Telefonia VoIP: como funciona e vantagens | FaleMais VoIP

Foi-se o tempo em que a telefonia Voip era uma novidade no mercado. Hoje, ela já é considerada uma das principais tecnologias para que pessoas físicas e empresas se comuniquem.

Prova disso são as chamadas em áudio ou em vídeo pelos aplicativos de mensagens, como o Skype e o WhatsApp. É a tecnologia Voip que está por trás dessa maravilha!

Por isso, no artigo de hoje, vamos entender melhor como funciona esse sistema e por que ele é o ideal para todas as empresas.

O que é a telefonia Voip e como ela funciona?

Voip é a sigla de Voice Over Internet Protocol, que significa Voz Sobre Protocolo de Internet.

Na prática, com a telefonia Voip você faz e recebe ligações totalmente pela internet, sem precisar ter uma linha fixa ou móvel de telefone. E mesmo o número Voip sendo totalmente virtual, você consegue falar com todos os tipos de linhas.

Mesmo aplicativos de mensagens sendo gratuitos, o fato é que para as empresas o ideal é a contratação de um plano Voip por pelo menos dois motivos:

  1. Com um plano Voip, o seu cliente não precisa ter o mesmo aplicativo instalado no dispositivo para as ligações – elas podem ser feitas diretamente para o fixo ou o celular dele;
  2. Ter um plano Voip empresarial possibilita uma série de funcionalidades que tornam a ligação mais profissional (como um menu de autoatendimento, por exemplo).

Nas empresas, portanto, a telefonia Voip funciona com os seguintes requisitos:

  • Um plano Voip ativo;
  • Internet de qualidade;
  • Dispositivo para as ligações (computadores, dispositivos móveis ou aparelhos de telefone);
  • Softphone instalado nesses dispositivos (aplicativo ou software que será a interface do sistema, ou seja, por onde os números serão digitados).

Muito simples, não é mesmo? 

Ah, e com o plano Voip, também é possível adquirir um PABX Virtual, que funciona totalmente em nuvem, distribuindo o seu número Voip em diversos ramais virtuais – e eles se comunicam entre si gratuitamente!

Quais as vantagens da telefonia Voip para empresas?

  • Mobilidade: com a telefonia Voip, as empresas conseguem atender e fazer ligações de onde estiverem com acesso à internet, pagando o mesmo valor.
  • Infraestrutura enxuta: dê adeus às dezenas de equipamentos e fios espalhados pela empresa. Com o Voip, você aproveita os equipamentos e aparelhos que já tem.
  • Gestão da telefonia: com a telefonia Voip, você também dá adeus àquelas contas de telefone confusas. Você tem acesso a um painel com o histórico das ligações em tempo real, controlando melhor os gastos.
  • Atendimento ao cliente: o Voip também pode ser integrado ao sistema de CRM da empresa, tornando o atendimento ao cliente mais ágil.
  • Recursos profissionais: gravação de chamadas, espera personalizada, URA, correio de voz, siga-me…Esses são apenas alguns recursos que você pode incluir no atendimento telefônico da sua empresa!
  • Número 0800 e números virtuais: a telefonia Voip também proporciona ao seu negócios esses dois tipos de números, que antes eram acessíveis apenas a grandes empresas, mas com essa tecnologia, é muito barato e econômico obter.

Por que a telefonia Voip é mais barata?

Para começar, os custos dos minutos das ligações Voip podem ser até 60% menores em relação à telefonia convencional.

Além disso, não existe diferença tarifária se você estiver em outro DDD. O custo das ligações para fixo e o custo das ligações para celular não se alteram.

Como já dissemos, as ligações entre ramais Voip também são gratuitas, o que faz você economizar muito para falar com seus colaboradores remotos, suas filiais e também com os colaboradores que viajam a trabalho.

E também temos o custo de estrutura, que nem tem comparação. Você pode montar o seu call center com os próprios computadores da empresa ou dispositivos móveis. Basta ter uma internet de qualidade para que a ligação seja perfeita. 

Além disso, você tem total controle sobre os gastos com telefonia, já que tem acesso a um painel de controle em tempo real. 

Gostou de saber que a telefonia Voip te proporciona todas essas vantagens? Então no próximo post, confira todos os detalhes sobre as nossas opções de planos Voip da FaleMais, a melhor operadora Voip do Brasil!

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!