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O que fazer para vender bem mesmo sendo tímido

O que fazer para vender bem mesmo sendo tímido

Uma obsessiva preocupação com as reações, atitudes e pensamentos das pessoas que estão ao redor. Essa é uma das características de uma pessoa que sofre de timidez, que pode ser entendida como o desconforto sofrido na interação interpessoal, seja com familiares, colegas ou com desconhecidos.

Para vender bem é preciso que a pessoa saiba como contornar algumas das suas características pessoais que estão relacionadas a essa inquietação, e que a tornam menos capacitada para ser o destaque de vendas do mês, afinal, neste ramo tudo varia de acordo com a comunicação.

Se por um lado o vendedor tímido sofre muito até que desenvolva o seu lado profissional, suprindo e deixando de lado todo este acanhamento, em contrapartida, possui pontos fortes que podem ser aproveitados em excesso, compensando, assim, as demais dificuldades enfrentadas.

 

Qual é o perfil de uma pessoa tímida?

A timidez não é essencialmente negativa.

Apesar de, em alguns casos, ser acompanha de reações fisiológicas como palpitações e excesso de suor, a pessoa tímida não pode ser considerada como doente ou com diminuição da capacidade individual.

Uma pessoa tímida, apenas, possui maior dificuldade em se relacionar com os outros, sendo, portanto, uma pessoa mais quieta, reservada e com uma grade de amigos reduzida.

Geralmente, no campo profissional, são os funcionários que rendem muito trabalhando sempre em silêncio. Possuem maior desenvoltura para área de números e contas em geral, porém, podem ocupar cargos ligados ao público através de aprimoramento e determinação.

 

A importância do autoconhecimento

Estudiosos chegaram à conclusão de que o ser humano pode ser enquadrado em um, de três, grupos preestabelecidos de perfis: Perfil visual, auditivo e sinestésico.

Perfil visual: Pessoa rápida, ansiosa, agitada e, por vezes, impulsiva. Geralmente é aquele funcionário que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, é mandão e gosta de prazos apertados para demonstrar sua capacidade de resolução de problemas. Esse perfil é dominante em cargos e vagas de alto escalão e chefia.

Perfil auditivo: Como o nome deixa explícito, é uma pessoa que ouve. Sendo assim, é calmo, tímido e tranquilo. Os elementos desse grupo são conhecidos por sua perfeição, detalhismo e organização. Preferem trabalhar com sistemas, cálculos e tabelas. É alguém que sempre está aberto para o que é de rotina, deixando de lado o contato e convívio com os colegas.

Perfil sinestésico: Oferece muita criatividade para a empresa! As pessoas que estão no terceiro grupo de perfis são socialmente bem orientadas e felizes, afinal, vive em eventos e sempre cria novas oportunidades para manter a comunicação. É o tipo de pessoa que precisa trabalhar em equipe.

Se a empresa direcionar seu funcionário, para determinada vaga, a partir de uma análise individual de seu perfil, as chances de obter sucesso na escolha são, expressivamente, maiores.

Em qual desses perfis você se encaixa?

 

Focar na eficiência e não forçar a simpatia

Vendedores tímidos devem dar espaço para que a eficiência supra a falta de simpatia, comum em quem não consegue se relacionar com as outras pessoas.

O cliente ficará bem mais satisfeito se receber um serviço de qualidade focado em dados técnicos e objetivos, do que se tiver que passar por um atendimento de simpatia extremamente forçada.

Por isso, para vender bem, mesmo possuindo as características da timidez, é importante contra balancear a falta de empatia com informações especializadas sobre a empresa e suas mercadorias.

 

Conhecer bem o que está oferecendo

Qualquer bom profissional deve conhecer, a fundo, o produto ou serviço que oferece e vende.

Tratando-se de um vendedor tímido, essa informação passa a ser uma dica valiosa já que os dados técnicos garantem sucesso para o funcionário que precisa ter um foco exato durante uma conversa.

Ao se comunicar com o cliente, o vendedor direciona, então, o foco da venda para um campo seguro, que garanta que ele possa vender bem.

Além de garantir sua própria segurança e tranquilidade, o vendedor consegue passar isso para o consumidor, que compra o produto baseado na certeza que foi sentida durante sua apresentação.

Ambos saem satisfeitos.

 

A importância em ter autoridade no que fala

Em concordância com o item anterior, quanto mais informações o vendedor tiver sobre seu produto, ou serviço, conhecendo cada parte de sua fabricação, instalação, utilização e desenvoltura, maior será o tom de autoridade dele ao falar sobre o porquê de ser algo indispensável para a vida do consumidor.

Até mesmo um vendedor tímido sentirá a diferença na aceitação dos clientes ao utilizar desta técnica, que é facilmente adquirida através de estudo e dedicação.

A autoridade demonstra o conhecimento da pessoa sobre a mercadoria e, ainda, transmite segurança e transparência para o cliente.

Mas, e a timidez? Nestes casos, fica bem escondida já que não combina com autoridade.

 

Materiais de apoio são importantes

Direcionar a atenção do consumidor para determinado objeto também é uma das melhores técnicas para se suavizar a timidez.

Por exemplo, impressos, flyers e catálogos atraem a curiosidade do cliente, que acaba por deixar o vendedor mais livre e tranquilo durante o atendimento.

Esse novo foco favorecerá o vendedor tímido, deixando-o mais desinibido para ir dando as informações necessárias para a finalização da venda do produto.

 

Casos de sucesso e referências ajudam a vender bem

Sempre que possível demonstre para o cliente o tamanho do sucesso que seu produto, ou serviço, pode proporcionar para a sua vida. Para isso, utilize casos reais de sua empresa para motivá-los a fazer igual.

A FaleMais voip possui muitos casos de sucesso com seus serviços PABX Virtual e números 0800. Ao realizar um novo atendimento, um vendedor tímido, por exemplo, poderia referenciar essas parcerias para atrair o consumidor.

Com este direcionamento, mais uma vez, o vendedor consegue suavizar sua timidez, já que o foco do cliente serão os casos demonstrados e não a pessoa que está oferecendo o serviço.

Vender bem, mesmo sendo tímido, é possível sim! Você concorda?

Post publicado por Equipe FaleMais em 11/02/2016 | Gestão e Estratégia

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