Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Conheça os benefícios do pós-vendas para seu comércio

Conheça os benefícios do pós-vendas para seu comércio

Se você espera um cliente fiel, que vai comprar novamente da sua empresa e indicá-la para sua rede de contatos, é necessário criar um relacionamento de longo prazo. É aí que entra o trabalho de pós-venda, um conjunto de práticas que te ajudam a criar uma relação com o consumidor mesmo depois que o negócio já foi fechado.

Veja no post a seguir quais são os benefícios do pós-venda para os resultados da sua empresa:

A importância do follow-up

O follow-up (acompanhamento, em inglês) é um dos procedimentos mais importantes do pós-venda e a forma como você o utiliza pode ser determinante para a fidelização de clientes. Fazer uma ligação para saber se o cliente recebeu o produto em casa, por exemplo, mostra comprometimento com o atendimento e desejo de construir uma relação sólida.

Essa também é uma ferramenta essencial para a medição da satisfação do consumidor. Através do follow-up, você pode avaliar como foi o processo, onde podem ter acontecido eventuais erros, como foi a experiência do seu cliente e que tipos de produtos ou serviços você pode oferecer para ele no futuro.

Saiba lidar com as reclamações

Outro lado importante do pós-venda é saber lidar com as reclamações e os problemas que o consumidor possa ter com seus produtos após fechar o negócio. Entender essas questões é crucial para a satisfação e a construção de uma boa imagem diante do cliente. Não permita que sua empresa seja como boa parte do mercado, que investe pesado no relacionamento na fase da venda e se esquece de tratar os clientes igualmente bem quando o negócio já está fechado.

É inevitável que aconteçam problemas em relação à entrega, atendimento, garantia, montagem, etc., e você precisa aceitar isso. O importante aqui é mostrar ao cliente que sua empresa reconhece o erro e está trabalhando constantemente para consertá-lo e evitá-lo no futuro. E isso é crucial para que o consumidor, mesmo com algum problema após a compra, saia com uma boa impressão da sua empresa — e, mais importante, confiando nela.

Mantenha um relacionamento

Apesar da importância do contato logo após o fechamento do negócio, o pós-venda não se resume apenas ao follow-up e a lidar com os eventuais problemas imediatos do cliente. O principal foco deve ser a tentativa de construir um relacionamento de longo prazo, no processo chamado de fidelização. Um consumidor fiel, além de comprar mais vezes, ainda indicará a sua empresa para sua rede de contatos.

Existem diversas formas de construir essa relação de longo prazo, como através do envio de promoções e descontos para o consumidor (por e-mail ou SMS Marketing, por exemplo) ou ainda por telefone. São boas formas de fazê-lo se lembrar da sua empresa.

O uso da internet também pode ser bastante eficiente no processo de fidelização. Você pode criar um blog e alimentá-lo com conteúdo relevante para o seu cliente, como dicas úteis sobre seus produtos, informações gerais sobre o mercado, novidades da sua área de atuação, tutoriais dos produtos que sua empresa vende, etc. Tudo vai depender do segmento em que você atua e do perfil do seu cliente, claro. Páginas em redes sociais, como o Twitter e Facebook, também são ótimas para aproximar sua marca do cliente e criar um outro canal de comunicação, bem mais direto e acessível.

Além disso, não esqueça de também manter canais de comunicação que seu cliente espera, como: número de telefone fixo, ou ainda um número 0800 e endereços de e-mail para contato.

Uma empresa de sucesso é aquela que entende que é fundamental manter o seu cliente satisfeito, mesmo após fechar o negócio. Por isso, o processo de pós-venda é tão importante para construir um relacionamento de longo prazo e estabelecer confiança. Um consumidor fiel, além de comprar várias vezes da sua empresa, pode se tornar um grande divulgador do seu trabalho!

Sua empresa já usa o pós-venda como estratégia? Tem percebido melhores resultados com essa prática? Conte para nós!

Post publicado por Equipe FaleMais em 17/06/2015 | Gestão e Estratégia

Não deixe de ler também...

Como aumentar as vendas pelo telefone?

Como aumentar as vendas pelo telefone?

De repente, um vendedor liga. Não sabemos de onde é, mas logo ele trata...

Como vender bem usando técnicas de persuasão

Como vender bem usando técnicas de persuasão

O mundo vive de vendas! Em qualquer lugar e em qualquer tempo é preciso vender...

Pós-Venda: como fazer de forma correta e eficaz?

Pós-Venda: como fazer de forma correta e eficaz?

Manter o ritmo de vendas. Em qualquer tempo e lugar, esse é o maior objetiv...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis