As lojas virtuais, também chamadas de e-commerces, representam um setor do comércio varejista que está crescendo no Brasil, mesmo em tempos de crise.
De acordo com pesquisa feita pela FecomercioSP em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom) e pela Ebit (empresa de certificação e reputação de e-commerces), o crescimento até o final de 2017 deve ficar entre 10% e 15%, após encerrar 2016 em 8%. No primeiro semestre de 2017, o faturamento total foi de R$ 21 bilhões.
Isso nos mostra que o comportamento do consumidor de forma geral vem mudando. Nós estamos cada vez mais adquirindo produtos e serviços pela internet, aproveitando descontos, promoções e a comodidade de receber a compra em casa.
Mas se o ato de comprar pela internet vem aumentando, isso também significa que a concorrência no ambiente virtual também está. Nesse sentido, como atrair clientes para e-commerces que estão no início? Ainda há jeito de ver o faturamento crescer?
A resposta é sim; existem meios para atrair o público-alvo certo através da combinação de dois tipos de marketing: o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. Vamos entender melhor sobre isso no post de hoje?
Como atrair clientes com Inbound Marketing
Numa tradução livre, Inbound Marketing significa marketing de atração.
A ideia é chamar a atenção do público-alvo para a loja virtual através da produção de conteúdo de qualidade e que leve o visitante a se interessar pelos produtos e se tornar cliente de forma orgânica, ou seja, de forma que não precise investir em anúncios pagos na internet, gerando um bom custo-benefício ao e-commerce.
A metodologia do inbound marketing se baseia em 4 etapas. São elas:
1. Atração
O público-alvo é atraído ao site da loja virtual por meio de conteúdos de qualidade. Mas como atrair clientes dessa forma? Uma das principais maneiras é através dos resultados nas pesquisas dos motores de busca, como o Google.
Por exemplo: uma pessoa digita “melhores notebooks para estudos” no campo de pesquisa e aparece uma lista de conteúdos informando sobre o tema, baseados em palavras-chave que você selecionou previamente. A ideia aqui é que a sua loja virtual de eletrônicos apareça logo nos primeiros resultados e isso pode ser feito por meio de várias técnicas.
Mas atenção: o site do seu e-commerce precisa ser mobile, ou seja, precisa estar adaptado para vários tamanhos de tela. Isso porque boa parte das compras virtuais já ocorre por meio de smartphones e tablets e, caso ainda não esteja, o seu site pode ser penalizado pelo Google e não aparecer nos resultados.
2. Conversão
A pessoa foi atraída para o seu site e gostou dos materiais que você produz? É hora de transformá-los em leads, ou seja, em potenciais clientes.
Nessa etapa, são utilizadas ferramentas como a oferta de materiais ricos para o visitante baixar gratuitamente em troca de informações como e-mail e até telefone de contato (em alguns casos). Dessa forma, ela passa a receber e-mail marketing da empresa, com mais conteúdos de qualidade e também ofertas exclusivas dos produtos que ela deseja.
3. Fechamento
A fase do fechamento ocorre após o lead se “convencer”, através dos conteúdos e materiais que você oferece a ele, de que a sua loja virtual é a melhor escolha para ele adquirir o produto que está procurando. Essa fase, portanto, é a concretização da venda.
4. Encantamento
No mundo virtual, não basta apenas trabalhar nas etapas anteriores e concluir na etapa do fechamento. É preciso encantar os clientes de modo que eles se tornem fãs fiéis da sua marca.
Isso pode ser feito por meio de redes sociais e também de campanhas de e-mail marketing, de modos que o relacionamento entre o seu e-commerce e o cliente seja cada vez mais estreito. Não é à toa que aqui (e em todas as demais etapas), para se ter sucesso é preciso prestar um excelente atendimento e uma comunicação personalizada.
Algumas vantagens do inbound marketing são:
- comunicação com mais diálogo e interação com o público;
- custo relativamente mais baixo;
- maior taxa de engajamento com a marca porque o conteúdo é mais relevante e envolvente para o público;
- os resultados podem ser acompanhados em tempo real.
Como atrair clientes com Outbound Marketing
Enquanto no inbound marketing a ideia é atrair os visitantes para o site da empresa, o outbound marketing é um meio mais tradicional de se fazer a divulgação da loja virtual. Nesse caso, a empresa vai atrás do cliente ativamente por meio de anúncios pagos.
Pode-se utilizar tanto as mídias tradicionais para se fazer a propaganda (como jornais, televisão, revistas, rádio, cartazes, telemarketing, patrocínios de eventos, etc.) quanto nos próprios meios virtuais – banners, e-mails em massa, posts patrocinados nas redes sociais, anúncios pagos nos motores de busca, propagandas em canais de vídeo como o Youtube, etc.
Para isso, é necessário elaborar várias técnicas para chamar a atenção do público com anúncios realmente atrativos e que não “perturbem” a navegação da pessoa pela internet.
Ao contrário das mídias tradicionais, no outbound marketing digital os resultados podem ser medidos em tempo real – e isso ajuda muito na tomada de decisões e na redução do desperdício de verba. Dessa forma, o retorno sob o investimento (ROI) ocorre mais rapidamente. Em contrapartida, se você precisar cortar o investimento, a sua mídia some da internet, enquanto que no inbound marketing o seu conteúdo permanece.
Algumas vantagens do outbound marketing são:
- comunicação mais direta;
- comunicação em massa;
- se feito da maneira correta, apresenta um ROI alto e resultados mais rápidos.
Como atrair clientes unido as duas estratégias de marketing
Unir as duas estratégias de marketing pode ser uma ótima maneira de atrair um número maior de visitantes e potenciais clientes para a sua loja virtual. Mas como fazer isso?
Eis algumas dicas:
- Atraindo visitantes para o seu site através de anúncios pagos e oferecendo conteúdo de qualidade para que ele se transforme em cliente – e sua marca ganhe autoridade e credibilidade no mercado.
- Se você também tiver uma loja física e quer promover a virtual, uma boa dica é participar e realizar eventos por ser uma excelente forma de realizar networking.
- Faça parcerias com outras lojas virtuais para que os visitantes tenham descontos exclusivos ao se tornarem clientes.
- Realize uma pesquisa para conhecer melhor os seus clientes e ajustar o conteúdo para atraí-lo.
- Crie uma página nas redes sociais onde está o seu público-alvo e interaja com eles oferecendo conteúdos dinâmicos e ofertas que os levem a entrar em seu site.
- Além de meios digitais de atendimento ao público, também ofereça a opção de atendimento telefônico para que seus clientes tirem dúvidas e contem com um bom suporte – e, de preferência, um serviço 0800.
Com todas essas dicas de como atrair clientes, a sua loja virtual certamente ficará visível e ganhará destaque em meio a concorrência com as estratégias certas de marketing. E não se esqueça de contar com os serviços de pessoas da área especializadas e com conhecimento sobre o assunto.
Como a sua loja virtual precisa de um atendimento de primeira para conquistar um público fiel, você sabia que também pode ter um número 0800 com um excelente custo-benefício? Dessa forma, seus clientes não têm custos extras para falar com a sua empresa e a taxa de vendas pode aumentar. Saiba mais sobre esse assunto agora mesmo!