Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

Como se tornar um empresário de sucesso?

Como se tornar um empresário de sucesso?

Tudo que fazemos requer esforço e dedicação para que o sucesso seja alcançado e, nas mais diversas áreas de nossas vidas, como no estudo, na família e no trabalho, nos empenhamos em uma busca incessante pela obtenção de tal êxito.

Se você é um empresário, e dirige um negócio, a determinação e a vontade devem estar cotidianamente presentes nas suas ações para que seja possível alcançar os seus objetivos pessoais e empresariais.

E o sucesso, que de acordo com o dicionário da língua portuguesa Michaelis é o “Resultado bom ou mau de um negócio; Êxito, resultado feliz”, é considerado como a principal chave, o patamar da verdadeira conquista, para as empresas e os empresários que querem reunir lucros e credibilidade num mesmo histórico.

Uma coisa é certa, um empresário de sucesso consegue transmitir mais confiança para o seu negócio e respectivo público, conferindo-lhe, assim, melhores resultados através de um direcionamento mais focado e com uma desenvoltura mais profissional.

Mas, afinal, como obter o sucesso?

Existe uma infinidade de passo a passo quando tratamos deste assunto, além, é claro, de inúmeras “fórmulas mágicas” que garantem tamanha realização com rapidez. Mas a verdade é que, para se ter sucesso, é preciso muito investimento, tempo, paciência e determinação, já que é algo que se constrói aos poucos e nos pequenos detalhes rotineiros.

Algumas características, entretanto, que são consideradas como essenciais e altamente relevantes para quem almeja ser um empresário de sucesso, estão listadas abaixo:

 

1. Seja um vendedor especialista

Para ser um empresário de sucesso, primeiramente, é preciso conhecer o produto, ou serviço, que você oferece e vende para seu público.

Pode ser numa microempresa ou numa organização global, você, caro empresário, deve saber tudo sobre o seu produto: Todas as vantagens, benefícios, fases, durabilidade, possíveis problemas, principais concorrentes diretos, enfim, você deve saber absolutamente tudo que esteja relacionado ao seu negócio.

Com toda certeza, não existe ninguém que queira mais sucesso para o seu negócio do que você mesmo, então certifique-se de ser o melhor especialista no seu produto. Saiba vendê-lo para qualquer tipo de público, em qualquer circunstância e com bons argumentos. Saiba passar tudo isso para seus funcionários.

Ame o seu negócio e não se canse de especializar-se nele.

Através de uma visão empreendedora, um bom empresário deve sempre estar atento a novidades que a melhoria do seu produto e do seu negócio e, para não ser passado para trás, deve investir sempre no aprimoramento de seus serviços.

 

2. Conheça seu cliente melhor do que ele

Invista em seus clientes. Converse com eles sempre que possível, produza pesquisas de tendências de mercado, entenda o que tem agradado ao seu consumidor, fique atento as concorrentes que oferecem produtos semelhantes aos seus e as mercadorias que elas estão lançando.

Quanto mais você conhecer seu cliente e suas respectivas necessidades, mais você vai conseguir agradar a cada um deles.

Se você conhecer verdadeiramente bem o perfil do seu público, poderá ousar nos investimentos para criação e divulgação de novos produtos, por exemplo, já que esses terão um direcionamento certeiro.

Mostre ao cliente que ele precisa do seu produto para ter sua vida facilitada, afinal, ele oferece benefícios únicos, certo?

Um bom empresário sabe exatamente o que seu público-alvo quer e o que espera do seu serviço, ou do seu produto, por isso, cria tendências, faz lançamentos coerentes que batem com as necessidades do cliente que, até mesmo sem saber, já esperava por tal novidade.

 

3. Corte todos os custos possíveis

Já dizia J.P. Lemman que “custo é como unha, sempre precisa ser cortado”. Ou seja, para alcançar o título de empresário de sucesso você tem que estar atento aos fatores que englobam a produção e distribuição do seu produto, cortando custos desnecessários.

E lembre-se: O mercado está em constante transformação. O que era o melhor negócio no semestre passado pode não ser mais o ideal para agora, por isso faça sempre pesquisas e análises dos custos e corte as “gorduras” sempre que possível.

Por exemplo, você sabia que pode reduzir, em mais de 80%, os gastos com telefonia dentro da sua empresa? A telefonia voip oferece serviço de qualidade, com exclusividades para seu negócio como PABX (virtual), número 0800 para que os clientes possam efetuar ligações para sua empresa sem serem cobrados por isso, entre outras vantagens. Saiba mais em Por que sua empresa deveria usar voip nessa crise.

Bons valores atraem clientes, mas é a qualidade que os fideliza. Sendo assim, corte custos, mas nunca diminua a qualidade dos seus produtos.

 

4. Trabalhe com metas e objetivos

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve. Porém, se você sabe aonde quer chegar, precisará trilhar um caminho para percorrer e alcançar seu destino. Nos negócios é exatamente assim.

Se você não trabalha com o estabelecimento de metas e objetivos, qualquer resultado alcançado será considerado como satisfatório o que, obviamente, sabemos não ser a verdade.

Por isso, faça planos anuais, mensais, quinzenais e semanais. Encontre o valor de vendas, por exemplo, a ser feito diariamente. Repasse as metas traçadas para sua equipe para que todos sigam na mesma direção e com o mesmo foco.

E não deixe de cobrar pelos resultados esperados! O estabelecimento de metas e seu não cumprimento demonstram uma série de falhas como a incapacidade da estrutura de vendas de alcançar o número desejado, metas altas demais para a realidade do mercado, suprimento ineficiente de produtos, etc.

Um bom empresário consegue encontrar o ponto de equilíbrio entre as metas impostas e a possível performance diária do negócio.

 

5. Monitore os números que importam

Esteja sempre informado sobre tudo aquilo que influencia ou que possa vir a influenciar no seu negócio.

Sejam as tendências ou as modificações no setor ou notícias relacionadas à moeda e as crises financeiras nacionais e internacionais, enfim tudo que atinja, direta ou indiretamente, nos negócios da sua empresa deve ser de conhecimento seu.

Um empresário de sucesso está constantemente antenado sobre tudo ao seu redor.

Como empresário você precisa saber o que está dando certo e o que está dando errado no mercado atual. Precisa estar atento às oportunidades que venham a surgir no seu setor de atuação.

E dentro da empresa, ter o controle dos números que ditam o seu sucesso, ou o seu fracasso, como total de vendas, lucro bruto e líquido, folha de pagamento dos seus funcionários, valor de estoque e de reinvestimento, garantem uma visão ampla dos pontos positivos e dos que precisam ser melhorados em sua estrutura.

 

6. Saiba gerenciar pessoas

Todo tipo de relação surge do contato entre pessoas: Você vende para pessoas e compra coisas vendidas por elas, oferece seus serviços e encontra-as pelas ruas, convive com um grupo em casa e outro no trabalho. E há um número infinito de pessoas que você conhece, certo?

Saber lidar com pessoas, nas mais diversas situações, é uma das tarefas mais complicadas e vai muito além de um simples “Oi, tudo bem?”.

Mesmo que você ainda não tenha funcionários, é bom ir treinando! Um bom empresário de sucesso sabe gerenciar pessoas.

Gerenciar é saber ensinar, instruir, orientar, chamar a atenção para os erros e muito mais. É preciso ser um líder nato para administrar uma equipe de pessoas, direcionando-as no rumo de um objetivo comum.

Como empresário você terá que lidar com muitos grupos de pessoas, como seus clientes, fornecedores, funcionários diretos e indiretos, e saber usar o gerenciamento para obter sucesso, é um dos passos mais decisivos para quem busca se destacar.

 

7. Saiba lidar com críticas

Elogios são sempre bem-vindos, mas o que nos leva ao crescimento, de fato, são as críticas.

Um bom profissional tem que estar preparado para ouvir de tudo, com a consciência de que, nem sempre, serão coisas do seu gosto.

O importante é ter um filtro que separe aquilo que é construtivo do que não é, elencando, entre as críticas, quais podem servir como possíveis melhorias para o seu negócio. Seu atendimento está bom? Seus produtos estão com preço justo?

As críticas podem trazer oportunidades, avanços e ideias. Se vindas de clientes podem contribuir com o conhecimento do seu público, se vindas de funcionários, podem estar relacionadas ao seu jeito de gerir e de cativá-los.

Uma prática bem comum sobre saber lidar com críticas é, geralmente, encontrada em hospitais e laboratórios que disponibilizam uma enquete, ao término do atendimento, pedindo a avaliação do cliente, suas opiniões e apontamentos diversos.

Qualquer crítica merece ser vista com atenção antes de qualquer decisão.

 

8. Seja criativo na resolução de problemas

A criatividade é um dom e, para o empresário, é algo fundamental.

Desde o desenvolvimento do negócio, criação do produto, decisão de quais serão os meios para divulgá-los até a conquista e fidelização de clientes, a criatividade deve estar presente em todos os processos e departamentos da organização.

Na resolução de problemas, invista, com ousadia, em saídas criativas e inovadoras, enxergando a dificuldade como uma grande oportunidade de desenvolvimento de novas estratégias empresariais.

Por isso, a criatividade, que é a principal figura no processo de produção de algo original e com valor, deve sempre estar à frente das principais decisões do empreendedor que busca o sucesso.

A FaleMais, operadora voip, oferece serviços para a área de telefonia das empresas. Com pacotes adequados para cada cliente e com inúmeras vantagens agregadas, é o jeito criativo de solucionar os problemas com gastos telefônicos do seu negócio.

Um bom empresário usa a criatividade como base para o seu sucesso!

 

9. Preocupe-se com a sua produtividade pessoal

Se você é dono de uma loja, com certeza, já está acostumado a estabelecer planos de vendas e metas diárias para seus vendedores, certo? Mas, será que você, no lugar deles, conseguiria cumprir aquilo que estabeleceu?

Preocupe-se, acima de tudo, com a sua produtividade.

Isso contribuirá diretamente com a forma que você lida com seus empregados e ajudará no número total de vendas da empresa, por exemplo.

Num negócio maior, como uma corporação, será que você tem investido seu tempo e esforço para que ela se mantenha na direção do crescimento? Ou será que você acredita já ter chego num patamar que lhe permite ausentar-se?

Lembre-se: As vacas engordam conforme o olhar do dono.

Sua produtividade pessoal é extremamente valiosa para os seus negócios, independente de em qual área você seja expert. Pode ser em vender, fazer parcerias e divulgações, encontrar oportunidades, enfim, um empresário de sucesso nunca se ausenta do seu negócio e está sempre em busca de mais.

 

10. Sonhe alto, mas sempre mantenha os pés no chão!

Você pode e consegue alcançar aquilo que quiser, por isso sonhe alto, deseje estar entre as 10 melhores empresas do Brasil e queira ser a melhor do seu ramo. O sonho é seu! Fique a vontade para escolher qual será.

Entretanto, mantenha sempre os pés no chão.

Não basta avistar o lugar em que deseja chegar se, primeiro, você não enxergar o caminho a ser percorrido, os obstáculos a serem superados e o esforço a ser posto.

Sonhar não trás nenhum problema para você ou para sua empresa, porém sonhar sem por em prática ações que lhe garantam o alcance desses sonhos, sim.

Por isso, retomamos a necessidade do estabelecimento de metas.

Um empresário de sucesso já sabe que, para se chegar ao local desejado, deve-se pôr empenho e muita estratégia. Viver o sonho dia após dia, cumprindo seus objetivos e sempre de olho no foco. Com os pés no chão.

O estabelecimento da missão – definida como motivo, razão de existência do negócio -, da visão – que é o estabelecimento de metas no médio e longo prazo -, e dos valores – condutas e diretrizes da empresa contribui, grandemente, com a conquista dos sonhos do empresário.

 

Outras dicas interessantes sobre como se tornar um empresário de sucesso:

Alguns dos empresários mais conhecidos, e importantes do país, deram dicas e alardes complementares sobre como alcançar o sucesso no meio empresarial.

Basicamente, segue este resumo:

Mate seu próprio boi: Para empreender é preciso desligar-se de serviços convencionais e buscar a abertura de sua própria empresa, afinal, ter um emprego representa a estabilidade do salário mensal, mas ser dono de um negócio significa vislumbrar um horizonte de opções.

Comercialize sempre: Saiba vender seu produto, sua ideia e sua imagem. Seja o melhor na divulgação da sua empresa, nunca tenha vergonha de fazer sua propaganda. Jamais perca suas raízes.

Não procure atalhos para o tesouro: Um dos alardes mais citados pelos empresários que já alcançaram o sucesso é sobre o enriquecimento rápido. Falsas oportunidades, que prometem absurdos financeiros num curto espaço de tempo e sem grande empenho devem ser vistos como atraso na vida do empreendedor. Lembre-se: Tudo que vem fácil, vai fácil e, neste caso, muitas vezes, o retorno nem chega a vir.

Utilize menos dinheiro do que possui: Mesmo que você esteja obtendo bons lucros com sua empresa, sempre gaste menos do que você ganha. A prioridade é sempre investir e reinvestir nos negócios, aumentando, assim, o capital da sua empresa.

Saiba fabricar o seu produto: Como citado no item 1 deste artigo, seja especialista no seu produto e empenhe-se em conhecer todas as etapas de sua produção. Quanto menos você depender de fornecedores, maior será seu lucro e sua independência.

Ofereça diversidade de opções: Um empresário de sucesso expande seus negócios sempre que vê uma oportunidade e por isso desenvolve novos produtos que se relacionam com os que seus clientes, que já o conhecem e estão acostumados.

 

Parcerias de sucesso

É praticamente impossível alcançar o sucesso sem criar, ao longo do caminho, parcerias que contribuam com isso e, um bom empresário, conhecedor do mercado e de suas variáveis, estabelece vínculos e sociedades inteligentes para que sua empresa siga trilhando o caminho do crescimento.

A FaleMais voip tem construído uma rede de parcerias com empresas, de pequeno a médio porte, contribuindo, ao máximo, com o dia a dia dos microempresários que buscam por diferenciais. Saiba mais.

Muitos livros referenciam o assunto e, para maior aprofundamento, indicamos um em específico. “Os quatro caminhos para o sucesso empresarial”, de John B. Miner, é simples de ser encontrado e ser lido. Fala sobre como acertar o alvo do mundo nos negócios, foco principal de qualquer empreendedor.

Por fim, as dicas dadas aqui sobre como se tornar um empresário de sucesso, são meros exemplos que podem auxiliar um bom empreendedor a expandir seus negócios, tornando-se, até mesmo, referência dentro do setor em que está inserido.

Um empresário de sucesso passa horas e horas refletindo sobre seus negócios, ama trabalhar em seus projetos e nunca se cansa de empenhar-se para a expansão da sua marca, assim como nunca se cansa de trabalhar em prol dos seus sonhos e dos seus objetivos. Sempre quer mais, sempre procura por mais. E nunca se deixa abalar pelos percalços da vida.

O segredo do tão sonhado sucesso é, indiscutivelmente, para muitos, a dedicação.

Agora queremos saber de você: Qual é a sua estratégia para se tornar um empresário de sucesso reconhecido? Nunca pensou sobre isso? Então está, decididamente, na hora!

Post publicado por Equipe FaleMais em 03/02/2016 | Gestão e Estratégia

Não deixe de ler também...

3 maneiras inovadoras e baratas de divulgar sua empresa.

Empresas nascem e morrem todos os dias. O que para o empresário muitas vezes s...

Como alavancar as vendas usando promoções

Como alavancar as vendas usando promoções

Brasileiro ama promoção! Espera, ansiosamente, pela chance de adquirir ...

5 dicas infalíveis de como motivar os funcionários

5 dicas infalíveis de como motivar os funcionários

Motivar os funcionários é um desafio contínuo. É um fato ...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis