Fazer ligação pela internet: o passo a passo completo

ligacao pela internet

Parece ser algo complicado, mas fazer ligação pela internet é bem fácil, sem falar que essa forma de se comunicar reduz significativamente os custos com telefonia em casa ou na empresa.

 

Voice over Internet Protocol (ou Voip) é a tecnologia por trás dessas ligações via internet, possibilitando a realização de chamadas para telefones fixos ou celulares. 

 

Portanto, independentemente se você quer usar a telefonia Voip para uso pessoal ou profissional, fique conosco neste artigo, pois separamos um passo a passo completo de como fazer ligações pela internet. 

 

Vamos lá?

Como fazer ligação pela internet, afinal?

É muito fácil tornar uma discussão sobre como funciona o Voip algo muito técnico e confuso para a maioria dos leitores. 

 

No entanto, nosso objetivo aqui é falar da forma mais clara possível para que todos possam entender a maravilha que é fazer ligação pela internet.

 

A tecnologia Voip funciona basicamente assim: ela permite que você transforme um sinal de telefone analógico padrão em um sinal digital que é transmitido através da internet. Ao conectar qualquer telefone em um dispositivo especial chamado ATA (Adaptador de Telefone Analógico), você pode fazer ligação pela internet.

 

Mas as chamadas Voip também podem ser feitas diretamente do seu computador usando um software e um fone de ouvido. Ou, então, o Voip permite que você fale entre smartphones e tablets.

 

O principal requisito para isso é a conexão com a internet. O Voip funciona a partir dessa conexão, eliminando a necessidade de uma linha de telefone analógica ou móvel. 

Fazer ligação pela internet é de graça ou é pago?

Existem maneiras diferentes de fazer ligação pela internet. Obviamente, cada uma requer uma conexão de internet, mas dependendo do serviço que você está utilizando, seja para ligar através do celular ou computador, a chamada pode ser paga ou gratuita.

 

Muitas empresas oferecem serviços e aplicativos de chamadas de Internet, cada uma com seus planos, normas e preços diferentes. Algumas, por exemplo, oferecem aplicativos totalmente gratuitos para realizar chamadas. O único ponto importante aqui é garantir que a pessoa para qual você vai ligar tenha o mesmo app instalado, como no caso do WhatsApp, por exemplo. 

 

Outras empresas oferecem o mesmo sistema de chamadas gratuitas pela internet, mas estabelecem um limite e, quando você o ultrapassa, tem que fazer uma assinatura (comprar) ou esperar um tempo determinado para usar novamente.

 

E tem também as empresas que oferecem telefonia Voip 100% paga por meio da assinatura de um plano Voip, que vem com recursos profissionais para empresas, com planos e tarifas de chamadas para fazer ligações para fixo e celular em todo o país. 

 

Por isso, se você é uma pessoa física e quer utilizar Voip gratuitamente, pode continuar utilizando os apps como Skype e WhatsApp para chamadas em áudio ou vídeo.

 

Mas se você tem uma empresa ou é um profissional autônomo, recomendamos fortemente contratar um plano Voip, pois ele oferece muitos recursos inteligentes para otimizar a sua rotina, graças ao PABX Virtual que você pode implementar no sistema. 

Formas de fazer ligação pela internet

Você pode fazer ligação pela internet de várias maneiras. Vejamos algumas delas.

1. Uso de Softphones

Com o crescimento do Voip, provavelmente você já ouviu o termo Softphone

 

Como o próprio nome diz, é um software que atua como uma interface de telefone, permitindo-lhe discar números e realizar outras funções relacionadas através de uma tela usando o touch screen, mouse ou teclado. 

 

Em outras palavras, é um telefone desenvolvido exclusivamente para realizar chamadas pela internet.

2. Uso de ATAs em aparelhos analógicos

ATA é um adaptador de telefone analógico. Basicamente, é uma caixa que tem duas portas, sendo que uma você conecta à internet e a outra à tomada do telefone.

 

O sistema ATA vai emular o sistema de telefonia tradicional e você será capaz de realizar chamadas como você normalmente fazia, só que agora pela internet. 

 

O ATA converte o sinal analógico em digital, enviando pela internet para o prestador de serviços, que vai lidar com o processamento de chamadas.

3. Uso de aplicativos

Utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo, o Skype é um dos aplicativos mais conhecidos para fazer ligação pela internet.

 

Ele permite que você faça chamadas por áudio ou vídeo gratuitamente para outros usuários do Skype. Você pode usá-lo em PCs, Macs e até mesmo em Smart TVs.

 

Você também pode optar por outros aplicativos, como o FaceTime, que também oferece chamadas por vídeo gratuitas, e até mesmo o próprio WhatsApp, o famoso aplicativo de mensagens instantâneas.

 

E como dito anteriormente, ao usar aplicativos para realizar chamadas gratuitas, o mais importante é garantir que seus contatos também tenham o mesmo app.

Conclusão: fazer ligação pela internet gratuitamente ou de forma paga? 

Sendo pago ou não, o melhor caminho para você depende de qual serviço a sua família e amigos usam – caso queira fazer ligação pela internet para uso pessoal. 

 

Agora, se você quer uma telefonia Voip para o seu negócio, primeiramente é necessário analisar as suas necessidades e, logo em seguida, buscar como encontrar a melhor operadora Voip para você e sua empresa.

 

Enfim, realizar ligações pela internet só tende a lhe trazer benefícios, além de ser uma tecnologia crescente. 

 

Com apenas o acesso a uma internet boa, você poderá realizar chamadas de smartphone para smartphone, computador para computador e computador para telefone (e vice-versa).

 

Mas, se ainda assim você está em dúvidas se é hora de migrar para a telefonia Voip, confira aqui 5 sinais que apontam para a real necessidade dessa mudança

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!