Telefonia Voip: dá pra confiar nisso?

telefonia-voip-da-pra-confiar

Redução de custos. Palavrinhas que chamam muito a atenção, especialmente em tempos de crise. E essa é justamente uma das principais vantagens da telefonia Voip – mas será que realmente dá para confiar nessa tecnologia?

Mesmo tentadas a experimentar, muitas empresas têm medo de que isso possa comprometer a qualidade do relacionamento com seus clientes. Além disso, o Voip também já foi relacionado a fraudes no passado, juntamente com a má experiência dos primeiros adeptos.

Mas convidamos você a avaliar melhor a situação. Vamos entender os motivos que fizeram a telefonia Voip cair em descrédito e como ela é vista no mercado atual.

A qualidade de ligações Voip é ruim. Será?

É verdade que a telefonia Voip não ganhou boa fama quando surgiu nos anos 90 e nem no início dos anos 2000, quando a internet banda larga começou a se popularizar aqui no Brasil.

As ligações tinham baixa qualidade, com cortes e atrasos na conversa – o famoso delay – e havia muitas reticências em relação ao serviço. Não dava para dispensar um telefone fixo convencional e trocar o certo pelo duvidoso. Mas a culpa não era da telefonia Voip.

Se você utilizava a internet nos anos 90 e 2000, deve lembrar de como a conexão era ruim. Não tínhamos banda larga, a conexão era discada e dava até para tomar um cafezinho enquanto esperava uma página abrir. A telefonia Voip, como sabemos, depende da conexão com a internet para funcionar. Internet ruim, telefonia ruim.

Você pode alegar que mesmo hoje, alguns serviços bem conhecidos que usam o Voip, como o Skype e o WhatsApp, entre tantos outros que existem no mercado, deixam a desejar em qualidade. É verdade. Mas a vilã é a internet. Vamos entender.

Quando falamos em Voip, estamos falando de Voz sobre Protocolo de Internet. Um recurso da tecnologia que transforma dados analógicos em dados digitais transmitidos pela internet. O serviço depende de uma boa conexão e quanto melhor a qualidade dessa conexão, melhor a qualidade da ligação.

Hoje a internet avançou muito. Os requisitos para aprimorar a qualidade do Voip alcançaram a telefonia convencional e essa tecnologia passou a ser uma opção de telefonia absolutamente viável.

Além disso, a qualidade e estrutura dos serviços de internet oferecidas em nossos dias, em conjunto com um bom projeto de telefonia IP, fazem com que os problemas de conexão atuais sejam um pormenor facilmente administrável.

Voip e o Marketing Multinível (MMN)

Algumas empresas esconderam por trás da oferta de serviços de telefonia Voip a formação de redes de pirâmides lucrativas. Muito lucro em pouco tempo e com pouco esforço, bastando indicar outros a participarem do sistema. Tentador, não é?

A questão é que essas empresas entraram no mercado oferecendo pacotes de serviços de Voip com qualidade duvidosa. Os serviços de telefonia Voip raramente eram mencionados e o foco se centralizava na indicação de pessoas para fazer parte do grupo.

Esse tipo de comportamento fez com o serviço Voip fosse associado a empresas fraudulentas, prejudicando a inserção da telefonia IP como alternativa tecnológica em um mercado carente de qualidade e de opções para redução de custos em telefonia.

Mas nos dias atuais, o uso de serviços que tornam a nossa vida mais prática, barata e funcional tornou-se vital. E com isso, boas empresas focadas em telefonia Voip surgiram, fazendo com que o sistema ganhasse mais espaço no mercado. 

Então dá para confiar na telefonia Voip?

Muitas empresas e órgãos públicos estão transferindo seu sistema de telefonia para a tecnologia Voip. São muitas as razões. 

As empresas buscam soluções de telefonia aliadas a redução de custo, além da melhora da comunicação de forma simples e barata. Isso basicamente resume o que oferece a telefonia Voip.

A telefonia Voip possibilita ao usuário a troca de informações multimídia de forma descomplicada, com economia de até 90% na conta telefônica

Além disso, essa tecnologia proporciona mais mobilidade à equipe, que pode ligar e receber ligações a partir de dispositivos móveis com acesso à internet, sem falar que aliado a um PABX Virtual, o Voip oferece uma série de recursos profissionais para melhorar a experiência de atendimento. 

A FaleMais Voip, atuante no mercado desde 2011, tem ajudado muitos clientes a melhorarem o sistema de telefonia de suas empresas com a implantação dessa tecnologia.

Saiba mais: Conheça 5 cases de sucesso da FaleMais Voip.

A telefonia Voip funciona. Mas como e qual empresa escolher?

Inúmeras empresas oferecem vantagens no serviço de telefonia Voip. 

Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio:

  • Certifique-se de que a empresa escolhida seja certificada pela ANATEL;
  • Pesquise se ela tem boa reputação e casos de sucesso no mercado;
  • Avalie que tipo de suporte ela lhe prestará e a qualidade do serviço oferecido;
  • Faça um teste gratuito para ver se a empresa atende às suas necessidades.

Na hora da escolha, busque uma empresa confiável, que ofereça planos acessíveis, os recursos que precisa e realmente lhe proporcione redução de custos e ganho de qualidade. 

Por isso, a seguir confira mais detalhes sobre a telefonia Voip da FaleMais e porque temos os planos mais baratos e de mais qualidade do mercado.

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!