6 estratégias de como aumentar as vendas de forma eficiente

aumentar-as-vendas

Toda empresa sonha em saber (e praticar) estratégias de como aumentar as vendas de forma eficiente e sem grandes custos.

 

Então, vamos à dica inicial: primeiramente, foque na fidelização dos seus clientes. Isso mesmo! 

 

Eles já conhecem seu produto e/ou serviço e já compraram de você. A partir daí, podemos pensar em estratégias de como aumentar as vendas desses clientes – seja aumentando o ticket médio ou aumentando a frequência de compra. 

 

Portanto, separamos a seguir 6 estratégias eficientes e práticas para você obter sucesso em seu negócio! Vamos lá?

1. Acerte nas promoções e ofertas

Você está planejando fazer promoções, o que significa que, como dono de um negócio, espera vender mais e lucrar mais.

 

Seja qual for o seu objetivo, acertar nas promoções é essencial para aumentar as vendas. No entanto, você precisa ter um bom entendimento sobre o seu público-alvo para ser capaz de incentivá-los de forma correta e levá-los a comprar.

 

Mas quais os produtos que você pode colocar em oferta? E por quanto? Estas são as perguntas mais comuns quando se considera a possibilidade de reduzir os preços. Estes itens também são importantes, pois os preços afetam a psicologia do comprador.

 

Por exemplo: você pode ter ouvido falar sobre o poder dos preços com o número 9. 

 

Ao longo dos tempos, especialistas descobriram que os itens com preços de R$ 39 venderam mais do que os itens com preço de R$ 34. De alguma forma, os itens com preços de R$ 39 influenciaram os clientes a comprá-los, mesmo com opções mais baratas.

 

Por isso, para saber como aumentar as vendas com promoções, confira algumas dicas para escolher os produtos que entrarão em oferta:

 

  • Remarcações: é quando você reduz os preços de diversos produtos em sua loja para todos os clientes. Esse tipo de promoção é eficaz quando é apoiada por uma campanha de publicidade mais ampla, seja através de meios pagos ou não.
  • Líderes de perda: quando você sabe que determinados produtos não estão vendendo, independentemente de ser produtos caros, você pode fornecer certos produtos com uma grande porcentagem de desconto para atrair novos clientes para a sua loja. Os líderes de perdas, portanto, aumentam o tráfego em sua loja.
  • Preço por pacote: quer se trate de um “compre um, ganhe um de graça” ou “3 pelo preço de um”, essas táticas são eficazes para fazer o cliente comprar mais. E como um bônus, esta é uma grande tática para induzir os clientes a comprar itens com preços mais elevados.

 

Enfim, seja qual for a estratégia que você escolha de como aumentar as vendas através das promoções, é extremamente importante controlar a porcentagem de vendas resultantes da campanha promocional.

 

Uma dica é atribuir descontos para determinados produtos dentro do seu sistema e gerar um relatório semanal para ver o quão bem você está se saindo desde o dia em que as promoções foram anunciadas.

2. Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

Há alguns anos, quando você queria vender um produto ou serviço, o que você fazia? Provavelmente, você anunciava no jornal, em cartazes, painéis de exibição e qualquer outra forma de divulgação paga, certo?

 

No entanto, nos dias de hoje, as pessoas já não estão prestando atenção nos milhares de anúncios que elas se deparam todos os dias. Com o uso da Internet e sua popularização, todas as abordagens tradicionais estão enfraquecendo.

 

Pessoas que abraçam o marketing de relacionamento e optam por estratégias baratas de divulgação já compreenderam o poder do marketing de conteúdo

 

Em comparação com os métodos tradicionais de marketing, marketing de conteúdo é encontrar potenciais clientes, em vez de “empurrar” o seu produto para pessoas desinteressadas.

 

Com o marketing de conteúdo, há uma série de benefícios:

 

  • Vendas qualificadas;
  • Uma forma de divulgação barata;
  • Maiores taxas de conversão;
  • Clientes mais satisfeitos.

 

Portanto, investir no marketing de conteúdo é uma ótima estratégia de como aumentar as vendas. 

 

Uma dica é criar um blog e atingir o seu público-alvo através dele – assim como fazemos aqui na FaleMais. Desta forma você pode apresentar o problema e oferecer a solução ao mesmo tempo, que no caso é o seu produto ou serviço.

 

Você também pode aproveitar outras maneiras de divulgação barata que também fazem parte do marketing de conteúdo, como é o caso do e-mail marketing.

 

Enfim, estratégias de divulgação baratas incluem todo e qualquer tipo de divulgação sem custos exagerados, desde envio de mensagens de WhatsApp até divulgações nas redes sociais.

3. Invista em anúncios no Facebook Ads e Google Ads

Bom, já que a dica anterior de como aumentar as vendas foca no crescimento orgânico da quantidade de pessoas interessadas em seus produtos, é importante dizer que os anúncios pagos também podem fazer parte das estratégias. 

 

Você pode utilizar o Facebook Ads para vender diretamente a seus clientes. E isso não é tão caro quanto você imagina.

 

Uma das vantagens do Facebook Ads é que ele pode gerar mais resultados para negócios locais, pois permite que você selecione o seu alvo por idade, sexo, localização, interesses, nível de educação, locais de trabalho, status de relacionamento e outros.

 

Isto significa que se o seu cliente ideal é uma mulher de 25 anos que está em um relacionamento (mas que ainda não é casada), que gosta de ler e que viajou recentemente, você pode criar um anúncio só para ela. Aliás, também aproveite e crie anúncios para o Instagram, caso o seu público também esteja lá. 

 

Ao usar a segmentação extremamente específica, você terá um alcance menor para o seu anúncio, mas a margem de lucro será maior. Você vai gastar menos, mas mesmo assim vai obter cliques apenas de pessoas interessadas em comprar ou conhecer seu produto/serviço. Isto resulta em um ROI muito mais elevado para o seu negócio.

 

Do mesmo modo, o Google Ads também é eficaz, sendo baseado em palavras-chaves específicas que o seu potencial cliente procura no mecanismo de busca. O Google Ads é muito utilizado por e-commerces e no caso de estabelecimentos físicos, uma boa pedida é o Google Meu Negócio, que é gratuito, mas também pode garantir bons resultados. 

 

4. Vender benefícios também é uma boa estratégia de como aumentar as vendas

Com certeza você já deve ter ouvido falar por aí que as pessoas não compram produtos, mas sim benefícios, ou seja, os resultados que elas realmente vão obter a partir de um determinado produto ou serviço.

 

Portanto, antes de sair em busca de potenciais clientes, você deve iniciar um processo de identificação e criar uma lista de todos os benefícios que o seu produto ou serviço oferece para o cliente que o estiver usando. Depois disso, é só abordar as pessoas e apresentar todos esses benefícios e seus diferenciais. 

 

Quer um exemplo clássico? A campanha “Compartilhe uma Coca-Cola” gerou um aumento de 4% nas vendas apenas pelo fato da Coca-Cola adicionar nomes personalizados em suas latinhas do refrigerante. Eles apelaram para a personalização da lata.

 

Entendeu o sentido de “vender benefícios”? Refrigerantes comuns dando sentido de valor e personalização a cada cliente.

 

Leia também: Dicas essenciais para vender mais na crise

5. Distribua cupons de desconto

Em um determinado momento, todo empreendedor é confrontando com a dúvida de oferecer ou não cupons de desconto aos seus clientes – e quando realmente oferecer.

 

Oferecer cupons de desconto em seu negócio pode ser uma arma poderosa de como aumentar as vendas, mas utilizá-los da forma errada pode causar danos significativos a sua marca ou até mesmo se tornar inúteis. Portanto, é importante manter uma estratégia inteligente antes de começar a oferecê-los, a fim de fidelizar clientes.

 

Existem vários tipos de cupons de descontos que você pode utilizar à sua disposição. Vamos dar uma olhada nos mais comuns:

Porcentagem de desconto fixa

A forma mais popular para oferecer cupons de descontos é através de uma porcentagem fixa. Isso inclui pequenas porcentagens de incentivo, como 5% ou 10% de desconto. Vale ressaltar que quanto maior o desconto, mais vendas você terá. Mas cuidado para não sair no prejuízo. 

Desconto baseado em preço

Cupons de desconto baseados no preço de um item também é uma estratégia interessante. Isso faz com que muitas pessoas sintam que estão perdendo dinheiro se não usá-los. Por exemplo, você pode fornecer um cupom de desconto de 25% em compras acima de R$ 300.

Frete grátis 

As despesas com o frete em compras pela internet são frequentemente citadas como a razão número 1 para o abandono do carrinho de compras. Portanto, se você possui um e-commerce, oferecer um cupom de frete grátis é uma ótima maneira de contornar essa situação e aumentar as vendas.

6. Estratégias Upsell e Cross-sell

A interação com o cliente, por si só, não é uma oportunidade de vendas.

 

Por exemplo: se um cliente entra em contato com o suporte, ele não quer comprar, mas sim, resolver um problema ou tirar uma dúvida. 

 

Mas, se o suporte for eficiente, pode surgir uma oportunidade de oferecer algum upgrade ou itens extras para que o cliente fique ainda mais satisfeito. 

 

Na prática, você pode colocar em prática duas estratégias em seu empreendimento – o up- sell e o cross-sell:

Cross-sell

É o termo de marketing utilizado na prática de sugerir produtos ou serviços relacionamentos ao que um cliente está pensando em comprar.

 

Por exemplo, se você estiver comprando um livro em uma livraria online, pode ser exibida uma lista de livros similares ao que você escolheu ou livros comprados por outros clientes que também compraram o mesmo livro que você.

Up-sell

Up-sell é um termo de marketing utilizado para a prática de sugerir produtos ou serviços mais caros para um cliente que está a considerar uma compra.

 

Seja qual for a estratégia escolhida, apenas lembre-se: nunca tente vender nada para um cliente que não precisa daquilo que você está oferecendo. Certifique-se sempre de que, em primeiro lugar, você está atendendo com qualidade os clientes já existentes.

Conclusão

Embora muitas pessoas pensam que aumentar as vendas depende exclusivamente de investimentos caríssimos, as coisas não são bem assim, como você viu no post de hoje.

 

Portanto, para você que busca dicas de como aumentar as vendas, usar essas estratégias acima pode te colocar no caminho certo para alcançar lucros maiores a partir do seu negócio.

 

Para continuarmos falando sobre o tema, vamos nos aprofundar na última dica? Saiba como utilizar as duas técnicas de up-sell e cross-sell ao mesmo tempo para vender mais

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!