Como PABX funciona e como é utilizado nas empresas?

pabx em empresas

Quer saber como PABX funciona e como esse sistema pode trazer muitas vantagens para o seu negócio? Então o post de hoje é para você.

Ao contrário do que possa parecer, utilizar PABX é algo muito comum e acessível para todos os tamanhos de empresas que queiram distribuir suas linhas telefônicas em ramais e aproveitar as funcionalidades da tecnologia.

Saiba todos os detalhes agora!

Como PABX funciona?

O PABX é um aparelho que existe há muito tempo e que revolucionou a telefonia. Antigamente, as empresas que precisavam ter vários telefones precisavam adquirir uma linha telefônica para cada aparelho, o que encarecia bastante os custos.

Mas com o surgimento do PABX, isso mudou. O aparelho serve para que você ligue uma 

única linha telefônica nele e distribua essa linha em vários ramais. Pronto, está criada uma pequena central telefônica, na qual é possível ter uma comunicação interna entre os ramais e também fazer e receber chamadas externas.

Existem no mercado vários tipos de PABX:

PABX analógico: é um equipamento físico projetado para a telefonia analógica, que é a mais tradicional e proporcionada por operadoras de telefonia fixa. Geralmente trata-se de um sistema mais complexo que os demais, e, portanto, sua instalação costuma ser mais cara em relação aos outros PABX. 

PABX digital: também é um aparelho físico, porém como PABX funciona com mais recursos que o modelo anterior por entregar áudios com mais qualidade, permitindo o aumento do volume, DDR (Discagem Direta Ramal) e também entroncamento E1. O PABX digital permite receber linhas digitais fornecidas pelas operadoras. O modelo exige mão de obra mais especializada e uma boa manutenção preventiva.

PABX híbrido: neste modelo, existe a união das tecnologias de telefonia analógica, digital e também Voip, sendo, portanto, indicado para empresas que possuem linhas analógicas que não querem abrir mão, mas também querem modernizar a estrutura com linhas Voip. Portanto, é possível configurar a escolha de rotas de ligações de acordo com os tipos de ligação a serem feitas, barateando os custos. 

PABX virtual (PABX Voip): entender como PABX funciona na modalidade Voip é saber que como as ligações são feitas totalmente pela internet por meio de Voip, o próprio PABX é virtual. Portanto, não há necessidade de adquirir nenhum equipamento físico, o que, por si só, já é uma grande vantagem, já que economiza espaço na empresa e também gastos com manutenção preventiva do sistema. Nesse caso, o PABX virtual funciona em nuvem e sua interface é simples e pode ser acessada em dispositivos móveis com acesso à internet. Além disso, outra vantagem é que a ligação entre os ramais é totalmente gratuita. 

Qual PABX é ideal para as empresas?

Entender como PABX funciona também permite saber que todos os tipos cumprem suas funções nas empresas. No entanto, o modelo ideal dependerá, acima de tudo, do sistema de telefonia que você utiliza ou pretende utilizar. 

Mas se pudermos recomendar algum, sugerimos fortemente o PABX virtual. Ele funciona com a telefonia Voip e deixa a sua empresa com uma boa qualidade de áudio, além de proporcionar ligações até 70% mais baratas em relação à telefonia analógica.

Além disso, o PABX virtual fornece mobilidade à empresa, já que ele funciona via dispositivos móveis com acesso à internet. Ou seja, você fala gratuitamente com outro ramal que não necessariamente esteja localizado na sede do empreendimento.

Quer saber mais detalhes sobre como PABX funciona na modalidade virtual? Então confira o nosso próximo post com todas as vantagens

Paulo Henrique Mem
Paulo Henrique Mem

CEO e Founder da FaleMais VoIP. Tem mais de 14 anos de experiência no mercado de telecomunicações.

Share
Tweet
Pin it
Posts Relacionados:

Sobre esse Blog

Esse é o blog da FaleMais. Aqui compartilhamos dicas para empresas que querem melhorar seus resultados. Pronto para melhorar 1% a cada dia? Boa leitura!

Categorias
Tags
Novidadesbanner para baixar e-book "televendas não morreu"
E-book "Startup de Sucesso" da FaleMais VoIP.
error: Content is protected !!