Dicas de vendas para empresários iniciantes

Dicas de vendas nunca são o bastante, pois sempre teremos o que aprender na hora de conquistar a confiança dos clientes. 

 

Entrar no mundo das vendas pode ser gratificante e um pouco assustador, tudo ao mesmo tempo. Sem um plano, é fácil ficar desanimado e desiludido.

 

Mas centenas de milhares de pessoas encontraram seu nicho no mercado e hoje vivem a vida que sempre imaginaram justamente por causa de suas vendas. E você pode conseguir o mesmo!

 

Planejamento é a chave para aumentar as suas chances de sucesso e essas dicas de vendas que preparamos a seguir vão ajudá-lo em seu caminho.

 

Vamos lá!

1. Conheça o seu produto

Esta é uma das dicas de vendas que podem parecer muito óbvias, certo? Mas a realidade nos diz outra coisa. 

 

Muitos empresários se concentram em técnicas de vendas e nas características de seus produtos e serviços. Isso é ótimo.

 

Mas eles também deveriam se concentrar em quais problemas o seu produto/serviço resolve para o cliente.

 

Ter domínio sobre todas essas informações faz o cliente perceber que o vendedor possui realmente autoridade sobre o que está falando e oferecendo – e isso facilita muito a venda.

 

Então, eis a primeira das principais dicas de vendas: conheça seu produto, anote todas as características dele e crie argumentos que possam retirar todas as objeções que as pessoas possam ter para comprá-lo. 

 

2. Defina o seu público-alvo

Identificar um público-alvo específico ajudará a refinar sua estratégia de venda e obter resultados melhores e maiores. Isso porque sabendo o perfil básico dos clientes que compram de você, fica mais fácil ser certeiro na forma de abordar.

 

Digamos que sua empresa vende máquinas de costura usadas. O seu público-alvo são as costureiras? Escritórios corporativos? Escolas?

 

Muitas vezes as pessoas não conseguem vender seus produtos ou serviços porque elas estão tentando vender para as pessoas erradas.

 

Você tem que segmentar seu público, entender os problemas que eles enfrentam no dia a dia e como seu produto/serviço podem ajudá-los nessa situação.

3. Bajule seus primeiros clientes

Esta é uma das dicas de vendas para iniciantes que podem gerar polêmicas sem necessidade.

 

Quando você está começando, você deve fazer o (im)possível para agradar seus primeiros clientes, mesmo que isso signifique que você não vá ganhar tanto dinheiro como gostaria.

 

O pensamento aqui é fazer o máximo para ter o cliente para a vida toda e não pensar no lucro máximo de imediato. E para conseguir isso é preciso proporcionar uma primeira impressão mais do que fantástica.

 

Os seus primeiros clientes vão ajudar a criar a reputação da sua empresa e por isso a necessidade de criar um impacto positivo logo de início. 

 

Você vai precisar de depoimentos e é muito importante ter essas referências desde o início, além da tradicional propaganda boca a boca, que é a mais efetiva e que proporciona melhores resultados.

 

Saiba também: Como fazer uma boa pesquisa de satisfação dos clientes?

4. Apresentar os seus sucessos também é uma das principais dicas de vendas

O seu site e seus materiais impressos muitas vezes serão os primeiros e únicos contatos que o cliente terá com sua empresa. Eles não devem ser apenas bem organizados, mas também devem ajudar a construir a credibilidade do seu negócio.

 

Portanto, depois de conseguir os seus primeiros clientes, é recomendado incluir o logotipo e depoimento de seus clientes em seus materiais.

 

Em psicologia isso se chama Prova Social, e essa regra nos diz que ficamos muito mais seguros para comprar ou adquirir algo se soubermos que outras pessoas/clientes já compraram antes de nós e tiveram sucesso na compra.

5. Venda com perguntas, não com respostas

Também faz parte das dicas de vendas para iniciantes a forma de abordagem.

 

Esqueça a parte de tentar vender o seu produto ou serviço para qualquer pessoa e foque em saber o por quê seus potenciais clientes querem comprar. Para descobrir isso, você vai ter que fazer algumas perguntas “como quem não quer nada”.

 

Há alguns anos, um ambulante estava vendendo CDs em um festival de música. Não levou muito tempo para ele perceber que não estava se saindo muito bem na venda de CDs, mas em contrapartida, ele vendeu muitos fones de ouvido.

 

Quando ele oferecia um CD às pessoas, imediatamente elas criavam uma espécie de barreira, fazendo de tudo para contornar a situação e não levar o produto.

 

A partir daí ele começou a perguntar sobre os gostos musicais de seus clientes e logo em seguida colocava músicas novas para quem quisesse colocar os fones de ouvido e ouvir. 

 

Ele não tentou “vender”, mas fez mais dinheiro nessa semana do que qualquer outro vendedor ambulante de CD no mesmo festival.

 

Esse ambulante é Paul Friedericks, que naquela época não sabia nada sobre vendas, mas hoje é referência na área e faz palestras sobre vendas em todo o mundo.

 

Procure descobrir o que os seus potenciais clientes procuram e se estão felizes com os serviços/produtos atuais, e dessa forma, desenvolva os diferenciais de sua solução.

 

Tendo essas informações bem claras na mente fica muito mais fácil argumentar.

6. Esteja nas redes sociais

Amando ou odiando, as redes sociais estão aqui para oferecer uma enorme (bem enorme mesmo) oportunidade para promover o seu novo negócio. Não tem como falar de dicas de vendas sem falar dessa forma de interação com seus clientes. 

 

Crie um perfil profissional nas redes onde seu público-alvo também está e passe a postar conteúdo que atraia esses potenciais clientes. 

 

Não fique falando o tempo todo do seu produto ou serviço, mas de assuntos que estejam relacionados aos problemas que ele pode resolver. É essa identificação que vai atrair gente para o seu perfil. 

Portanto, certifique-se de preparar tudo antes de começar a divulgar seus produtos ou serviços nas redes sociais. Você vai conhecer várias pessoas e, mesmo elas não sendo potenciais clientes, podem recomendar você para amigos e familiares.

 

PS: Caso queira conseguir clientes mais rapidamente, também invista em anúncios nas redes sociais.

7. Fique no radar

Por fim, eis a nossa última das dicas de vendas para empresários iniciantes.

 

Uma vez que você realizou uma venda para um cliente e estabeleceu um relacionamento com ele, encontre maneiras de ficar conectado a ele, como através de uma lista de e-mails, por exemplo.

 

O relacionamento com seu cliente é muito importante, pois a primeira coisa que você está vendendo é você mesmo. Se eles não gostarem de você, a venda não vai acontecer. 

 

Portanto, envie e-mails personalizados para cada cliente, em vez de uma mensagem padronizada. Coisas simples assim também conquistam um cliente.

 

Enfim, separe um tempo para construir um bom relacionamento com seus clientes, mesmo que você já tenha vendido ou concluído o serviço para ele; afinal, quem não gosta de se sentir importante ou lembrado? Uma boa interação pode fazê-lo voltar a comprar com você ou contratar seus serviços novamente.

Conclusão

Trabalhar com vendas é uma função crítica que é mais arte do que sorte. Portanto, com essas dicas de vendas para empresários iniciantes, com certeza você vai conseguir os seus primeiros clientes e preparar seu negócio para decolar.

Se você gostou dessas dicas, também vai gostar do próximo post: 8 técnicas de abordagem de vendas por telefone. Até a próxima!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

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