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Conheça os benefícios do pós-vendas para seu comércio

Conheça os benefícios do pós-vendas para seu comércio

Se você espera um cliente fiel, que vai comprar novamente da sua empresa e indicá-la para sua rede de contatos, é necessário criar um relacionamento de longo prazo. É aí que entra o trabalho de pós-venda, um conjunto de práticas que te ajudam a criar uma relação com o consumidor mesmo depois que o negócio já foi fechado.

Veja no post a seguir quais são os benefícios do pós-venda para os resultados da sua empresa:

A importância do follow-up

O follow-up (acompanhamento, em inglês) é um dos procedimentos mais importantes do pós-venda e a forma como você o utiliza pode ser determinante para a fidelização de clientes. Fazer uma ligação para saber se o cliente recebeu o produto em casa, por exemplo, mostra comprometimento com o atendimento e desejo de construir uma relação sólida.

Essa também é uma ferramenta essencial para a medição da satisfação do consumidor. Através do follow-up, você pode avaliar como foi o processo, onde podem ter acontecido eventuais erros, como foi a experiência do seu cliente e que tipos de produtos ou serviços você pode oferecer para ele no futuro.

Saiba lidar com as reclamações

Outro lado importante do pós-venda é saber lidar com as reclamações e os problemas que o consumidor possa ter com seus produtos após fechar o negócio. Entender essas questões é crucial para a satisfação e a construção de uma boa imagem diante do cliente. Não permita que sua empresa seja como boa parte do mercado, que investe pesado no relacionamento na fase da venda e se esquece de tratar os clientes igualmente bem quando o negócio já está fechado.

É inevitável que aconteçam problemas em relação à entrega, atendimento, garantia, montagem, etc., e você precisa aceitar isso. O importante aqui é mostrar ao cliente que sua empresa reconhece o erro e está trabalhando constantemente para consertá-lo e evitá-lo no futuro. E isso é crucial para que o consumidor, mesmo com algum problema após a compra, saia com uma boa impressão da sua empresa — e, mais importante, confiando nela.

Mantenha um relacionamento

Apesar da importância do contato logo após o fechamento do negócio, o pós-venda não se resume apenas ao follow-up e a lidar com os eventuais problemas imediatos do cliente. O principal foco deve ser a tentativa de construir um relacionamento de longo prazo, no processo chamado de fidelização. Um consumidor fiel, além de comprar mais vezes, ainda indicará a sua empresa para sua rede de contatos.

Existem diversas formas de construir essa relação de longo prazo, como através do envio de promoções e descontos para o consumidor (por e-mail ou SMS Marketing, por exemplo) ou ainda por telefone. São boas formas de fazê-lo se lembrar da sua empresa.

O uso da internet também pode ser bastante eficiente no processo de fidelização. Você pode criar um blog e alimentá-lo com conteúdo relevante para o seu cliente, como dicas úteis sobre seus produtos, informações gerais sobre o mercado, novidades da sua área de atuação, tutoriais dos produtos que sua empresa vende, etc. Tudo vai depender do segmento em que você atua e do perfil do seu cliente, claro. Páginas em redes sociais, como o Twitter e Facebook, também são ótimas para aproximar sua marca do cliente e criar um outro canal de comunicação, bem mais direto e acessível.

Além disso, não esqueça de também manter canais de comunicação que seu cliente espera, como: número de telefone fixo, ou ainda um número 0800 e endereços de e-mail para contato.

Uma empresa de sucesso é aquela que entende que é fundamental manter o seu cliente satisfeito, mesmo após fechar o negócio. Por isso, o processo de pós-venda é tão importante para construir um relacionamento de longo prazo e estabelecer confiança. Um consumidor fiel, além de comprar várias vezes da sua empresa, pode se tornar um grande divulgador do seu trabalho!

Sua empresa já usa o pós-venda como estratégia? Tem percebido melhores resultados com essa prática? Conte para nós!

Post publicado por Equipe FaleMais em 17/06/2015 | Gestão e Estratégia

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