Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Como aumentar as vendas de forma eficiente

Como aumentar as vendas de forma eficiente

Assim como você, toda empresa sonha em aumentar as vendas de forma eficiente, mas em vez de cometer o mesmo erro que eles, você não pode se esquecer de que a sua fonte e o caminho mais fácil para gerar novas receitas está bem debaixo do seu nariz: os clientes fiéis que já conhecem a sua empresa.

Conseguir novos clientes sai caro (de cinco a dez vezes mais do que manter um já existente). Então, sem sombra de dúvidas, trabalhar com os clientes que você já tem é extremamente importante, pois é a partir deles que você pode aumentar as vendas.

Portanto, acompanhe-nos agora e veja algumas maneiras de como aumentar as vendas de forma eficiente e barata. Vamos lá?

 

Acerte nas Promoções/Ofertas

Você está planejando fazer promoções, o que significa que, como um dono de um negócio você espera vender mais e, consequentemente, lucrar mais.

Mas como você pode motivar as pessoas a aproveitar as promoções e comprar mais? O que você pode fazer para que os clientes façam compras com mais frequência, ou em maior quantidade?

Seja qual for o seu objetivo, acertar nas promoções e essencial para aumentar as vendas. No entanto, você precisa ter um bom entendimento sobre o seu público-alvo, ser capaz de incentivá-los de forma correta e levá-los a comprar.

Sem sombra de dúvidas, promoções geram mais vendas!

Mas quais os produtos que você pode colocar em oferta? E por quanto? Estas são as perguntas mais comuns quando se considera a possibilidade de reduzir os preços. Estes itens também são importantes, pois os preços afetam a psicologia do comprador.

Por exemplo, você pode ter ouvido falar sobre o poder dos preços com o número 9. Especialistas descobriram que os itens com preços de R$ 39 venderam mais do que os itens com preço de R$ 34. De alguma forma, os itens com preços de R$ 39 influenciaram os clientes a comprá-los, mesmo com opções mais baratas.

Abaixo estão algumas opções de promoções que você pode aplicar no seu negócio:

Remarcações: é quando você reduz os preços de diversos produtos em sua loja para todos os clientes. Esse tipo de promoção é eficaz quando é apoiada por uma campanha de publicidade mais ampla, seja através de meios pagos ou não.

Líderes de perda: quando você sabe que determinados produtos não estão vendendo, independentemente de ser produtos caros, como um iPad, por exemplo, você pode fornecer certos produtos com uma grande porcentagem de desconto para atrair novos clientes para a sua loja. Os líderes de perdas aumentam o tráfego para a sua loja.

Preço por pacote: quer se trate de um “compre um, ganhe um de graça” ou “3 pelo preço de um”, essas táticas são eficazes para fazer o cliente comprar mais. E como um bônus, esta é uma grande tática para induzir os clientes a comprar itens com preços mais elevados.

Enfim, seja qual tática você escolha para aumentar as vendas através das promoções, é extremamente importante controlar a percentagem de vendas resultantes da campanha promocional.

Uma dica é atribuir descontos para determinados produtos dentro do seu sistema e gerar um relatório semanal para ver o quão bem você está se saindo desde o dia que as promoções foram anunciadas.

 

Estratégia de divulgação barata

Há alguns anos atrás, quando você queria vender um produto ou serviço, o que você fazia? Provavelmente, você anunciava no jornal, banner, painéis de exibição e qualquer outra forma de divulgação paga.

No entanto, nos dias de hoje, as pessoas já não estão prestando atenção nas milhares de mensagens de marketing que elas se deparam todos os dias. Com o uso da Internet e sua popularização, as pessoas estão cada vez mais conscientes, e todas as abordagens tradicionais de marketing estão enfraquecendo a cada dia que passa.

Pessoas que abraçam o marketing de relacionamento e optam por estratégias baratas de divulgação, já compreenderam o poder do marketing de conteúdo. Em comparação com os métodos tradicionais de marketing, marketing de conteúdo é encontrar potenciais clientes, em vez de empurrar seu produto para pessoas desinteressadas.

Com o marketing de conteúdo, há uma série de benefícios:

- Vendas qualificadas;

- Uma forma de divulgação barata;

- Maiores taxas de conversão;

- Clientes mais satisfeitos.

Portanto, invista no marketing de conteúdo! Uma dica é criar um blog e atingir o seu público alvo através dele, pois desta forma você pode apresentar o problema e a solução ao mesmo tempo, que no caso é o seu produto ou serviço.

Você pode aproveitar outras maneiras de divulgação barata, como o e-mail marketing.

Para ser bem sucedido com o e-mail marketing, as estratégias devem ser focadas na promoção de engajamento da marca e minimização de unsubscribes.

Enfim, estratégias de divulgação baratas incluem todo e qualquer tipo de divulgação sem custos exagerados, desde envio de SMS até divulgações em seu Facebook pessoal.

 

Facebook Ads e Google Adwords

Você está pronto para vender mais produtos e serviços utilizando o Facebook? 74% dos donos de comércios locais disseram que o Facebook é importante para o aumento das vendas em 2013. Se você não está utilizando a principal rede social a fim de aumentar as vendas de forma eficiente, você está perdendo, e muito.

Você pode utilizar o Facebook Ads para vender diretamente a seus clientes. E isso não é tão caro quanto você imagina.

Uma das vantagens do Facebook Ads em vista sobre outras plataformas de anúncios, como o Google Adwords, é que ele pode gerar mais resultados para negócios locais, pois permite que você selecione o seu alvo por idade, sexo, localização, interesses, nível de educação, locais de trabalho, status de relacionamento e outros.

Isto significa que se o seu cliente ideal é uma mulher de 25 anos que está em um relacionamento (mas que ainda não é casada), que gosta de ler e que viajou recentemente, você pode criar um anúncio só para ela.

Ao usar a segmentação extremamente específica, você terá um alcance menor para o seu anúncio, mas a margem de lucro será maior. Você vai gastar menos, mas mesmo assim vai obter cliques apenas de pessoas interessadas em comprar ou conhecer seu produto/serviço. Isto resulta em um ROI muito mais elevado para o seu negócio.

Agora, para os donos de e-commerce, o Google Adwords é mais eficaz.

É um fato comprovado que os usuários da internet estão utilizando e-commerce cada vez mais. Com isso, o desafio de atingir seu público-alvo antes dos seus concorrentes se torna mais difícil ainda. E investir pesado em publicidade definitivamente não é uma solução. Para manter a publicidade mais barata, o Google Adwords é a solução.

Provavelmente, você tem um monte de coisas para fazer, literalmente fazer (ou estocar) os produtos ou desenvolver o seu serviço, tirar fotos dos produtos, escrever as descrições de cada um deles e criar todo o material textual da loja.

Sem sombra de dúvidas, manter um e-commerce não é pra qualquer um, ainda mais se você não realiza uma quantidade boa de vendas. No entanto, você pode utilizar o Google Adwords para promover o seu negócio, aprender mais sobre os seus clientes e realmente alcançar as pessoas interessadas em comprar seus produtos.

Enfim, se você quer promover o seu negócio local e se popularizar na sua cidade e/ou região, utilize o Facebook Adwords. Agora, se você possui um e-commerce e quer aumentar as vendas online, o Google Adwords é ideal para esse tipo de publicidade.

 

Venda benefícios

Com certeza você já deve ter ouvido falar por aí que as pessoas não compram produtos, mas sim benefícios, ou seja, os resultados que eles realmente vão obter a partir de um determinado produto ou serviço.

Portanto, antes de sair em busca de potenciais clientes, você deve iniciar um processo de identificação e criar uma lista de todos os benefícios que o seu produto ou serviço oferece para o cliente que o estiver usando. Depois disso, é só abordar as pessoas e apresentar todos esses benefícios e mostrar o diferencial do seu produto/serviço.

Por exemplo, a campanha “Compartilhe uma Coca-Cola” gerou um aumento de 4% nas vendas apenas pelo fato da Coca-Cola adicionar nomes personalizados nas latas de Coca. Eles apelaram para a personalização da lata e, cá entre nós, não há nada melhor do que beber uma Coca-Cola com o seu nome nela.

Entendeu o sentido de “vender benefícios”?

Quem nunca quis encontrar uma Coca-Cola com seu nome, não é?

 

Distribuição de Cupons de Desconto

Em um determinado momento, todo comerciante e/ou empreendedor é confrontando com a dúvida de oferecer ou não cupons de desconto e quando realmente oferecer.

Oferecer cupons de desconto em seu negócio pode ser uma arma poderosa para aumentar as vendas drasticamente, mas utilizá-los da forma errada pode causar danos significativos a sua marca ou até mesmo se tornar inúteis. Portanto, é importante manter uma estratégia inteligente antes de começar a oferecê-los, a fim de fidelizar clientes.

Existem vários tipos de cupons de descontos que você pode utilizar à sua disposição. Vamos dar uma olhada nos mais comuns:

Porcentagem de desconto fixa: a forma mais popular para oferecer cupons de descontos é através de uma porcentagem fixa. Isso inclui pequenas porcentagens de incentivo, como 5% ou 10% de desconto. Vale ressaltar que quanto maior o desconto, mais vendas você terá. Ofereça 50% de desconto em mercadorias antigas.

Desconto baseado em preço: cupons de desconto baseados no preço de um item também é uma estratégia interessante. Isso faz com que muitas pessoas sintam que estão perdendo dinheiro se não usá-los. Por exemplo, você pode fornecer um cupom de desconto de 25% em compras acima de R$ 300.

Frete grátis: as despesas com o frete em compras pela internet são frequentemente citadas como a razão número um para o abandono de compras. Portanto, se você possui um e-commerce, oferecer um cupom de frete grátis é uma ótima maneira de contornar essa situação e aumentar as vendas.

Enfim, há diversas maneiras que você pode utilizar os cupons de desconto para conseguir mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas de forma barata.

 

Estratégias Upsell e Cross-sell

A interação com o cliente, por si só, não é uma oportunidade de vendas.

Sua primeira tarefa quando um cliente o contata para o suporte é resolver o seu problema para enfim deixá-lo feliz.

Se você fizer isso, pode surgir uma oportunidade para crescer o seu negócio através de sua equipe de suporte ao ajudar o seu cliente a ter sucesso.

Para uma venda ser realizada em uma situação de suporte, duas condições devem estar estabelecidas:

1. O cliente tem que estar feliz com você

Nunca tente vender uma solução para um cliente irritado. Oferecer algo para um cliente irritado só vai deixá-lo mais irritado ainda. O cliente deve estar feliz e ter uma opinião positiva em relação a sua empresa e o suporte que foi dado.

2. O cliente tem que ter uma necessidade não atendida que você pode ajudar

Você já resolveu o problema do seu cliente, mas algo indica que você pode oferecer mais valor a ele?

Para essas duas situações, você pode colocar em prática duas estratégias:

Cross-sell: é o termo de marketing utilizado na prática de sugerir produtos ou serviços relacionamentos ao que um cliente está pensando em comprar.

Por exemplo, se você estiver comprando um livro em uma livraria online, pode ser exibida uma lista de livros similares ao que você escolheu ou livros comprados por outros clientes que também compraram o mesmo livro que você.

Up-sell: up-sell é um termo de marketing utilizado para a prática de sugerir produtos ou serviços mais caros para um cliente que está a considerar uma compra.

Seja qual for a estratégia escolhida, apenas lembre-se: nunca tente vender nada para um cliente que não precisa daquilo que você está oferecendo. Certifique-se sempre de que, em primeiro lugar, você está atendendo com qualidade os clientes já existentes.

 

Conclusão

Embora muitas pessoas pensam que aumentar as vendas depende exclusivamente de investimentos caríssimos, as coisas não são bem assim, como você viu no post de hoje.

Portanto, para você que busca como aumentar as vendas, usar essas estratégias acima pode te colocar no caminho certo para alcançar lucros maiores a partir do seu negócio.

 

E você, gostaria de acrescentar alguma outra dica? Comente!

Post publicado por Equipe FaleMais em 04/03/2016 | Negócios

Não deixe de ler também...

O que fazer para vender um produto ou serviço caro?

O que fazer para vender um produto ou serviço caro?

Para a maioria dos especialistas em vendas o conceito de caro ou barato está, ...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis