de qualquer maneira – gerando uma série de transtornos às pessoas. 

Por que os robocalls são polêmicos?

Os robocalls viraram alvo de polêmicas no Brasil e também pelo mundo simplesmente porque eles incomodam.

No caso, muitas empresas utilizam esse software de modo abusivo, importunando as pessoas dia e noite com aquelas ligações que, muitas vezes, ficam mudas e caem.

Além disso, os robocalls também vêm sendo utilizados para práticas criminosas, como tentativas de golpe.

Por esse motivo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou expedindo uma medida cautelar –  o Despacho Decisório nº 160/2022 – para a diminuição das ligações de robocalls por parte das empresas, principalmente as que realizam 100 mil ligações diárias ou até mais. A empresa pode ser bloqueada por um determinado período até se adequar. 

Leia também: O que é e como funciona o Código 0303 do telemarketing.

Como prestar um bom atendimento telefônico para os clientes?

É possível prestar um atendimento telefônico de qualidade, mesmo que os clientes estejam cansados dos robocalls.

Na verdade, eles são interessantes apenas quando você tem uma carteira muito grande de clientes e se atuar em determinado nicho de mercado que seja interessante enviar ligações automáticas.

Exemplos do que você pode fazer com os robocalls:

  • – enviar lembretes de vencimentos de contas;
  • – cobrar dívidas em aberto;
  • – notificações sobre voos;
  • – lembretes de consultas médicas, odontológicas, etc.;
  • – aviso para comprar produtos e serviços que estejam na hora de renovar.

No entanto, também existem outras formas de enviar todas essas mensagens, como por aplicativos de mensagens e até SMS, por exemplo. Por isso, avalie bem se robocalls realmente são necessários para o seu negócio, tendo em vista toda essa polêmica e a decisão da Anatel.

E atenção: é importante estar em dia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse caso, sempre pegue a autorização expressa do seu cliente ou potencial cliente para realizar ligações, ok? 

Quer uma dica melhor? Invista na tecnologia Voip para o seu atendimento telefônico. Ela possibilita fazer e receber ligações totalmente pela internet, além de contar com uma série de funcionalidades, como:

  • – menu de autoatendimento (URA);
  • – espera telefônica com música;
  • – correio de voz;
  • – gravação de ligações;
  • – integração com o CRM;
  • – transferência entre ramais.

No próximo post, entenda como funciona a telefonia Voip, também chamada de telefonia Cloud, a tecnologia mais moderna e com mais vantagens para sua empresa!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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