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VoIP para pequenas empresas: vale a pena?

VoIP para pequenas empresas: vale a pena?

Houve uma grande mudança nas relações de consumo nos últimos anos. Enquanto há pouco tempo atrás o comércio era dominado por grandes corporações e as pequenas empresas acabavam sumindo do mapa, atualmente esse quadro se inverteu. Vemos uma crescente participação das marcas menores, que ganham destaque e já abocanham uma fatia gorda do mercado em diversos setores.

O maior dos motivos para que isso possa acontecer é a tecnologia. Ela democratiza a disputa e permite mais igualdade de condições. E a telefonia VoIP é uma das grandes mudanças do momento. Ela vem substituindo a telefonia tradicional e permitindo que os empreendimentos de menor porte economizem ao mesmo tempo em que ganham em qualidade no atendimento.

Veja quais são as vantagens do VoIP para empresas e saiba como ele pode ajudar a alavancar os seus negócios!

O que é VoIP?

Você com certeza já ouviu falar de VoIP, mas não necessariamente compreende o que ele é. O nome VoIP é, na verdade, uma sigla que significa Voice Over Internet Protocol, ou seja, é uma tecnologia que usa a internet já disponível para transmitir suas ligações através de softwares ou adaptadores específicos para isso. Por utilizar a internet para fazer as ligações, a telefonia voip praticamente elimina os custos de Longa Distância nacional e internacional, fazendo com que as ligações tenham tarifas muito mais baixas, como as ligações locais.

Como o voip pode ajudar a sua pequena empresa?

A tecnologia VoIP, na verdade, surge como uma alternativa muito mais vantajosa para pequenas empresas, masmo as que não gastam muito com telefone. E além da economia, ela pode substituir a telefonia tradicional, melhorando o atendimento e tornando a experiência do cliente muito mais satisfatória.

O VoIP para empresas traz uma série de benefícios que um gestor inteligente definitivamente não pode abrir mão, pois esse tipo de tecnologia dá ao pequeno empresário a chance de ter recursos profissionais, que antes eram acessíveis apenas para empresas com alto poder aquisitivo e que estavam dispostas a investir milhares de reais em centrais telefônicas modernas e de última geração.

A tecnologia voip traz a democratização de serviços de telefonia, trazendo todos esse recursos de grandes centrais telefônicas para a internet (nuvem) e que agora o pequeno empresário por contratar pagando baixas mensalidades e usufruindo de serviços de qualidade igualmente confiáveis ao das grandes centrais telefônicas.

Quais são suas vantagens?

Redução de custos

Todos nós sabemos que um dos grandes gastos de diversas empresas está exatamente na telefonia. Vivemos num país onde as ligações ainda são extremamente caras e as operadoras não atendem às necessidades dos clientes de maneira satisfatória. Aliás, a Anatel tem implantado regras para diminuição de tarifas, mas o que se vê na realidade é que essas reduções não chegam efetivamente para os usuários. Isso acontece porque entender o motivo do Brasil ter uma das maiores tarifas de telefone do mundo é um pouco mais complicado do que parece.

A tecnologia VoIP é uma alternativa real para economizar nas ligações, pois permite que o custo da ligação seja muito menor do que na versão tradicional. A voz é transformada em dados e esses dados são transmitidos pela internet fazendo com que toda chamada seja local. Além disso, para implementar o voip em empresas não é preciso grandes investimentos e uma grande estrutura de internet, pois os softwares são desenvolvidos para precisarem de uma configuração mínima para funcionar, reduzindo os gastos sem perder em qualidade.

Confira nossa tabela de comparação entre Telefonia Voip X Telefonia Convencional e saiba as grandes diferenças nas tarifas desses dois tipos de telefonia. Clique aqui para baixar esse material.

Acesso a recursos avançados

A telefonia VoIP permite que empresas tenham acesso a recursos avançados, como:

• Ligações sem custo entre filiais,
• Vídeo chamadas
• Encaminhamento de chamadas
• Gravações de chamadas
• Secretária eletrônica
• Histórico de ligações em tempo real
• URAs com Menu de opções
• Filas de Atendimento
• Audio de Espera telefônica personalizada

A maioria desses recursos acima citados é possível em serviços de PABX Virtual. E esse é um modelo de serviço completo que oferece uma gama de soluções inteligentes e acessíveis, inclusive para pequenas companhias.

Flexibilidade

Essa tecnologia permite que qualquer funcionário trabalhe do lugar em que estiver, pois poderá se comunicar desde que tenha uma conexão ativa com a internet. Além da facilidade da existência de internet móvel e Wi-Fi em quase todo o mundo, basta ter um tablet à mão ou até seu smartphone para que a comunicação com clientes ou colaboradores seja otimizada, facilitando essa relação e melhorando o resultado final.

Como podemos ver, o VoIP para empresas surge como uma alternativa inteligente à telefonia tradicional, reduzindo os custos e tornando pequenos negócios muito mais eficazes e competitivos. Muitas corporações já abraçaram essa solução e estão colhendo os frutos. Não espere para agir: adote o VoIP e melhore seus processos!

Por onde começar?

A melhor forma de começar a implementar o voip na sua pequena empresa é fazendo uma conta-teste. Isso será essencial para a empresa ver na prática como funciona a tecnologia e também ajudará na tomada de decisão sobre a forma de uso melhor adequada, que pode ser pelo computador, smartphone ou até por um telefone fixo, usando um Adaptador Telefônico.

Antes de implementar essa tecnologia, é extremamente necessário que esteja atento e saiba como escolher sua operadora voip, pois o mercado está cheio de empresas "aventureiras" que não tem responsabilidade para entregar um serviço de qualidade e um atendimento que por vezes o pequeno empresário precisa para implementar esse tipo de tecnologia.

Como escolher uma operadora voip para sua pequena empresa?

Autorizada pela Anatel

Não dá pra deixar o serviço de telecom da sua empresa sob responsabilidades de empresa que não tem autorização da Anatel. Isso porque em caso de problemas graves você não terá onde se resguardar e fazer reclamações caso a operadora não tenha autorização da Anatel.

Portanto é imprescindível que ao contratar uma operadora de telefonia voip, você opte por uma que seja autorizada pela anatel para prestar o serviço para sua empresa.

Planos e Tarifas Simplificados

Você alguma vez já entendeu as tarifas que são cobradas na sua conta de telefone? É praticamente impossível, pois os planos de telefonia que as operadoras convencionais possuem tarifas diferenciadas por horários do dia, destino, DDD e outras coisas, que basicamente fazem com que qualquer um fique perdido.

Ao contratar uma operadora voip para sua pequena empresa, opte por planos que tenham tarifas fáceis de entender, assim ficará mais fácil controlar e saber exatamente o quanto estará economizando ou não, e verá na prática se trará vantagens para sua empresa.

Planos sem Fidelidade

Ao mudar seu sistema de telefonia para o voip, opte por operadoras que tenham planos sem fidelidade. Isso dará flexibilidade para usar o serviço quando efetivamente for necessário, evitando desperdícios. Além disso, com um plano sem fidelidade você possui liberdade para alterar planos ou mesmo trocar de operadoras, sem a necessidade de pagar multas por quebra de contrato ou algo do tipo.

Recursos Avançados

É essencial que ao implementar o voip na sua empresa, o empresário opte por usufruir dos muitos benefícios que esse tipo de tecnologia pode agregar, inclusive para pequenas empresas. Esses recursos poderão trazer imensos benefícios como redução de custo, produtividade, credibilidade, profissionalismo e muito mais. E essa é uma real chance do seu negócio vender mais e atender melhor os clientes.

Uma boa opção com recursos avançados de telefonia é o chamado PABX Virtual. Que funciona como uma central telefônica com recursos avançados.

Atendimento rápido e eficaz

Antes de contratar um serviço de telefonia voip, experimente o atendimento ou busque referência e saiba da reputação da operadorano mercado. Isso lhe dará uma visão macro do prestador de serviço. Serviços de telecomunicações e tecnologia podem ser problemáticos e é bem provável que dúvidas e questões apareçam o tempo todo.

Por conta disso é essencial que você tenha certeza que atendimento ao cliente de forma rápida eficar é uma das qualidades da operadora voip que você contratará como fornecedora de telefonia voip para sua empresa.

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Post publicado por Equipe FaleMais em 01/10/2015 | Telefonia Voip

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