Afinal, o voip morreu ou está fadado a isso?

voip-morreu

Eis uma dúvida que muitas pessoas podem ter: será que a tecnologia Voip morreu ou está fadada a acabar com o tempo?

 

Há mais de 10 anos, um boom aconteceu no mercado de telefonia no Brasil. Surgiram as primeiras operadoras Voip, com suas novas propostas de trazer economia frente à telefonia tradicional. Porém, muitas dessas operadoras já não existem e a concorrência evoluiu.

 

Por isso, hoje precisamos falar sobre esse assunto. Vamos entender os motivos pelos quais o Voip não morreu e a tendência é que ele cresça ainda mais!

Por que algumas pessoas acreditam que o Voip morreu?

Lá no surgimento da telefonia Voip, em meados de 1995, ocorreu uma grande revolução: afinal, fazer e receber ligações a partir da internet era algo inédito para as pessoas e empresas.

 

Porém, se por um lado essa transformação foi um boom, com o tempo o Voip quase morreu. A explicação é simples: nos primeiros tempos de internet, você se lembra como era a conexão?

 

Na era da internet discada – cara e com qualidade questionável – não tinha como substituir as tradicionais linhas fixas de telefone para investir em uma tecnologia que dependesse 100% de internet. Aliás, nem wi-fi existia ainda!

 

Por isso, muita gente que não conhece direito as maravilhas da tecnologia Voip permaneceram “paradas no tempo”, acreditando que o Voip morreu e que estava realmente fadado ao fracasso. E, de fato, naquela época, não compensava investir na tecnologia.

 

Mas, eis que, lá nos anos 2000, surge ela – a internet banda larga. Aí sim foi o início da revolução.

 

Com internet de alta velocidade e a rede sem fio, acabou a época de dizer que o Voip morreu. Pelo contrário; ele renasceu! 

 

Por que é errado dizer que o Voip morreu?

 

Porque simplesmente estamos em tempos digitais! O Voip é uma tecnologia amplamente utilizada pelas pessoas, mesmo que elas nem se deem conta disso.

 

Exemplo: quando você faz uma chamada de áudio ou de vídeo por meio de um aplicativo, você está utilizando Voip.

 

Voip é a sigla de Voice Over Internet Protocol e isso quer dizer que você não precisa mais contratar número fixo de telefone para conversar com as pessoas. Você conversa com elas totalmente pela internet.

 

Se para as pessoas físicas o Voip já é parte do dia a dia, para as empresas essa tecnologia vem se consagrando como a que tem o melhor custo-benefício.

 

Afinal, a tecnologia Voip:

 

  • é mais econômica comparada à telefonia convencional;
  • os custos das chamadas não se alteram ao ligar para diferentes DDDs;
  • a ligação entre os ramais é gratuita;
  • o PABX também pode funcionar de forma virtual, sem aparelho físico;
  • permite uma série de funcionalidades para as empresas, como gravação de chamadas, espera personalizada, menu de autoatendimento, etc. 

 

Ao investir em Voip, as empresas também não precisam se preocupar com instalações físicas. Como a comunicação se dá pela internet, basta ter uma boa conexão, dispositivos de acesso (computadores, aparelhos móveis ou telefones com adaptadores) e aplicativos instalados para serem a interface do sistema.

 

Simples assim! E as empresas também não precisam se preocupar com a mobilidade, já que seus ramais podem ser espalhados para outras localidades. E isso é uma maravilha para negócios que possuem colaboradores remotos, filiais em outras cidades ou funcionários que viajam a trabalho.

 

Por tudo isso, na próxima vez que você ouvir que o Voip morreu, mostre este artigo para a pessoa! 

 

Agora, a FaleMais te convida a fazer um teste gratuito para comprovar a qualidade das nossas chamadas Voip. Sem dúvidas, essa tecnologia é o investimento certo para você!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!