Blog FaleMais

Aprenda estratégias de redução de custos; ideias para melhorar o atendimento a clientes, a gestão e as vendas do seu negócio. Inscreva-se em nosso blog.

icone newsletter

Receba dicas exclusivas por E-mail

Junte-se a mais de 5000 empresas e inscreva-se.

9 fatos que ninguém te conta sobre como é ser um empresário

9 fatos que ninguém te conta sobre como é ser um empresário

Ter um negócio próprio, uma empresa independente do ramo, em um Brasil de total crise é um grande desafio para quem deseja empreender.

É preciso muita persistência, e coragem, para se abrir e, principalmente, para se manter um negócio no país, já que são inúmeros os impostos e tributos a serem pagos para um governo que pouco investe na infraestrutura de base e nas políticas de incentivo ao mercado, em contrapartida.

Mesmo assim, para os poucos que se atrevem e permanecem no mercado nacional, a luta é diária e, atualmente, a instabilidade é gigantesca!

Afinal, o Brasil enfrenta um de seus piores momentos dos últimos anos. A economia está em retrocesso e, com isso, é necessário que o empresário decidido trabalhe, muito, sua resiliência para manter-se firme frente a tantas dificuldades externas a empresa!

Resiliência, significa “voltar ao normal” e na área administrativa tem a conotação de adaptação para as mudanças sofridas no negócio.  O mercado muda a todo instante e é imprescindível estar aberto a todas essas transformações, principalmente, aquelas que são bruscas e pegam a todos de surpresa.

Muitas pessoas acreditam que a vida de um empresário se baseia só em festas e champagnes, porém, a verdade é que não é exatamente assim!

Existem 9 fatos considerados como negativos sobre empreender que ninguém conta ao empresário e que ele precisa aprender no dia a dia e na raça. São eles:

 

1. É preciso aprender a gostar de números

Para estar à frente de um negócio, independente do seu tamanho, se é considerado como pequeno ou grande, ou até mesmo em um empreendimento individual, é preciso fazer uso de conhecimentos básicos, práticos e específicos para fugir do fracasso e alcançar o sucesso.

Por mais que seja necessário ter um espírito de liderança e um bom senso para as tomadas de decisões, além de outras características especificas e essenciais a cada ramo, uma coisa é certa: Um empresário de verdade não consegue fugir dos números ao longo de sua vida.

E pode ser que ninguém tenha te contado, mas os números são parte constante da rotina empresarial de qualquer negócio!

Metas para elaborar, planilhas de contas, a pagar e a receber, para confeccionar, lucro bruto e liquido para calcular, custos e gastos para conferir e cortar e, mesmo que essas operações sejam delegadas para um funcionário, é imprescindível que você saiba avaliar os resultados, fazendo uma boa leitura dos valores finais encontrados.

Afinal, os números são os grandes medidores de desempenho de uma organização. Demonstram, inclusive, a tendência da empresa a atingir o sucesso, ou o fracasso, e, por isso a importância em entendê-los.

Uma das dicas mais essenciais sobre como ser um empresário é aprender a gostar dos números visto que sempre estarão presentes na rotina administrativa, auxiliando nas escolhas, e nas difíceis decisões, que influenciam o futuro da empresa.

 

2. Noites em claro não são tão incomuns

Se você, empresário está em busca de um elevado crescimento dentro do seu ramo, no mercado nacional, que é extremamente competitivo, e precisa fazer uma escolha que direcionará o futuro da sua empresa, determinando um novo rumo para ela, provavelmente, passará algumas noites em claro devido a toda essa pressão, certo?

Grandes responsabilidades, com certeza, garantem várias noites em claro! E essa é uma das coisas que ninguém te conta sobre como é ser um empresário.

Afinal, quantas pessoas dependem, direta e indiretamente, do seu negócio para sobreviver? E é seu dever prover os meios para que os objetivos de todas essas pessoas sejam alcançados!

Além disso, são decisões que precisam ser tomadas, preocupações com contas, funcionários e fornecedores, metas que precisam ser batidas para garantir a sobrevivência, e o lucro, da empresa, enfim, são inúmeros fatores e o travesseiro, nessas horas, não ajuda muito e te expulsa da cama!

Por mais que você, caro empresário, seja centrado e saiba dividir seu tempo entre casa e trabalho, por exemplo, é inevitável que em, algum momento da sua trajetória, as coisas se misturem, contribuindo, mais ainda, com sua a falta de sono.

Quando os problemas começarem a tirar o seu sono simplesmente respire.

E, principalmente, não fique andando em círculos, busque a melhor solução, que, em alguns momentos é a de se desligar e deixar pra pensar naquilo só amanhã, afinal, a maioria dos problemas permanecerá ali, esperando que você acorde.

 

3. Gerenciar pessoas é mais difícil do que você imagina

Uma das tarefas mais complicadas em como ser empresário é, sem dúvida alguma, gerenciar pessoas!

Na verdade, lidar com pessoas no geral e nas mais diversas situações cotidianas, já é suficientemente complicado visto que o ser humano é complexo de se entender e de se explicar.

Nos cargos de gerência essa dificuldade tem seu grau aumentado já que é difícil agradar aos subordinados, que sempre querem, em resumo, mais e menos: Mais diretos e menos responsabilidades.

Gerenciar pessoas, provavelmente, é a tarefa mais difícil e a mais importante de qualquer negócio, porém, sabemos muito bem que, nem tudo o que os livros de técnicas interpessoais ensinam é simples de ser colocado em prática.

Ninguém conta o quanto é difícil encontrar uma qualificada mão de obra para a sua empresa, muito menos dá dicas sobre como fazer para manter bons funcionários no quadro dos colaboradores.

Uma coisa é primordial: Um bom empresário precisa, também, ser um bom exemplo de líder para, assim, cativar seus funcionários antes de coordená-los para os trabalhos desejados.

Além disso, para responder a questão de como ser empresário de verdade, uma das chaves do sucesso é saber ouvir opiniões, queixas e feedbacks, pois só assim é possível encontrar soluções para os problemas corriqueiros, melhorar as formas de tratamento e promover ações que motivem os funcionários que, afinal de contas, são o cartão de visita da organização.

 

4. O medo será um alerta constante

Outra coisa que todo mundo sente, mas ninguém conta sobre “como é ser empresário” é do medo inseparável, um amigo companheiro de todas as horas e lugares.

O medo faz parte da rotina de um empresário, está sempre presente como um alerta de que nunca se pode baixar a guarda quando o assunto tratado são negócios e isso porque o mercado muda rápido demais e as inovações são constantes e avassaladoras.

Sendo assim, o medo serve como um cauteloso lembrete de que, por mais que as coisas estejam indo bem no negócio, tudo pode mudar a qualquer momento, abalando a estrutura que, hoje, se encontra extremamente firme e consolidada.

O passado coleciona diversos exemplos de empresas que faliram, da noite para o dia, devido às bruscas mudanças do mercado nacional e internacional.

A quinta-feira negra, em 29 de outubro de 1929, nos Estados Unidos é um dos casos mais conhecidos dessas reviravoltas. A quebra da bolsa de ações de Nova Iorque levou centenas de cidadãos, tanto americanos quanto de outros países, a total falência. Muitas empresas foram fechadas e milhares de pessoas foram demitidas devido ao crash.

Ter o medo sempre ao seu lado, como um bom aliado, previne situações catastróficas como as de 1929, já que planos emergenciais são criados visando à neutralização dos efeitos de qualquer mudança brusca que venha a ocorrer no mercado.

 

5. Resolver problemas é algo diário

Você já deve ter ouvido a expressão “Matar um leão por dia”, porém, é provável que não faça ideia do quanto essa pequena frase, realmente, traduz o dia a dia de um empresário!

Todos os dias existem problemas a serem resolvidos na empresa e eles nunca acabam.

Os problemas são oriundos das mais diversas situações: Pode ser com um fornecedor devido a um atraso na entrega de um produto importante, um desagrado com seu cliente que, por algum motivo, não ficou satisfeito com seu atendimento, pode, ainda, ser um funcionário que está pedindo demissão em um momento nada favorável.

Um tipo comum de problema é com o setor financeiro da empresa, afinal, tudo gira em torno do dinheiro e o empresário tem compromissos a honrar, por isso deve estar atento a resolver prontamente qualquer empecilho que surja nessa área.

Pra piorar ainda mais, dizem, também, que problemas nunca vêm sozinhos!

Apesar das dificuldades encontradas pelo caminho, o importante, mesmo, é a determinação, a garra e a coragem para sair em busca de superar os obstáculos e seguir em frente.

Um bom empresário trabalha os problemas a seu favor, transformando-os, muitas vezes, em grandes oportunidades para seu crescimento profissional e expansão da empresa.

Por isso, atente-se aos problemas e aprenda com eles.

Aprenda, primeiramente, que eles são infinitos e que a presença deles nos faz sair da zona de conforto, possibilitando a mudança e o crescimento!

 

6. A concorrência quase sempre é desleal

Que o mercado é acirrado, competitivo e cruel, você já sabia mesmo que não tenham te contado nada, mas, será que você esperava por uma concorrência tão injusta e desleal vinda de seus adversários?

Provavelmente não, assim como a maioria das pessoas!

A verdade é que as concorrentes investem pesado para ganhar mais clientes e, com isso, ter maiores lucros. Passa por cima, principalmente de pequenas empresas e se lançam em busca de ganhar mais e mais dinheiro.

Então, como ser empresário numa realidade como esta?

Procure, e sobretudo, ache, escapes para que seja possível contornar essas situações constrangedoras com suas concorrentes.

É muito importante não se rebaixar, jamais, ao nível do jogo do adversário, por isso abuse da criatividade e demonstre que cliente fiel volta sempre porque gosta do produto, do serviço, do atendimento, de tudo!

Ganhe seus clientes através de “golpes” limpos, fazendo uso da simpatia e da qualidade de atendimento e de produto. Afinal, nada melhor do que rebater a concorrência oferecendo o que há de melhor, com preço ideal e justo, e um atendimento de encanto para cada consumidor que fizer contato com você.

A dica é que você, querido empresário, invista na sua marca, na sua imagem e no treinamento do seu pessoal, ignorando a deslealdade descabida das concorrentes.

 

7. Você terá que lidar com fraudes

Uma coisa bem desagradável de imaginar, porém, extremamente comum de acontecer é que a empresa, durante sua trajetória, sofra fraudes.

Alguns funcionários podem querer sabotar sua empresa por se sentirem insatisfeitos com ela, ou com você. A mídia, por exemplo, já divulgou muitos casos assim e um dos mais famosos é, provavelmente, o do rato encontrado na garrafa de Coca-Cola, ocorrido há pouco tempo.

A sabotagem visa, exclusivamente, manchar o nome da empresa, diminuir a credibilidade da marca e criar um sentimento de medo no consumidor antes que ele adquirira o produto. A ocorrência da fraude é totalmente desvantajosa para o negócio, que perde muito no mercado.

Por isso, é imprescindível que, em linhas de produção, o produto seja sempre verificado pelo setor de qualidade! Esse simples detalhe poderá evitar muitas dores de cabeça. Mas, é claro, este setor deve estar alinhado com os princípios da empresa para que a checagem funcione em absoluto.

Além do mais, as fraudes podem ser de outros tipos também, como no setor financeiro com o desvio de dinheiro, “caixa dois” e assim por diante. É importante que o empresário esteja sempre atento, conferindo tudo que diz respeito aos seus negócios para não ser passado para trás.

E apesar das práticas de fraudes serem mais comuns de dentro da empresa, através dos empregados, a organização ainda está sujeita aos golpes desleais das suas concorrentes, discutidos no item anterior.

 

8. Sofrer um processo judicial é questão de tempo

Uma coisa que ninguém te conta e que, geralmente, você não se prepara para enfrentar na vida de como ser empresário é um processo na justiça!

Uma empresa possui inúmeros tipos de relacionamentos e lidar com pessoas é algo extremamente incerto, difícil e complicado. E hoje, com tantas leis e direitos, fica praticamente impossível não passar por uma situação dessas, mesmo que você, caro empresário, esteja sempre atento e dentro das normas.

É questão de tempo, que pode ser longo ou curto dependendo do caso e dos cuidados tomados precocemente, para que seu negócio passe por algum tipo de processo judicial e, em muitos casos, ou ainda, na maioria deles, você perderá frente ao juiz.

No mercado, os processos judiciais mais comuns de serem enfrentados por uma empresa são baseados em duas leis: Direito do trabalho e direito do consumidor.

Mais uma vez observamos os funcionários aparecendo como destaque de uma situação de dentro do negócio!

É comum que empregados entrem na justiça contra as empresas, hoje em dia, já que a lei garante uma margem vantajosa para isso. Dificilmente a organização ganha do colaborador nos tribunais.

Para evitar que esse tipo de processo alcance seu negócio, é importante cativar seus funcionários, dando-lhes a devida importância que cada um merece. Quanto mais o empregado se sentir parte fundamental da empresa, mais ele vestirá a camisa e será leal a ela.

 

9. A burocracia será sua companhia

Por fim, mais um fato que ninguém te conta sobre como ser um empresário é que a burocracia estará sempre lhe acompanhando como parte constante de seus afazeres diários.

Se você ainda não tem seu negócio, se está apenas pesquisando para abrir um, dificilmente você faz ideia do quanto a vida de um empresário é burocrática.

Você sabia, por exemplo, que a burocracia faz parte de todos os setores de qualquer empresa?

Tudo requer contratos e assinaturas, registros e certidões, notas e visitas ao cartório e é até bom que seja assim, no fim das contas, afinal, tudo tem que ficar registrado para garantir que a empresa está agindo dentro da lei.

Além disso, é comum que dentro da empresa também existam diversos processos burocráticos a ser seguido, isso principalmente nas indústrias, que tem diversas etapas a serem cumpridas.

E falando do setor interno, é preciso que a burocracia ajude na organização do negócio e não que se torne um empecilho para os colaboradores e clientes. A má utilização desse fator no dia a dia da empresa gera a “burrocracia”, algo comum de se observar em estabelecimentos públicos.

“Burrocracia” é quando são criados tantos passos e procedimentos para determinada situação, que leva a desistência ou gigantesco atraso no alcance dos objetivos.

Atenção: Não é interessante promover este tipo de demora dentro da sua empresa, afinal, essas complicações acabam desmotivando o funcionário e, para os clientes, são determinantes na escolha de uma próxima compra.

 

Tenha sucesso

Toda pessoa que decide empreender decide, também, alcançar o sucesso em suas ações, já que o sucesso é a comprovação final de que o profissional está no caminho certo!

Para se manter no mercado atual é preciso cuidado para que nenhum desses fatores negativos prejudiquem seu negócio, além disso, é necessário, também, ter muito empenho e dedicação para fazer com que a empresa cresça.

As ações tomadas, dia após dia, devem ser pensadas como vantagens competitivas e possíveis diferenciais que agradem ao seu público e satisfaçam as necessidades básicas da empresa ao mesmo tempo.

Existem dicas e passos importantes para os profissionais que decidem alcançar bons resultados com seu empreendimento. Convido você a conhecer os 10 principais passos e dicas para ser um empresário de sucesso.

Post publicado por Equipe FaleMais em 17/02/2016 | Gestão e Estratégia

Não deixe de ler também...

Estratégias de vendas que toda empresa precisa saber

Estratégias de vendas que toda empresa precisa saber

Vendas sempre foram mais sobre o comprador do que o próprio vendedor. Assim, q...

3 maneiras inovadoras e baratas de divulgar sua empresa.

Empresas nascem e morrem todos os dias. O que para o empresário muitas vezes s...

Como alavancar as vendas usando promoções

Como alavancar as vendas usando promoções

Brasileiro ama promoção! Espera, ansiosamente, pela chance de adquirir ...

 

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.

Criar conta Teste Grátis