Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Telefonia Voip: dá pra confiar nisso?

Telefonia Voip: dá pra confiar nisso?

Redução de custos. Palavrinhas que chamam muito a atenção, especialmente em tempos de crise. Mas antes de darmos um passo a frente, especialmente quando a promessa parece ser boa demais pra ser verdade, há muito o que se avaliar.

A Telefonia Voip está diretamente associada à redução de custos em ligações e à facilidade na comunicação. Logo ficamos tentados a experimentar, mas não dá pra evitar o receio de que isso possa comprometer a qualidade do relacionamento com seu cliente. Além disso, o Voip também já foi relacionado a fraudes juntamente com a má experiência dos primeiros adeptos.

Com tudo isso, é inevitável nos perguntarmos: dá pra confiar na telefonia Voip? Vamos entender melhor os motivos que fizerem a telefonia Voip cair em descrédito e como ela é vista no mercado atual.

 

A qualidade de ligações Voip é ruim. Será?

É verdade que a telefonia Voip não ganhou boa fama quando surgiu, nos anos 90 e nem no início dos anos 2000, na início da popularização da banda larga no Brasil.

As ligações tinham baixa qualidade, com cortes e atrasos na conversa -  o delay  - e havia muitas reticências em relação ao serviço. Não dava pra dispensar um telefone fixo convencional e trocar o certo pelo duvidoso. Mas a culpa não era da telefonia Voip.

Se você utilizava a internet nos anos 90 e 2000, deve lembrar de como a conexão era ruim. Não tínhamos banda larga, a conexão era discada e dava até pra tomar um cafezinho enquanto esperava uma página abrir. A telefonia Voip, como sabemos, depende da conexão com a internet para funcionar. Internet ruim, telefonia ruim.

Você pode alegar que mesmo hoje, alguns serviços bem conhecidos que usam o Voip, como o Skype e o Whatsapp, entre tantos outros que existem no mercado, deixam a desejar em qualidade. É verdade. Mas a vilã é a internet. Vamos entender.

Quando falamos em Voip, estamos falando de Voz sobre Protocolo de Internet. Um recurso da tecnologia que transforma dados analógicos em dados digitais transmitidos pela internet. O serviço depende de uma boa conexão e quanto melhor a qualidade dessa conexão, melhor a qualidade da ligação.

Hoje a internet avançou muito. Os requisitos para aprimorar a qualidade do Voip alcançaram a telefonia convencional e o Voip passou a ser uma opção de telefonia absolutamente viável.

Além disso, a qualidade e estrutura de serviços de internet oferecidas em nossos dias, em conjunto com um bom projeto de telefonia IP, fazem com que os problemas de conexão atuais sejam um pormenor facilmente administrável.

 

Voip e Marketing Multi Nível (MMN)

Algumas empresas esconderam por trás da oferta de serviços Voip a formação de redes de pirâmides lucrativas. Muito lucro em pouco tempo e com pouco esforço, bastando indicar outros a participarem do sistema. Tentador, não é?

A questão é que essas empresas entraram no mercado oferecendo pacotes de serviços de Voip, com qualidade duvidosa. Os serviços de Voip raramente eram mencionados e o foco se centralizava na indicação de pessoas para fazer parte do grupo.

O blog Gizmodo, da UOL, cita sobre uma dessas empresas que “ela vende um serviço de VoIP... e paga valores incrivelmente altos por anúncios na web, além de incentivar a expansão desenfreada de sua rede de divulgadores”. A matéria conclui: “é melhor não arriscar”.

Esse tipo de comportamento fez com o serviço Voip fosse associado a empresas fraudulentas, prejudicando a inserção da telefonia IP como alternativa tecnológica em um mercado carente de qualidade e de opções para redução de custos em telefonia.

Mas nos dias atuais, o uso de serviços que tornem nossa vida mais prática, barata e funcional torna-se vital. A telefonia Voip é o futuro das telecomunicações e ganha cada vez mais espaço no mercado.

 

Dá para confiar?

Muitas empresas e órgãos públicos estão transferindo seu sistema de telefonia para a tecnologia Voip. São muitas as razões. As empresas buscam soluções de telefonia aliadas a redução de custo, melhora da comunicação de forma simples e barata. Isso basicamente resume o que oferece a telefonia Voip.

No Estado de São Paulo, o Governo tem incentivado o uso de Voip nos órgãos Públicos. De acordo com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Estado, já participam do serviço de voz os Ministérios do Planejamento, Saúde, Educação e Previdência.

Em Rondônia, 2015 foi o início para a transferência da tecnologia Voip nos órgãos públicos do Estado, visando melhorar a comunicação entre os setores para a tomada de decisões e a redução de custos.

A telefonia Voip possibilita ao usuário a troca de informações multimídia de forma descomplicada, com economia de até 90% na conta telefônica. A FaleMais Voip, atuante no mercado desde 2011, tem ajudado muitos clientes a melhorar o sistema de telefonia de suas empresas com a implantação do sistema de Voip.

É o caso do EBANX que precisava de uma solução de ligações pra fixo e celular em todo o Brasil, com custo baixo e qualidade. Sobre as tarifas do Voip FaleMais ela diz: “podemos utilizar a qualquer horário, para qualquer operadora, sem surpresas desagradáveis”.

A RedeHost precisava de uma solução de telefonia que fosse fácil de implementar. O Gerente te T.I. da empresa, Diego Fagundes, disse que encontrou a “solução para redução de custos junto com a FaleMais Voip”.

A Metalcasty, fabricante de soluções para incêndio, precisava implantar um sistema de telefonia em toda a sua fábrica que totaliza mais de 10000m². Luciano Fontes, Gerente de Produção, diz que “atualmente mais de 3.000 chamadas/Dia passam pelos servidores da FaleMais Voip”.

 

Funciona. Mas como e qual empresa escolher?

Inúmeras empresas oferecem vantagens no serviço de telefonia Voip. Como escolher a melhor operadora Voip?

Tome alguns cuidados:

  • Certifique-se de que a empresa escolhida seja certificada pela ANATEL;
  • Tenha boa reputação e casos de sucesso no mercado;
  • Avalie que tipo de suporte ela lhe prestará, a qualidade do serviço oferecido;
  • Faça um teste gratuito para ver se a empresa atende às suas necessidades.

Na hora da escolha, busque uma empresa confiável, que ofereça planos acessíveis, os recursos que precisa e realmente lhe proporcione redução de custos e ganho de qualidade. Que tal conhecer melhor a FaleMais Voip?

Post publicado por Equipe FaleMais em 16/02/2016 | Telefonia Voip

Não deixe de ler também...

Como escolher a melhor operadora voip

Como escolher a melhor operadora voip

As empresas dependem da telecomunicação, mas nem todas têm sido c...

SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

SIP: o que é, e como essa tecnologia ajuda sua empresa?

A partir do ano de 1997 houve uma verdadeira revolução com o surgimento...

Como a telefonia voip pode ajudar sua empresa

Como a telefonia voip pode ajudar sua empresa

A telefonia voip permite que empresas de todos os tamanhos possam se beneficiar de re...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis