Numeração em Voip: o que diz o Ministério das Comunicações

numercao voip

Esse assunto tem sido pauta de discussão há alguns anos, entretanto parece não ter avanço nenhum. A numeração voip é um recurso inexistente para operadoras detentoras de licenças SCM e o que acaba acarretando ter de fazer parcerias com operadoras STFC para conseguir disponibilizar números para os clientes de voip.

Embora a parceria seja de sucesso, é lamentável que operadoras SCM, muitas vezes dotadas de ASN, de blocos de IP, de interconexão direta para terminação de tráfego, não consiga obter numeração para seus clientes. Isso significa no final, falta de autonomia sobre esse recurso, pois fica-se dependente da operadora STFC para recebimento de ligação no Voip.

O Ministro das telecomunicações tem defendido o recurso de numeração para operadoras Voip, como cita matéria no IPNews:

O ministro Paulo Bernardo informou, durante o Congresso Brasileiro de Internet, realizado pela Abranet em Brasília, que apóia a criação de um plano de numeração para as operadoras VoIP, informou a revista Teletime. O tema, tratado em 2011, em Consulta Pública, por Emília Ribeiro, ex-conselheira da Anatel, ganhou espaço durante o Congresso.

“Acho que temos que rapidamente estudar como dar sistema de numeração para as empresas fazerem ligação pela internet. Não tem como não fazer isso num futuro próximo. Nossa visão é que temos de empurrar no sentido de adotar novas tecnologias e não frear”, declarou o ministro das comunicações.

O regulamento de 2011 permite que empresas de SCM (serviço de comunicação multimídia) tenham direito aos planos de numeração, assim como as de telefonia fixa, e a aprovação do regulamento permitiria que clientes VoIP ganhassem um número para realizar chamadas. Entretanto, o regulamento não foi aprovado, pois o documento foi submetido à consulta pública.

Já está mais do que na hora das operadoras SCM terem autonomia para fornecer numeração e ter controle das mesmas. Em prol da qualidade, em prol do usuário. Se você quer ser usuário FaleMais e quer ter um número fixo para recebimento de ligações, visite e conheça mais nosso serviço.

Quer saber mais como alavancar os resultados em sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe para receber novidades em primeira mão!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!