O VoIP alem do Marketing Multi Nível (MMN)

Foto de um gráfico mostrando o funcionamento do VoIP Multi Nível.

Não é de agora que muitas empresas tem trabalhado a telefonia VoIP como serviço vinculado ao modelo de negócios baseado em Marketing Multi Nível ou MMN. E isso de certa forma não é o problema. O problema é o foco.

O Marketing Multinível costuma trabalhar a tecnologia VoIP como um “mal necessário” ao seu modelo de negócios. Entenda que os usuários e franqueados nem são atraídos pelo produto ou pela tecnologia em si, mas pela possibilidade de gerar renda extra e obter ganhos por indicação de outros usuários ao sistema de MMN.

Nas reuniões de apresentação do negócio, 10% do tempo é falado sobre e Telefonia IP e suas vantagens; e os 90% restante é falado sobre o plano de negócios, Bônus por indicação, possibilidade de ganhos fáceis e outras coisas. E tudo bem, negócio é negócio, e as pessoas na verdade estão interessadas nisso: ganhar dinheiro. Mas poderia ser diferente.
A falta de foco na telefonia IP que é o prejudicial, pois faz com que essas empresas usem geralmente uma estrutura que é questionável para suportar o tráfego, e alem disso usam terminações de voz e servidores hospedados fora do país, em Data Centers também questionáveis. O resultado, alem da falta de qualidade obvia, é a má experiência com a tecnologia VoIP por parte de quem está começando a adentrar nesse mundo do Voz sobre IP. Ou seja, uma grande oportunidade perdida.

Nâo é preciso ser um mago do marketing para saber que a experiência inicial com um serviço provavelmente é o que causará a opinião sobre o todo. E com isso, as empresas regulamentadas pela Anatel, com estrutura correta para oferecer VoIP, novamente enfrentarão dificuldades quando oferecerem serviços de telefonia IP para empresas e usuários que já experimentaram a tal, porem de forma errada e com uma experiência péssima.

O Pior é que empresas que trabalham com MMN e Voip vão e voltam o tempo todo. E assim é jogada fora uma oportunidade. A oportunidade de massificarmos a telefonia IP como uma boa opção tecnológica e de serviços essenciais a uma população que paga uma das maiores tarifas de telefonia no mundo, e que muito alem disso, sofrem com má prestação de serviço, péssima estrutura e atendimento por parte das grandes operadoras.

 

Quer saber mais como alavancar os resultados em sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe para receber novidades em primeira mão!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!