Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Voip: o que é e por que você precisa dele?

Voip: o que é e por que você precisa dele?

A tecnologia VoIP foi deixada de lado no início da difusão da internet devido à baixa velocidade da rede, por meio de uma internet discada, que deixava a ligação desconfortável à medida que a internet caía, impossibilitando o uso e a evolução desse recurso. 

Após a popularização da internet de banda larga que permitia maior velocidade de transmissão combinada com a evolução da tecnologia, o VoIP se tornou uma realidade comum do dia a dia de milhares de pessoas e empresas no mundo todo.

Voice Over IP, ou, em tradução simples, voz através do IP. VoIP é a tecnologia que permite realizar chamadas de voz através da internet, ou seja, é possível fazer uma ligação para qualquer pessoa do mundo que esteja conectado à internet e que tenha disponível uma solução VoIP.

A telefonia voip tem deixado para trás o velho e conhecido telefone de linha. Atualmente, já é possível realizar chamadas de qualidade apenas com transmissão de dados e com custos bem mais baixos. Isso possibilita uma economia considerável em uma empresa, principalmente quando a ligação telefônica é um dos principais meios de comunicação.

Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma empresa farmacêutica no Sul do Brasil, e essa empresa possui filiais na Argentina, Estados Unidos, México, Espanha, Inglaterra e sua matriz fica no Japão e que sua equipe precisa se comunicar pelo menos 3 vezes por semana com as demais filiais e matriz por ligação telefônica. Certamente você tem um custo muito alto de telefonia, pois uma ligação internacional tem um custo muito elevado, mas se sua empresa passar a ter uma solução de VoIP, com certeza esse custo diminuirá substancialmente — e isso não vale só para as grandes multinacionais, pois a sua PME também pode aproveitar os benefícios dessa tecnologia.

Saiba mais sobre o VoIP e veja por que ele pode ser tudo que a sua empresa precisa:

Como funciona o VoIP?

A tecnologia VoIP é a transmissão da voz através de um protocolo TCP/IP. Ou seja, os dados analógicos de áudio são decodificados em códigos binários para serem lidos e transportados pela internet, e ao chegarem em seu destino são codificados novamente na forma de voz. Todo esse termo técnico significa uma coisa bastante simples: essa tecnologia permite que você faça chamadas telefônicas por meio de uma conexão com a internet por um custo bem abaixo do que teria se usasse uma linha telefônica.

Atualmente, existem diversos programas capazes de realizar essa transmissão através do VoIP, alguns além de permitir uma ligação simples entre computadores, permite também transmissão de mensagens e até chamadas por vídeo, que podem ser utilizadas para reuniões de demonstração de produtos ou conferências virtuais para alinhamento e gestão de uma equipe externa ao escritório da empresa, por exemplo. É importante que sua equipe de infraestrutura pesquise sobre as soluções VoIPs e te ajude a decidir qual atenderá com melhor eficiência e menor custo as demandas da sua empresa.

Quais as vantagens de usar essa tecnologia?

Nos últimos anos, com os avanços e popularização de aparelhos tecnológicos como notebooks, tablets e smartphones, o consumo de dados ultrapassou bastante o consumo de voz por meio de ligações telefônicas. Com isso gestores e donos de empresa agora prezam muito mais por estarem conectados do que terem planos com centenas de minutos para se comunicar. Essa possibilidade de estar sempre conectado traz algumas vantagens para empresas que aderem a solução de VoIP, confira a seguir os benefícios que um VoIP pode propiciar a sua empresa:

Redução de custos

Com a utilização de um VoIP, custos com minutos de ligações praticamente desaparecem. Sua empresa passa ter somente o custo com a conexão de internet e da manutenção do sistema VoIP. Considerando o exemplo citado no início do texto, imagine a economia de sua empresa em se comunicar com as demais filiais e matriz, ou com seus clientes e fornecedores, por um sistema VoIP.

Ausência de assinaturas e carência

Normalmente, ao assinar uma linha telefônica corporativa, além do custo com a assinatura e os custos com os minutos excedentes você ainda fica preso a empresa de telefonia por pelo menos um ano, pois essas são as condições para que as empresas de telefonia deem condições aparentemente vantajosas para a sua empresa. Considere também a dificuldade que você terá quando necessitar de qualquer tipo de contato com a central de atendimento deles.

Quando sua empresa opta por um sistema VoIP, ela anula todos esses transtornos, pois precisa somente implantar a solução na empresa para já começar a utilizar e reduzir custos.

Facilidade e flexibilidade de comunicação

Com um sistema VoIP, sua equipe não precisa ficar se preocupando em se lembrar ou pesquisar o código da cidade, estado ou país, como acontece ao realizarem uma chamada internacional ou interurbana. Com um aplicativo VoIP, basta que tenham cadastrado o contato no sistema para realizar a ligação de qualquer lugar que tenha conexão com internet. O VoIP oferece uma flexibilidade inimaginável quando o comparamos a de um telefone convencional.

Mais produtividade

Imagine que com um sistema VoIP, você pode fazer diversas reuniões, conferências e até treinamentos em um mesmo dia. Se você precisasse se deslocar de um lugar ao outro, os custos com transporte e tempo seriam muito altos. O VoIP possibilita que você faça diversas reuniões em um mesmo dia, compartilhe informações, anexe documentos e faça até chamada de vídeo com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

E o futuro do VoIP?

Essa tecnologia tem grandes chances de substituir a maioria das ligações convencionais. O baixo custo e a sua praticidade são atrativos à grande parte dos usuários da rede, em especial às empresas que querem reduzir seus gastos com telefonia. Além de aumentar a produtividade dos funcionários e permitir uma maior flexibilidade de comunicação, o VoIP é com certeza uma boa opção que tende a crescer no meio corporativo, pois oferecem ótimas vantagens operacionais, de custo e simplicidade na implantação.

O VoIP realmente chegou para ficar e com a rápida evolução de dispositivos com acesso à internet tem ajudado na divulgação, avanço e acesso dessa tecnologia. Em breve, não fazer uma ligação através de dados será uma grande loucura!

Você já utiliza a tecnologia VoIP na sua empresa? Quer saber mais sobre como implantá-la, fazer chamadas a baixo custo e melhorar seu serviço de atendimento? Entre em contato conosco ou deixe um comentário aqui no blog!

Post publicado por Equipe FaleMais em 29/07/2015 | Telefonia Voip

Não deixe de ler também...

Softphone: o que é, como funciona e quais as opções?

Softphone: o que é, como funciona e quais as opções?

A tecnologia avança a passos largos causando impactos econômicos importa...

Voip: como funciona, vantagens e tudo que você precisa saber

Voip: como funciona, vantagens e tudo que você precisa saber

O Voip funciona como um telefone convencional, porém usa a rede de internet j&...

Operadora Voip: 5 motivos para sua microempresa contratar uma

Operadora Voip: 5 motivos para sua microempresa contratar uma

Microempresas são negócios dinâmicos, sem burocracia e de prefer&...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis