Qualidade de atendimento ao cliente em 8 dicas matadoras

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Para sobreviver ao mercado, uma empresa precisa zelar pela qualidade de atendimento ao cliente. 

 

Você, como microempresário, sabe que é necessário valorizar essa relação, pois o consumidor dos seus produtos e serviços representa o ativo mais importante do seu negócio. Por isso, o seu foco como empreendedor deve ser ouvir a todos

 

Para isso, separamos no post de hoje 8 dicas matadoras para melhorar a qualidade de atendimento ao cliente:

 

  1. Deixe o cliente falar e ouça com atenção;
  2. Aja com empatia;
  3. Inicie um relacionamento de longo prazo;
  4. Simplifique as respostas: seja objetivo;
  5. Seja profissional, mas sem perder a simpatia;
  6. Responsabilize-se em responder a questão do cliente;
  7. Cliente adora mimos. Não economize nos brindes;
  8. Faça pesquisas de satisfação;
  9. Dica bônus: otimize a telefonia da empresa para aumentar a  qualidade de atendimento ao cliente.

 

Vamos lá? 

1. Deixe o cliente falar e OUÇA com atenção

A maneira como você se comunica com os clientes determina como conseguirá ou não concretizar suas vendas. Neste processo, deixar o cliente falar e saber ouvi-lo com atenção é essencial.

 

Portanto, concentre-se no que os consumidores estão dizendo para que você descubra e entenda quais são suas reais necessidades. Demonstre interesse (e conhecimento) em relação ao produto ou serviço que eles estão procurando. Agindo dessa maneira, você poderá apresentar várias opções de compras e sugestões que poderão ser aceitas com mais facilidade.

 

Saiba mais: 10 dicas do que fazer e do que não fazer nas estratégias de vendas por telefone

2. Aja com empatia

Uma boa qualidade de atendimento ao cliente também significa se colocar no lugar do consumidor. 

 

Já parou para pensar que não dá para você corresponder às expectativas se não souber de fato o que os consumidores pensam e o que sentem em relação ao seu produto?

 

Quando você sente empatia pelo cliente, você tem mais propriedade para resolver o problema da maneira mais agradável possível, conseguindo se identificar com esta pessoa, saber o que ela está sentindo e como gostaria de ser atendida.

 

Infelizmente, vemos atualmente no mercado poucos profissionais que possuem o diferencial da empatia. 

 

Muitas empresas não inovam e ficam ainda presas a uma forma de marketing antiga, onde o fato de ter um bom produto já basta. Mas não basta. Se o seu concorrente também tiver um bom produto, mas também um bom atendimento, ele ganha. 

 

No entanto, se você e sua empresa desejam melhorar a qualidade de atendimento ao cliente e fidelizá-lo, demonstre sempre interesse por ele e ofereça mais do que produtos e serviços: ofereça soluções e inovações, utilizando sempre a empatia. 

3. Inicie um relacionamento de longo prazo

Todo negócio tem que querer o cliente para toda a vida. Por isso, inicie um relacionamento de longo prazo. Dessa maneira você terá frutos excelentes para sua empresa. 

 

Aliás, a criação de um relacionamento com o cliente é a base do funil de vendas. Nele, o cliente é atraído e à medida que ele vai conhecendo melhor a sua marca, o seu posicionamento e os produtos, ele vai sendo induzido a querer comprar. Isso faz toda a diferença. 

 

Leia também: Dicas essenciais para vender mais na crise

4. Simplifique as respostas: seja objetivo

Uma das melhores maneiras de manter a qualidade de atendimento ao cliente é você ser objetivo quando for procurado pelos consumidores. Não faça rodeios, exemplifique as respostas e vá direto ao ponto.

 

Por isso é importante montar um script de vendas, independentemente dos canais de atendimento. Com isso, fica mais fácil fazer uma abordagem mais simples e objetiva, de modo a captar a atenção da pessoa mais rapidamente. 

5. Seja profissional, mas sem perder a simpatia

Não adianta nada você entender do produto e do serviço que vende se na hora de falar sobre ele você não demonstra um sorriso e não é simpático com seus clientes. 

 

Consumidores gostam de pessoas que são alegres e agradáveis, e não de quem atende um balcão ou mostra um produto de cara “feia”.

 

A simpatia é muito importante nessas horas e diz tudo sobre sua empresa. Por isso, seja profissional, mas ao mesmo tempo muito agradável. Com certeza, dessa maneira, você conquistará mais clientes para sua empresa.

6. Responsabilize-se em resolver a questão do cliente

Não se importar com as questões do cliente é demonstrar que a empresa não liga para o que ele precisa. 

 

Busque informações sobre o assunto, peça prazos e tente dar uma solução para que seu cliente fique satisfeito. 

 

E se disser que vai retornar com a resposta, retorne, não deixe a pessoa sem resposta. Além de gerar uma imagem negativa, isso pode repercutir e outras pessoas podem deixar de comprar da sua empresa por causa dessa falta de qualidade de atendimento ao cliente.

 

Saiba mais: 4 frases para não serem ditas no atendimento telefônico.

7. Cliente adora mimos. Não economize nos brindes

Aposto que você também adora ganhar brindes de algumas empresas, não é verdade? Então, que tal fazer a sua marca ser lembrada e melhorar ainda mais a qualidade de atendimento ao cliente?

 

Para isso, faça chaveiros, camisas ou até canecas personalizadas e dê de brinde ao seu cliente. Outra estratégia que funciona é escrever cartas à mão. O consumidor gosta de ser lembrado e sente uma enorme satisfação em pegar uma carta direcionada a ele. Portanto, mime seu cliente e tenha sua empresa sempre lembrada!

8. Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas de satisfação também é importante para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente. Isso porque as pesquisas mostram claramente onde seu trabalho precisa melhorar.

 

Há várias opções de pesquisa de satisfação dos clientes. Você precisa escolher qual é a melhor a ser aplicada em seu negócio, e, para isso, é necessário avaliar o porte da sua empresa e seu ramo. 

 

Mas de maneira geral, duas formas simples são de pesquisas rápidas são:

 

  • Pesquisa rápida no final do atendimento telefônico;
  • Pesquisa no final de um ticket de atendimento.

 

E de tempos em tempos, promova pesquisas maiores, dando a oportunidade dos clientes avaliarem com mais calma a qualidade de atendimento e dos produtos e serviços. Em troca, ofereça brindes para atrair os clientes a responderem. 

9. Dica bônus: otimize a telefonia da empresa para aumentar a  qualidade de atendimento ao cliente

Os clientes continuam utilizando o telefone para resolverem demandas, certo? Então nada melhor do que otimizar esse canal para melhorar a qualidade de atendimento ao cliente.

 

Na prática, a empresa pode contratar um plano Voip com um PABX Virtual, que conta com recursos profissionais que fazem essa otimização – como é o caso da URA, aquele menu de autoatendimento que facilita muito a experiência do cliente .

 

O Voip oferece os melhores recursos de telefonia para empresas de todos os tamanhos. Além disso, o atendimento pode ser feito a partir de todos os dispositivos que têm acesso à internet – como computadores, tablets e smartphones. Isso facilita muito a aumentar a qualidade de atendimento ao cliente

 

Vamos nos aprofundar neste assunto? Confira agora 5 sinais de que a sua empresa precisa da telefonia Voip para melhorar o atendimento

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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