Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

5 dicas infalíveis de como motivar os funcionários

5 dicas infalíveis de como motivar os funcionários

Motivar os funcionários é um desafio contínuo. É um fato bem documentando que as pessoas saem de uma empresa ou de um trabalho por conta de seu chefe mais frequentemente do que qualquer outro motivo. Muito disso tem a ver com a forma como eles são tratados e se eles se sentem motivados trabalhando para você.

Funcionários felizes com seus trabalhos e suas vidas rendem mais. Mas como trabalhar a motivação dos funcionários a fim de crescer o seu negócio?

Como proprietário de um pequeno negócio ou até mesmo uma empresa grande, você sempre está em busca de crescimento. E para alcançar esse crescimento em seu negócio você precisa da sua equipe de funcionários diariamente produtiva.

Muitas vezes, nós optamos por uma abordagem de motivação fácil: oferecendo incentivos em dinheiro ou se divertindo com benefícios gerais, como lanches diferentes, momentos de distração e uma boa xícara de café.

Enquanto estas maneiras são definitivamente úteis para motivar seus funcionários, também existem outras formas para encorajá-los para que todos possam obter benefícios a longo prazo, principalmente você e sua empresa.

Aqui estão 5 maneiras extremamente simples e infalíveis que descobrimos que podem ser usadas para motivar seus funcionários. Acompanhe-nos agora!

 

1. Pratique empatia

Para utilizar a empatia no processo de liderança, precisamos primeiro entender claramente o que significa. Na maioria das vezes, tendemos a confundir a empatia com simpatia.

No entanto, o que realmente significa empatia é ser capaz de compreender as necessidades dos outros. Isso não significa que você tem que concordar com a forma que seus funcionários vêem as coisas, em vez disso, ser empático significa que você está disposto e capaz de apreciar o que a outra pessoa está passando ou sentindo.

Líderes que reservam um tempo para atender as necessidades de seus funcionários podem fornecer-lhes o apoio que necessitam para avançar, para lidar com os desafios ou problemas que podem estar segurando-os para não alcançar seus objetivos.

Se você não é nada mais do que um rosto em um porta-retrato na sala principal ou uma assinatura no final de um e-mail, quem vai motivar sua equipe a fim de alcançar suas metas? A empatia muitas vezes é esquecida.

Portanto, reserve um tempo para praticar a empatia com seus funcionários. Converse com eles face a face e com frequência. Eles precisam saber que estão sendo valorizados e a presença do chefe no ambiente de trabalho é a melhor maneira de demonstrar que você está valorizando todo o seu trabalho árduo.

 

2. Comemore pequenas vitórias

Uma das melhores maneiras de como motivar os funcionários é reconhecer e recompensar pequenas vitórias. Se você motiva alguém a tomar medidas, mas não reconhece a realização, eles estarão cansados quando você abordá-los novamente no futuro para outra coisa.

Incentivos também são sempre bem-vindos – e eles não precisam ser caros. Para comemorar uma pequena vitória, você pode oferecer incentivos para motivar a sua equipe, como um dia de folga, ingressos para o cinema, ou outras formas baratas para mostrar o seu apreço por cada membro que participou da conquista.

Reconhecer pequenas vitórias agora será um meio muito eficaz de manter a motivação para o progresso futuro. Não fazer isso pode levar a funcionários amargurados.

 

3. Tenha Propósito

Quem encontra um propósito em seu trabalho desbloqueia o mais alto nível de motivação. É como se ele se conectasse a uma causa maior que si mesmo que o impulsiona a motivação mais profunda. Isso também é o que faz um funcionário sair da cama de manhã e ir para o trabalho sem resmungar.

As pessoas podem ser inspiradas a atingir metas de crescimento e enfrentar desafios impossíveis. Tudo isso se elas se preocuparem com o resultado.

E o que você pode fazer?

Ajude os seus funcionários a se conectarem a algo maior do que eles mesmos. Tire-os da mera zona de conforto e conecte-os com as pessoas e trabalhos maiores.

 

4. Mostre até onde podem chegar

Uma equipe de funcionários sempre estará mais motivada quando eles sabem que eles estão trabalhando para alcançar objetivos maiores. Se eles notam que não há nenhuma oportunidade de crescimento na empresa, a produtividade diminui bastante. Afinal de contas, ninguém quer trabalhar apenas por trabalhar, todos temos objetivos.

Portanto, trabalhe a motivação dos seus funcionários oferecendo treinamento que lhes darão as habilidades que eles precisam para escalar sua carreira.

Formar empregados para avançar para melhores oportunidades é valioso para você, além de construir uma reputação da sua empresa, demonstrando como é um ótimo lugar para trabalhar e que oferece muitas oportunidades dentro do plano de carreira.

 

5. Demonstre resultados

Todos nós reconhecemos grandes líderes. Eles transmitem energia e entusiasmo, pois o objetivo principal é importante para eles. No entanto, um líder tem que liderar. Pode parecer uma expressão meio clichê, mas é a mais pura verdade. Um líder está frequentemente com você, sempre disposto a alcançar seus objetivos em equipe.

E os resultados de todo o trabalho mostram que, juntamente com todas as orientações vindas do líder, a equipe conseguiu alcançar seus objetivos, sem individualismo.

Tudo aquilo que for alcançado deve ser compartilhado com sua equipe, pois isso vai causar uma satisfação maior com o trabalho e, consequentemente, com a vida.

E funcionários felizes com seus trabalhos e suas vidas são mais produtivos.

 

Conclusão

Motivação desempenha um papel chave em manter seus melhores funcionários. Se você não motiva sua equipe constantemente, você está deixando de ganhar mais.

Cada funcionário tem um conjunto diferente de habilidades, e cada funcionário tem um conjunto diferente de necessidades para permanecer motivado. Portanto, essas 5 dicas de como motivar os funcionários devem ser definitivamente implementadas!

 

E você, gostaria de acrescentar alguma outra dica?

Post publicado por Equipe FaleMais em 21/01/2016 | Gestão e Estratégia

Não deixe de ler também...

Conheça os benefícios do pós-vendas para seu comércio

Conheça os benefícios do pós-vendas para seu comércio

Se você espera um cliente fiel, que vai comprar novamente da sua empresa e indi...

Por que sua empresa precisa de credibilidade para vender mais?

Por que sua empresa precisa de credibilidade para vender mais?

O processo de compra realizado por um cliente possui diversas variáveis e norm...

Como aumentar as vendas pelo telefone?

Como aumentar as vendas pelo telefone?

De repente, um vendedor liga. Não sabemos de onde é, mas logo ele trata...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis