Identificação de chamada: por que o bina inteligente é fundamental para o time comercial?

Investir em um sistema de identificação de chamada na empresa é essencial nos dias de hoje. E existe uma tecnologia conhecida como bina inteligente que otimiza o atendimento ao cliente.

Com o bina inteligente, os DDDs de telefone podem ser alterados automaticamente para o mesmo DDD dos clientes, aumentando as chances de as chamadas serem atendidas.

Entenda como esse recurso funciona e quais as vantagens agora mesmo!

O que é o bina inteligente? 

Bina Inteligente é uma funcionalidade que muda o DDD de uma ligação para o mesmo DDD do estado ao qual ela se destina.

Por exemplo: se a sua empresa está em Belo Horizonte (DDD 31) e precisa ligar para um cliente do Espírito Santo (DDD 27), o bina inteligente altera automaticamente o DDD 31 para o DDD 27 – sem que o cliente perceba a troca.

Outra função do bina inteligente é gerar um número de telefone aleatório a cada ligação feita – sistema bem parecido com os números virtuais, que possuem a tecnologia Voip

Portanto, o bina inteligente é mais do que um sistema de identificação de chamada e alteração de DDDs – é um recurso que otimiza o atendimento telefônico das empresas, principalmente as que realizam ligações de cobrança. 

Leia também | O que é inadimplência e como reduzi-la com boas práticas de cobrança

Quais as vantagens de utilizar o bina inteligente?

Em primeiro lugar, ter um sistema de identificação de chamada como o bina inteligente aumenta as chances das ligações serem atendidas.

Afinal de contas, sabe aquela tradicional piada de que “se a ligação for de São Paulo, com DDD 11, a pessoa nem atende?”. Isso se tornou um senso comum porque muitas empresas de telemarketing e cobranças realizavam ligações a partir desse número de DDD.

Porém, quando um cliente recebe uma ligação, cujo número de telefone tem o DDD da sua própria região, as chances dele atender aumentam.

Então, outras vantagens são identificadas:

  • diminuição da inadimplência;
  • maior receptividade à chamada, pois o cliente sente mais segurança quando a ligação vem de um número de sua localidade;
  • evita que a empresa fique com reputação ruim por conta de ligações de DDDs “estranhos”;
  • aumentam as chances de fechar vendas por telefone

Dois pontos importantes: quando falamos de identificação de chamada e bina inteligente, é importante estar de acordo com as regulamentações do setor – tanto em relação aos prefixos utilizados quanto aos horários das ligações de cobrança (respeitando feriados e finais de semana). 

É o que veremos a seguir. 

Leia também | Como o Voip possibilita o atendimento simultâneo e acelera os processos

Como a Anatel regulamenta a identificação de chamada comercial?

Até agora, vimos que o bina inteligente é um recurso de identificação de chamada que aumenta a chance do cliente atender a ligação. Afinal, a empresa passa a usar automaticamente o mesmo DDD do cliente.

No entanto, no caso de empresas de telemarketing e de realização de cobranças, é preciso seguir as regulamentações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Prefixo obrigatório para empresas de telemarketing: 0303

De acordo com o  Ato nº 10.413/2021 da Anatel, conhecido como Lei do Telemarketing, as empresas de telemarketing ativo estão obrigadas a utilizar o código 0303.

O código 0303 precisa ser o prefixo e a identificação da chamada deve ficar bem clara no visor do aparelho de telefone dos destinatários das ligações. 

Saiba mais | Código 0303: entenda o que é e como funciona

Prefixo obrigatório para empresas de cobrança: 0304

Em novembro de 2022, o Conselho da Anatel também aprovou o uso do código 0304 como prefixo para empresas que realizam cobranças. A medida foi tomada para conter práticas abusivas de ligações.

Portanto, é importante começar a se adequar, caso a sua empresa seja especializada em cobranças. Serviços como campanhas, pesquisas, pedidos de doação, etc., continuam sem a obrigatoriedade desses códigos. 

Nos demais casos, empresas comuns podem se beneficiar bastante do uso da identificação de chamada do bina inteligente.

Aliás, a sua empresa também precisa automatizar as ligações com aqueles menus de autoatendimento? Saiba que isso é possível e acessível para todas as empresas por meio da tecnologia Voip.

Confira no próximo post todos os detalhes sobre a funcionalidade chamada URA: Unidade de Resposta Audível

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

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