Como se tornar um empresário de sucesso?

Foto de um homem e uma mulher trabalhando em um escritório com a frase "Como se Tornar um Empresário de Sucesso".

Uma coisa é certa: um empresário de sucesso consegue transmitir mais confiança para o seu negócio e respectivo público, conferindo-lhe, assim, melhores resultados através de um direcionamento mais focado e com uma desenvoltura mais profissional.

E muita gente confunde ter sucesso com ter uma aparência de prosperidade. Mas não é nada disso. Um empresário de sucesso é aquele que tem resultados concretos (tangíveis e intangíveis) diante de todo o seu esforço diário no empreendedorismo. 

Mas, afinal, como obter o sucesso?

Existe uma infinidade de passo a passo quando tratamos deste assunto, além, é claro, de inúmeras “fórmulas mágicas” que garantem tamanha realização com rapidez. 

Mas a verdade é que, para se ter sucesso, é preciso muito investimento, tempo, paciência e determinação, já que é algo que se constrói aos poucos e nos pequenos detalhes rotineiros.

Algumas características, entretanto, são consideradas como essenciais e altamente relevantes para quem almeja ser um empresário de sucesso.

Vamos lá?

1. Seja um vendedor especialista

Para ser um empresário de sucesso, é preciso conhecer o produto ou serviço que você oferece e vende para seu público.

Pode ser numa microempresa ou numa organização global, você, caro empresário, deve saber tudo sobre o seu produto: 

  • vantagens;
  • benefícios;
  • durabilidade;
  • manutenção;
  • possíveis problemas;
  • principais concorrentes diretos, etc. 

Com toda certeza, não existe ninguém que queira mais sucesso para o seu negócio do que você mesmo, então certifique-se de ser o melhor especialista no seu produto. Saiba vendê-lo para qualquer tipo de público, em qualquer circunstância e com bons argumentos. E saiba passar tudo isso para seus funcionários.

Ame o seu negócio e não se canse de especializar-se nele.

Através de uma visão empreendedora, um bom empresário deve sempre estar atento a novidades de melhoria do seu produto e do seu negócio e, para não ser passado para trás, deve investir sempre no aprimoramento de seus serviços.

2. Conheça seu cliente melhor do que ele

Um empresário de sucesso investe em seus clientes. 

Por isso, converse com eles sempre que possível, produza pesquisas de tendências de mercado, entenda o que tem agradado ao seu consumidor, fique atento aos concorrentes que oferecem produtos semelhantes aos seus e as mercadorias que eles estão lançando.

Quanto mais você conhecer seu cliente e suas respectivas necessidades, mais você vai conseguir agradar a cada um deles.

Inclusive, se você conhecer verdadeiramente bem o perfil do seu público, poderá ousar nos investimentos para criação e divulgação de novos produtos, já que esses terão um direcionamento certeiro.

Mostre ao cliente que ele precisa do seu produto para ter sua vida facilitada, afinal, ele oferece benefícios únicos, certo?

3. Corte todos os custos possíveis

Como diz o empresário Jorge Paulo Lemman, “Custo é como unha, sempre precisa ser cortado”. 

Ou seja, para alcançar o título de empresário de sucesso você tem que estar atento aos fatores que englobam a produção e distribuição do seu produto, cortando custos desnecessários.

E lembre-se: o mercado está em constante transformação. O que era o melhor negócio no semestre passado pode não ser mais o ideal para agora, por isso faça sempre pesquisas e análises dos custos, cortando as “gorduras” sempre que possível.

Quer um exemplo?

Você sabia que pode reduzir, em mais de 80%, os gastos com telefonia dentro da sua empresa? 

Isso é possível graças à telefonia Voip, que oferece serviço de qualidade, com exclusividades para seu negócio, incluindo aqui o tão desejado PABX Virtual e o número 0800 Virtual

Mas atenção: bons valores atraem clientes, mas é a qualidade que os fideliza. Sendo assim, corte custos, mas nunca diminua a qualidade dos seus produtos.

4. Trabalhe com metas e objetivos para ser um empresário de sucesso

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve. Porém, se você sabe aonde quer chegar, precisará trilhar um caminho para percorrer e alcançar seu destino. Nos negócios é exatamente assim.

Se você não trabalha com o estabelecimento de metas e objetivos, qualquer resultado alcançado será considerado como satisfatório o que, obviamente, sabemos não ser a verdade.

Por isso, faça planos anuais, mensais, quinzenais e semanais. Encontre o valor de vendas, por exemplo, a ser feito diariamente. Repasse as metas traçadas para sua equipe para que todos sigam na mesma direção e com o mesmo foco.

E não deixe de cobrar pelos resultados esperados! 

O estabelecimento de metas e seu não cumprimento demonstram uma série de falhas, tais como:

 

  • incapacidade da estrutura de vendas de alcançar o número desejado;
  • metas altas demais para a realidade do mercado;
  • suprimento insuficiente de produtos, etc.

Um bom empresário consegue encontrar o ponto de equilíbrio entre as metas impostas e a possível performance diária do negócio.

5. Monitore os números que importam

Esteja sempre informado sobre tudo aquilo que influencia ou que possa vir a influenciar em seu negócio.

Sejam as tendências ou as modificações no setor ou notícias relacionadas à moeda e as crises financeiras nacionais e internacionais, enfim, tudo que atinja, direta ou indiretamente os negócios da sua empresa deve ser de conhecimento seu.

Um empresário de sucesso está constantemente antenado sobre tudo ao seu redor.

Como empresário, você precisa saber o que está dando certo e o que está dando errado no mercado atual. Precisa estar atento às oportunidades que venham surgir.

E dentro da empresa, a dica fundamental é estabelecer métricas para medição e avaliação do desempenho dos colaboradores. 

6. Saiba gerenciar pessoas

Todo tipo de relação surge do contato entre pessoas. Por isso, saber lidar com pessoas, nas mais diversas situações, é uma das tarefas mais complicadas e vai muito além de um simples “Oi, tudo bem?”.

Mesmo que você ainda não tenha funcionários, é bom ir treinando! Um bom empresário de sucesso sabe gerenciar pessoas.

Gerenciar é saber ensinar, instruir, orientar, chamar a atenção para os erros e muito mais. É preciso ser um líder nato para administrar uma equipe de pessoas, direcionando-as no rumo de um objetivo comum.

Como empresário você terá que lidar com muitos grupos de pessoas, como seus clientes, fornecedores, funcionários diretos e indiretos, e saber usar o gerenciamento para obter sucesso é um dos passos mais decisivos para quem busca se destacar.

7. Saiba lidar com críticas

Elogios são sempre bem-vindos, mas o que nos leva ao crescimento, de fato, são as críticas.

Um bom profissional de sucesso tem que estar preparado para ouvir de tudo, com a consciência de que, nem sempre, serão coisas do seu gosto.

O importante é ter um filtro que separe aquilo que é construtivo do que não é, elencando, entre as críticas, quais podem servir como possíveis melhorias para o seu negócio. Seu atendimento está bom? Seus produtos estão com preço justo?

As críticas podem trazer oportunidades, avanços e ideias. Se vindas de clientes podem contribuir com o conhecimento do seu público; se vindas de funcionários, podem estar relacionadas ao seu jeito de gerir e de cativá-los.

8. Seja criativo na resolução de problemas

A criatividade é algo fundamental para um empresário de sucesso – e ao contrário do que muitos pensam, ela é o resultado de 90% de trabalho duro e 10% de insight. 

Desde o desenvolvimento do negócio, criação do produto, decisão de quais serão os meios para divulgá-los até a conquista e fidelização de clientes, a criatividade deve estar presente em todos os processos e departamentos da organização.

Na resolução de problemas, invista com ousadia em saídas criativas e inovadoras, enxergando a dificuldade como uma grande oportunidade de desenvolvimento de novas estratégias empresariais.

Por isso, a criatividade, que é a principal figura no processo de produção de algo original e com valor, deve sempre estar à frente das principais decisões do empreendedor que busca o sucesso.

9. Preocupe-se com a sua produtividade pessoal

Se você é dono de uma loja, com certeza, já está acostumado a estabelecer planos de vendas e metas diárias para seus vendedores, certo? Mas, será que você, no lugar deles, conseguiria cumprir aquilo que estabeleceu?

Preocupe-se, acima de tudo, com a sua produtividade.

Isso contribuirá diretamente com a forma que você lida com seus empregados e ajudará no número total de vendas da empresa, por exemplo.

Em um negócio maior, será que você tem investido seu tempo e esforço para que ele se mantenha na direção do crescimento? Ou será que você acredita já ter chegado a um patamar que lhe permite ausentar-se, preparando gestores para ajudarem na administração do empreendimento?

Sua produtividade pessoal é extremamente valiosa para os seus negócios, independentemente de em qual área você seja expert. 

10. Sonhe alto, mas sempre mantenha os pés no chão!

Sonhe, mas também mantenha sempre os pés no chão.

Não basta avistar o lugar em que deseja chegar se, primeiro, você não enxergar o caminho a ser percorrido, os obstáculos a serem superados e o esforço a ser posto.

Sonhar não trás nenhum problema para você ou para sua empresa, porém sonhar sem colocar em prática ações que lhe garantam o alcance desses sonhos, sim.

Por isso, retomamos a necessidade do estabelecimento de metas.

Um empresário de sucesso já sabe que, para se chegar ao local desejado, deve-se pôr empenho e muita estratégia. Viver o sonho dia após dia, cumprindo seus objetivos e sempre de olho no foco. Com os pés no chão.

O estabelecimento da missão – definida como motivo, razão de existência do negócio –, da visão – que é o estabelecimento de metas no médio e longo prazo –, e dos valores – condutas e diretrizes da empresa, contribui, grandemente, com a conquista dos sonhos do empresário.

Dicas extras para se tornar um empresário de sucesso

Comercialize sempre

Saiba vender seu produto, sua ideia e sua imagem. Seja o melhor na divulgação da sua empresa, nunca tenha vergonha de fazer sua propaganda. Jamais perca suas raízes.

Não procure atalhos para o tesouro

Um dos alardes mais citados pelos empresários que já alcançaram o sucesso é sobre o enriquecimento rápido. 

Falsas oportunidades, que prometem absurdos financeiros num curto espaço de tempo e sem grande empenho devem ser vistos como atraso na vida do empreendedor. 

Lembre-se: Tudo que vem fácil, vai fácil e, neste caso, muitas vezes, o retorno nem chega a vir.

Utilize menos dinheiro do que possui 

Mesmo que você esteja obtendo bons lucros com sua empresa, sempre gaste menos do que você ganha. A prioridade é sempre investir e reinvestir no negócio, aumentando, assim, o capital da sua empresa.

Saiba fabricar o seu produto

Seja especialista no seu produto e empenhe-se em conhecer todas as etapas de sua produção. Quanto menos você depender de fornecedores, maior será seu lucro e sua independência.

Ofereça diversidade de opções

Um empresário de sucesso expande seus negócios sempre que vê uma oportunidade e por isso desenvolve novos produtos que se relacionam com os que seus clientes, que já o conhecem e estão acostumados.

Boas parcerias também ajudam você a ser um empresário de sucesso

É praticamente impossível alcançar o sucesso sem criar, ao longo do caminho, parcerias que contribuam com isso e um bom empresário, conhecedor do mercado e de suas variáveis, estabelece vínculos e sociedades inteligentes para que sua empresa siga trilhando o caminho do crescimento.

Aqui na FaleMais, por exemplo, temos construído uma rede de parcerias com empresas de pequeno, médio e grande porte, contribuindo, ao máximo, com o dia a dia dos empresários que buscam por diferenciais. 

Por fim, as dicas dadas aqui sobre como se tornar um empresário de sucesso são meros exemplos que podem auxiliar um bom empreendedor a expandir seus negócios, tornando-se, até mesmo, referência dentro do setor em que está inserido.

Um empresário de sucesso passa horas e horas refletindo sobre seus negócios, ama trabalhar em seus projetos e nunca se cansa de empenhar-se para a expansão da sua marca, assim como nunca se cansa de trabalhar em prol dos seus sonhos e dos seus objetivos. 

O segredo do tão sonhado sucesso é, indiscutivelmente, para muitos, a dedicação.

Além disso, um empresário de sucesso sabe que também precisa contar com a tecnologia a seu favor, otimizando todos os processos possíveis e ganhando mais tempo para focar em seu core business.

Pensando nisso, preparamos o post a seguir com 5 processos que precisam ser automatizados ainda hoje para seu negócio crescer.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!