Telefonia Voip: aprenda a se destacar da concorrência

A telefonia Voip é uma tecnologia que vem de encontro à intensa transformação digital dos últimos anos. Por essa razão, ela se torna uma ferramenta indispensável para as empresas.

Poder realizar e receber chamadas via internet proporciona uma série de vantagens, que tornam o atendimento ao cliente mais profissional, acessível e com um excelente custo-benefício.

Mas como utilizar essa tecnologia para se destacar da concorrência? Continue a leitura para descobrir tudo sobre a telefonia Voip!

O que é telefonia Voip?

A telefonia Voip nada mais é do que a tecnologia responsável por fazer e receber ligações totalmente pela internet. Aliás, a sigla Voip significa Voz sobre Protocolo de Internet (Voice over internet protocol). 

Aquela chamada de áudio ou vídeo via WhatsApp ou Skype, por exemplo, utiliza a tecnologia Voip. Basta uma conexão de internet, os respectivos aplicativos e os dispositivos móveis para que a chamada seja realizada.

Mas para as empresas, é necessário contratar serviços de telefonia Voip profissionais. Isso permite que elas realizem o atendimento ao cliente sem que ele precise ter o mesmo aplicativo para uso – o que facilita bastante a comunicação.

Além disso, o Voip específico para empresas também oferece soluções profissionais para o atendimento telefônico, conforme veremos logo a seguir aqui no post.

Para que haja a ligação via Voip, é necessário os seguintes itens:

  • conexão com a internet;
  • dispositivo para as chamadas (telefone IP, telefone convencional com adaptador, computador ou dispositivos móveis, como tablets e smartphones);
  • aplicativo que fornece o discador para as chamadas.

Veja, abaixo, uma tabela comparativa entre a telefonia tradicional e a telefonia Voip:

telefonia-voip

Quais as vantagens da telefonia Voip?

Existem vários benefícios de investir na telefonia Voip empresarial. Os principais são:

Integração com CRM

Sendo o uso do software de CRM indispensável para as empresas – já que ali está o histórico de cada cliente – poder integrar a telefonia Voip ao sistema traz ótimas vantagens.

Isso quer dizer que todas as chamadas ficam gravadas no sistema, gerando relatórios importantes para a tomada de decisão. Isso também facilita o próprio atendimento, já que o colaborador tem acesso, na mesma tela, de todos os dados importantes para a ligação. 

Acesso ao PABX Virtual

Assim como a telefonia Voip funciona totalmente em nuvem, o PABX Virtual também – o que dispensa a instalação do aparelho físico na empresa.

Com o PABX Virtual integrado ao Voip, a empresa faz a divisão da linha telefônica em diversos ramais, otimizando o atendimento ao cliente. 

Além disso, o PABX oferece uma série de recursos, tais como:

  • Gravação de Chamadas: não perca conversas importantes.
  • URAs e Menus: o cliente escolhe o departamento para falar.
  • Espera Personalizada: enquanto espera, o cliente ouve música.
  • Horários de Atendimento: configure os horários de trabalho.
  • Relatórios de Ligações: controle total em tempo real.
  • Transferência: transfira ligações para qualquer ramal.
  • Sala de Conferência: faça reunião por telefone.
  • Siga-me e Redirecionamentos: atenda ligações no seu celular.

Baixo custo das chamadas

O custo de cada chamada via Voip é muito mais barato do que na telefonia convencional. Aliás, dependendo do plano escolhido, as tarifas podem ser até mesmo gratuitas para algumas localidades.

Por isso, a empresa consegue economizar nos custos do atendimento telefônico, mas sem abrir mão de oferecer a melhor qualidade aos clientes – como a possibilidade de oferecer um número 0800 totalmente virtual, o que reduz ainda mais os custos.  

telefonia voip

Como a telefonia Voip destaca a empresa dos concorrentes?

Qualidade, mobilidade e agilidade no atendimento. É assim que a telefonia Voip destaca a empresa dos concorrentes.

Ao ligar para sua empresa, os clientes podem ter a comodidade de realizar o autoatendimento e serem transferidos para o ramal certo. Em outras palavras, o Voip melhora a experiência do cliente.

Além disso, a tecnologia fornece dados importantes para você avaliar e tomar as melhores decisões. 

Por exemplo: qual é o tempo médio de espera pelo atendimento? Qual é o tempo médio de cada atendimento? Com esses dados, a empresa consegue treinar melhor a equipe para diminuir esse tempo, aumentando a satisfação dos clientes.

Outra vantagem que destaca a sua empresa dos concorrentes é a mobilidade e a forma de atendimento. Um vendedor externo, por exemplo, pode atender às ligações de seus clientes de onde ele estiver, caso tenha conexão com a internet. Imagine, também, poder oferecer um suporte por videochamada? 

Bom, depois de tantas vantagens, está na hora de você comprovar toda a qualidade que a Telefonia Voip pode oferecer ao seu negócio.

A FaleMais te convida a testar o serviço gratuitamente por 7 dias – e sem compromisso!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
error: Content is protected !!