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Como dar um atendimento nota 10 aos clientes?

Atendimento nota 10 aos cliente é possível?

Todo empreendedor deve saber que precisa do cliente e que o importante é tê-lo para toda a vida. Entretanto, para conquistá-lo é necessário que o pequeno empresário fique atento aos detalhes, como por exemplo, oferecer um atendimento nota 10.

É importante saber que você precisa ser atencioso não apenas quando estiver atendendo o cliente ao telefone, mas também em todos os meios, como o presencial. O mesmo atendimento deve ocorrer nas redes sociais. Afinal, em todos os lugares você pode ter potenciais clientes, não é mesmo?

Portanto, para que você aprenda como oferecer um atendimento nota 10 aos seus clientes, nós preparamos o post de hoje. Acompanhe com atenção as nossas dicas:
 

1. Agrade o cliente que espera ser atendido

O atendimento começa antes do ato de atender. Quando um cliente chega a sua loja ou a sua empresa, você deve ficar atento. Se o estabelecimento estiver cheio, tente fazer com que a espera não seja angustiante, mas prazerosa.

Por isso, ofereça um agrado. Aqui vale aquele velho costume do cafezinho ou até mesmo, nos dias quentes, um copo de água ou um suco. O cliente é a sua maior riqueza, por isso você deve tratá-lo bem e oferecer um atendimento nota 10.
 

2. Tenha o consumidor para a vida toda

Não pense em lucrar sempre. Seu principal objetivo como microempresário não é esse. Antes de ganhar dinheiro, tenha em seu pensamento que o que importa é ter um cliente fiel a sua empresa, ou seja, um consumidor para a vida toda.

O relacionamento ao longo prazo com ele é essencial para o seu negócio. Então, que tal oferecer uns brindes como um boné com a marca da sua empresa, chaveiros, canetas ou qualquer coisa que possa surpreender o consumidor? Dessa maneira você oferecerá um atendimento nota 10 e ainda ficará na memória do seu cliente.
 

3. Simplifique a vida do cliente

Você precisa cadastrar o consumidor? Que tal facilitar sua vida? Faça isso solicitando poucos dados para o cadastro, como nome, endereço e telefone. Em relação ao atendimento presencial, não faça o cliente esperar muito para pagar a conta.

Em empresas onde o fluxo de pessoas é maior, coloque pelo menos uns dois caixas a disposição. A pior experiência para o consumidor é ter que ficar meia hora na fila para finalizar sua compra.

No atendimento telefônico, use poucas opções no menu da URA, pois o cliente não quer ficar conversando com um robô. Também evite a transferência excessiva de chamadas, pois esse é um dos erros que os clientes odeiam.

Outra dica importante em relação ao atendimento telefônico é que você deve saber ouvir o consumidor. Por isso, fale menos. Você precisa entender que quando o cliente procura por ajuda é que ele necessita que alguém preste atenção em suas sugestões ou até mesmo em suas reclamações.
 

4. Observe as redes sociais

Se você deseja oferecer um atendimento nota 10, jamais ignore o cliente nas redes sociais. É importante recordar que seus clientes também estão ali e vão utilizar o canal disponível para entrar em contato com você, pois é mais fácil para eles. Portanto, não há como ignorar.

Caso você ainda não faça o atendimento via redes sociais, é bom rever sua estratégia, pois você pode perder boas oportunidades para conquistar os clientes e até vender mais. Observe que os clientes utilizam as redes sociais para fazer elogios e reclamações. Portanto, fique sempre de olho nesses canais e ofereça um atendimento nota 10!
 

5. Conheça os produtos que você oferece

Oferecer um atendimento nota 10 ao cliente é atendê-lo bem e para isso você precisa conhecer os produtos que você vai oferecer. Aprenda as características de cada produto e como eles podem ser bons para seus usuários.

Preste atenção aos lançamentos e converse com os clientes que já tiveram experiência com determinada marca ou produto. Isso mostrará o quanto você se importa com o consumidor e ajudará a conhecer o nível de satisfação do seu cliente.
 

6. Demonstre boa vontade

Tenha boa vontade para atender os clientes. Ninguém merece um atendente ou microempresário de mau humor. Seja gentil com todos, desde os seus colaboradores aos clientes, pois os consumidores também reparam a maneira como você trata sua equipe.

Também não se esqueça que para o consumidor é gratificante ser reconhecido e cumprimentado.
 

7. Evite termos técnicos

Já pensou como seria chato você chegar à uma empresa e ouvir o atendente ou o chefe descrever um produto ou explicar seu funcionamento usando termos técnicos? Pois então, evite também esses termos na hora em que estiver atendendo o cliente, e também quanto estiver ao telefone com ele.

É que esses termos podem confundi-los, causar uma incompreensão e até mesmo constrangimento. Você também deve evitar abreviações e siglas.

Ao invés de complicar sua explicação, use expressões simples e as pronuncie em voz moderada e clara.
 

8. Ajude o consumidor a escolher o produto

Há clientes que chegam com o pedido pronto. Mas existem outros que têm dúvidas. No geral, seja qual for seu tipo de cliente, você pode ter uma influência positiva na decisão do consumidor. Você é o intermediado entre o cliente e o produto e deve saber o que pode se adequar ao estilo e orçamento de cada consumidor.

Assim, ouça o cliente e mostre as opções que atendam as suas necessidades e anseios. Dê dicas, compartilhe seu conhecimento sobre o produto e a sua experiência no ramo. Você verá que dessa maneira conquistará a sua confiança.
 

9. Tenha equilíbrio emocional

Para oferecer um atendimento nota 10, você deve ter equilíbrio emocional. Um empreendedor equilibrado consegue conter suas emoções diante de situações críticas.

Há momentos em que você terá que lidar com clientes insatisfeitos; por isso, se a pessoa não souber manter uma compostura para resolver o caso, uma relação de atrito, poderá ser criada, e isso é péssimo ao seu negócio.

Dê atenção às queixas dos seus clientes e se for necessário entre em contato com outras áreas para solucionar o problema. Mantenha sempre a calma!
 

10. Cumpra o que prometeu na publicidade

Muitas vezes para chamar a atenção, o empresário exagera na oferta ou mesmo não está preparado para atender a demanda que uma promoção vai gerar. Nada é mais frustrante para o cliente quando ele descobre que não poderá usufruir de uma promoção quando está sendo atendido pela empresa.

Portanto, prepare-se para atender a demanda e fique atento aos detalhes. Pensar em um atendimento nota 10 ao cliente nem sempre tem a ver com somente ser simpático e ter boa vontade. É necessário pensar estrategicamente todas as variáveis do serviço.

Agora que você já sabe como oferecer um atendimento nota 10 aos clientes, poderá conquistar cada vez mais o mercado, não é mesmo? Nunca se esqueça que o cliente é, na verdade, parceiro do seu negócio!
 

Gostou do nosso post? A FaleMais Voip também pode ajudá-lo a oferecer um excelente atendimento aos seus clientes. Confira os planos que poderão ajudar sua empresa! 

Post publicado por Equipe FaleMais em 07/11/2017 | Atendimento e SAC

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