Como fazer ligações via internet de forma simples

Mulher trabalha fazendo ligações via internet

Fazer ligações via internet já é uma realidade de muitas pessoas. Afinal, hoje em dia temos uma infinidade de apps e softwares que possibilitam chamadas de áudio e vídeo com qualidade.

Mas como as empresas podem estruturar seus atendimentos telefônicos pela internet de forma simples?

A resposta é: por meio da tecnologia Voip

Voip: a tecnologia que permite a você ligar pela internet

É justamente o Voip que proporciona esse grande avanço tecnológico e permite que pessoas físicas e jurídicas consigam fazer ligações via internet sem precisarem de uma linha telefônica analógica.

Com o avanço da internet banda larga e o surgimento de aplicativos e softwares que funcionam como a interface de uma ligação, o Voip vem adquirindo cada vez mais qualidade e definição em áudio e vídeo.

Na prática, fazer ligações via internet é muito simples. Eis a seguir alguns dispositivos necessários para isso:

  • Internet de qualidade (que pode ser móvel ou wi-fi);
  • Dispositivo fixo ou móvel para fazer a ligação: que pode ser computadores, smartphones, tablets, telefones IP ou até mesmo telefone fixo que tenha um Adaptador de Telefone Analógico (ATA), que conecta o aparelho à rede Voip;
  • Aplicativo ou softphone instalado no dispositivo: os aplicativos podem ser instalados nos dispositivos móveis e o softphone – que é um software – é instalado em computadores. Ambos servirão como a interface para você ter acesso ao discador e às demais informações da chamada. 

Viu como é simples montar uma estrutura para fazer ligações via internet? Agora vamos entender as diferenças entre as ligações gratuitas e as ligações pagas. 

Ligações via internet gratuitas

Tanto as ligações gratuitas quanto as ligações pagas via internet funcionam praticamente da mesma maneira: com um dispositivo/aparelho, uma boa internet e um aplicativo/softphone – a diferença é que na paga, você também precisa adquirir um plano Voip, como veremos mais adiante aqui no post.

Exemplos de aplicativos que fazem ligações via internet gratuitamente são:

  • Skype;
  • WhatsApp;
  • Facebook Messenger;
  • Viber;
  • Facetime;
  • Google Duo.

Ligações via internet pagas

Bom, vimos até aqui que é possível fazer ligações via internet de forma simples e gratuita. Mas se você tem uma empresa, esbarramos em três questões importantes:

  1. Quando você utiliza um app gratuito para ligar pela internet, para que consiga falar com a outra pessoa, ela também precisa ter o mesmo app instalado no próprio dispositivo. E aí? Será que todos os seus clientes têm, querem ter, ou, ainda, têm espaço de armazenamento disponível no smartphone para isso?
  2. O Voip gratuito não vai proporcionar ao seu negócio aqueles recursos profissionais que otimizam o atendimento, como gravação de chamadas, menu automático de atendimento, etc.
  3. Se a sua empresa crescer e precisar de ramais? O Voip gratuito não tem essa possibilidade, já que quem cumpre essa tarefa de distribuir uma única linha em vários ramais é o PABX

Ficou mais complicado ter uma empresa e fazer ligações gratuitas via internet, não é mesmo?

Mas, calma! Existe uma solução – e mesmo que seja paga, ela não é cara, pois o Voip é acessível a todos os portes de empresa.

Como dissemos, para você usufruir de todos os recursos profissionais que o Voip proporciona, é preciso contratar um plano Voip. 

Eis algumas vantagens:

  • As ligações entre todos os ramais é gratuita (incluindo ramais que estejam fora da empresa);
  • O custo do minuto das chamadas é bem menor em comparação à telefonia analógica;
  • Alguns planos Voip já vem com um PABX Virtual integrado – que funciona totalmente em nuvem e proporciona um atendimento profissional por conta dos recursos disponibilizados;
  • Você conta com uma interface simples onde pode acompanhar todos os gastos com a telefonia da empresa, o que ajuda no controle financeiro e na gestão da telefonia;
  • Permite mais mobilidade à sua empresa, já que o Voip funciona via internet e pode ser utilizado nos smartphones e tablets que ficam disponíveis à sua equipe externa e remota

Ficou bem mais interessante fazer ligações via internet de forma simples e profissional, não é mesmo? 

Então, temos uma dica importante: aqui na FaleMais você consegue testar a qualidade do nosso Voip de forma gratuita antes de decidir se contrata ou não os nossos planos. Então, saiba aqui como fazer o teste grátis e experimente!

Ligação via internet

 

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!