SIP Trunk: você conhece esse conceito? Confira aqui!

sip trunk: a imagem mostra uma pessoa a direita em pé e outra a esquerda sentada, ambas estão conectadas via wi-fi.

Em uma empresa, o sistema de telefonia é fundamental para o bom desenvolvimento dos negócios. Por meio dele, é possível obter vantagem competitiva, reduzir custos, atender os clientes e fazer parcerias com bons fornecedores. Porém, ainda existe o SIP Trunk.

Essa é uma tecnologia semelhante ao sistema de telefonia convencional, no entanto, é mais avançado. Ao mesmo tempo, ele traz vários benefícios por permitir o controle das comunicações sem a necessidade de fios.

Como a tecnologia funciona? De que forma vai beneficiar seu negócio? Vamos ver as respostas a essas perguntas neste post. Confira!

Entenda o SIP Trunk

Também chamada de Tronco SIP, essa tecnologia permite receber chamadas em voz, vídeos e mensagens com o auxílio da internet. Para isso, é usado o Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP), usado para sinalização e controle das comunicações multimídia.

Esse protocolo é o padrão usado para sinalizar as ligações telefônicas estabelecidas pela rede de dados. Assim, é possível fazer o tráfego de voz pela internet.

Portanto, o SIP Trunk funciona de forma similar a uma linha telefônica tradicional, a diferença é o fato de funcionar sem a ajuda de um fio. Ou seja, a operação acontece via banda larga.

Saiba como é utilizado

A tecnologia serve para garantir a comunicação entre as pessoas. No caso do SIP Trunk, um computador pessoal se torna um PABX eletrônico. Assim, as ligações locais ou nacionais são recebidas e convertidas em dados, eles, por sua vez, chegam ao destino por meio da internet.

Essas características fazem a tecnologia ser utilizada por várias empresas, inclusive as de pequeno porte. Especialmente, quando o negócio:

— tem gastos expressivos com a manutenção de linhas telefônicas físicas;

— deseja trocar o sistema telefônico convencional para um modelo baseado em nuvem;

— pretende estabelecer um sistema de comunicação tecnológico e unificado.

Assim, uma empresa utiliza apenas um acesso a link de internet, um software ou equipamento IP e de um provedor de voz. Imediatamente o sistema já pode funcionar!

Funcionamento

O provedor do SIP Trunking utiliza o circuito de dados wi-fi, DSL ou T1 para conectar o sistema de telefonia à internet. Desse modo, é possível transformar a voz em dados digitais para serem transmitidos.

A partir disso, as mesmas funcionalidades da conexão digital (E1) são oferecidas. No entanto, é desnecessário ter uma conexão exclusiva. Além disso, os custos são mais baixos e tendem a ser menores que a telefonia convencional.

Ainda é preciso usar uma solução de Qualidade de Serviço (QoS). Esse recurso é necessário para garantir a qualidade de voz. No que se refere ao recebimento de chamadas, é importante ter um número virtual (DID). Ele pode estar em outra cidade, estado ou país.

Conheça como vantagens do SIP Trunk

Diante do funcionamento da tecnologia Tronco SIP, fica claro que existem vários benefícios. Entre os principais estão:

Redução de custos

As companhias telefônicas tradicionais podem cobrar por serviços inesperados, especialmente, se o custo planejado inicialmente for excedido. Com o SIP Trunk, os gastos são previsíveis e estáveis.

O custo com implantação também é mais baixo. Mais do que isso, as ligações entre filiais são gratuitas, com isso, a economia é significativa.

Melhoria na qualidade da chamada

O provedor SIP tem boa qualidade, especialmente se você fizer parceria com uma boa empresa. Assim, os usuários enviam e recebem chamadas de forma clara e eficiente. Ainda vale a pena contar com a solução de QoS, como já indicado.

Mobilidade

Os funcionários podem se conectar por meio de aplicativos VoIP. Desse modo, há mobilidade e segurança nas transações, inclusive quando a internet fica inoperante.

Veja como essa tecnologia ajuda a telefonia da sua empresa

Ao contar com o SIP Trunk, sua empresa melhora a comunicação e conquista vantagem competitiva. Mais do que isso, a união com o VoIP garante o aprimoramento do sistema de telefonia digital.

O VoIP já isenta a necessidade de um sistema de telefonia convencional, pois as chamadas são mais baratas e há integração entre os diferentes setores da empresa.

A união entre essas duas tecnologias traz um custo-benefício mais elevado. Isso porque a mesma rede é usada para obter um resultado ainda melhor.

Para alcançar todas essas vantagens, vale a pena contar com uma empresa parceira de qualidade. É o caso da FaleMais. Com planos VoIP, PABX Virtual, números 0800 e planos 4G, oferece um rol completo de soluções para você encontrar a melhor alternativa para a telefonia da sua empresa.

Assim, você garante a integração, a velocidade e a mobilidade do VoIP ao mesmo tempo que tem funções mais avançadas, como a exclusão automática de participantes da chamada, a troca de ligações entre usuários e o encerramento de uma sessão. Ou seja, essa é a regra para ter mais eficiência com o Tronco SIP.

E você, quer conhecer mais sobre o VoIP e outras tecnologias importantes para melhorar a telefonia de sua empresa? Conheça as soluções da FaleMais e veja quais se encaixam em seu negócio.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!