Ligação on-line: como funciona e como efetuar com qualidade

ligação on-line

Você dirige uma empresa e precisa modernizar o atendimento telefônico? Então saiba que uma ótima solução é investir em ligação on-line, que pode, inclusive, tornar essa tarefa mais econômica para o seu negócio. 

Como o próprio nome diz, trata-se de sistema que utiliza a internet para fazer e receber ligações – essa tecnologia recebe o nome de Voip e ela vem substituindo a telefonia analógica tanto em pequenos negócios quanto em grandes corporações.

Entenda melhor sobre esse assunto no post de hoje.

Como funciona e as vantagens de investir em ligação on-line

Bom, é preciso entender como hoje é possível realizarmos e recebermos ligações pela internet.

Atualmente, dá para conversarmos via áudio e também via vídeo por meio de vários aplicativos específicos, como Facebook Messenger, WhatsApp, Skype e etc. 

Para fazer uma ligação on-line, todos esses aplicativos funcionam da mesma maneira: por meio da tecnologia Voip, que significa Voice Over Internet Protocol.

No Voip ocorre a captura da nossa voz (que até então era transmitida de forma analógica) e a transforma em pacote de dados. Esses pacotes podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Ou seja, pela Internet. 

Ok, mas e quanto às vantagens? Por que uma empresa, por exemplo, substituiria a ligação analógica pela ligação on-line por meio do Voip? Eis alguns motivos:

  • A conta de telefone fica mais barata em comparação com a telefonia analógica.
  • Na ligação on-line, as chamadas entre ramais são feitas de forma gratuita.
  • O investimento a ser feito para modernizar a telefonia na empresa é baixo, já que é possível utilizar os computadores ou os aparelhos de telefone que ela já possui.
  • A ligação on-line deixa a empresa com mais mobilidade, ainda mais se ela investe em funcionários remotos ou vendedores externos que necessitam se comunicar de forma rápida e econômica.
  • Com a popularização da ligação on-line, as empresas passam a ter acesso a vários recursos profissionais que antes eram possíveis apenas a grandes corporações, tais como: PABX em nuvem, menu automático de atendimento, espera personalizada, número 0800, números virtuais, etc.

Quais são os requisitos necessários para que uma empresa tenha Voip de qualidade?

Bom, antes de responder a essa dúvida, talvez você possa ter outra: “Já que existem tantos aplicativos gratuitos pela Internet, por que uma empresa precisa investir em Voip pago?”.

Por vários motivos – e dois se destacam:

  1. Não é nada prático para uma empresa, já que para ligar via WhatsApp, por exemplo, o cliente também precisaria ter WhatsApp instalado. No Voip pago, dá para fazer ligação on-line normalmente para telefones analógicos e todos os demais dispositivos móveis.
  2. A empresa fica sem o acesso a recursos profissionais, transmitindo uma ideia de amadorismo para seus clientes e fornecedores. Aliás, a sua equipe fica bem mais produtiva quando a empresa disponibiliza um menu automático para o cliente ser direcionado exatamente ao ramal que ele deseja falar, não é mesmo?

Neste post aqui a gente explica melhor sobre esse assunto. 

Voltemos aos requisitos básicos. Como fazer uma ligação on-line de qualidade utilizando a telefonia Voip? Vejamos:

  • Antes de tudo, a empresa precisa investir em uma internet de qualidade para que a ligação on-line seja satisfatória e sem picotes – recomendamos que ela tenha, no mínimo, uma velocidade de 400 kbps (quilobytes por segundo) de upload e de download. 
  • Ter dispositivos com acesso a essa internet, que podem ser os próprios computadores que a empresa já tem. Além deles, invista em fones de ouvido com microfone ou headsets para melhorar a experiência de fala e audição.
  • A ligação on-line por meio de Voip funciona com um aplicativo ou software específico (chamado de softphone) que é instalado no dispositivo. Ele será o painel de controle por onde as ligações serão feitas e recebidas. 
  • Então, basta configurar um plano Voip específico para empresa – saiba mais aqui

Pronto! Outra vantagem de fazer ligação on-line com a tecnologia Voip é que se você já tiver investido na compra de telefones analógicos, não tem problema: basta adquirir adaptadores ATA para que o sinal se transforme em digital.

E então, o que achou? Agora é hora de complementar esse assunto conhecendo 5 sinais de que a sua empresa precisa urgente de investir em Voip. Até a próxima!

 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!